Logo O POVO+
Setor da economia cearense em clima de vaca no Brejo
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Setor da economia cearense em clima de vaca no Brejo

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O consumo de carne bovina caiu 12% no Ceará. É o que revela o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Estado (SindCarnes), Francisco Everton. Ele diz que isso se deve à crise, que perdura e faz com que os consumidores sejam mais econômicos na hora de suas compras semanais. Everton reconhece, no entanto, que o segmento também está com o preço dos produtos em alta - quilo da carne batendo nos R$ 27,00, em média, porque há o período da entressafra. "Hoje nós vendemos duas mil toneladas semanais de carne, o que poderia ser mais se o mercado não estivesse enfrentando certa recessão", acentua Everton. Ele diz que a saída para os frigoríficos é investir em promoções, até que o período da entressafra, que vai até dezembro, se estabilize. Espera também que o novo cenário pós-eleições possa, de uma forma geral, tirar o País do clima vaquinha no brejo político em que se encontra.

 

UFA!

 

Fernando Haddad será lançado hoje, em Curitiba, candidato a presidente da República pelo PT. Durante reunião extraordinária do Diretório Nacional do PT, informa a deputada federal Luzianne Lins, já na capital paranaense.

 

CONTAS ELEITORAIS

 

O "Zap Eleição", serviço do Conselho Regional de Contabilidade que esclarece dúvidas sobre prestação de contas eleitorais, vai de vento em popa. Por meio do WhatsApp (98728 0358), atende consultas até de fora do Estado.

 

I LOVE GOVERNO

 

Camilo Santana mostrou força ontem à noite. Em seu comitê central, reuniu lideranças de quase todo o Estado. Mais de 100 prefeitos, inclusive, bateram ponto.

 

24

transplantes cardíacos já foram realizados neste ano, no Ceará. Isso, com o de ontem feito, no Hospital do Coração, pela equipe de Juan Mejia.

 

CARONA LULISTA

 

Ciro Gomes, candidato do PT a presidente da República, já incluiu, em sua propaganda eleitoral na TV, giro que fez pelo Nordeste, onde Lula continua rei. Quer atrair esse eleitorado, lembrando que ele tirou, por exemplo, a transposição do baú.

 

MULHER, MULHER

 

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (Casa), da UFC, promove, de hoje até quinta, o Seminário Mulheres na Universidade: Construindo uma Nova Perspectiva de Gênero. Na Seara da Ciência (Pici) e na Faculdade de Educação (Benfica).

 

A LA UNIVERSAL

 

Definido o tema do XI Evangelizar Fortaleza, que terá à frente o padre Reginaldo Manzotti: "As muralhas vão cair!" O ato religioso ocorrerá dia 20 de outubro, no aterro da Praia de Iracema.

 

POVO AÉREO

 

Enquanto pedestres usam as passarelas da avenida Engenheiro Santana Júnior (Centro de Eventos), e a da BR-116 (Colégio Paulo Airton), a turma que trabalha ou precisa ir ao aeroporto continua se arriscando entre os carros. Triste.

 

IMPRESSÕES

 

Mesmo com pouca empolgação, há um setor no Ceará que comemora estes tempos de eleição: as gráficas, que produzem adesivos, e panfletos, o que ainda se vê nas campanhas.

 

REINVENÇÃO

[FOTO1] 

Aos 74 anos, a cantora Téti lançou seu primeiro clipe. O nome é "Reinvenção", destacando momentos de sua carreira, desde os anos 1960 até a época do Pessoal do Ceará, ao lado de Belchior, Fagner, Ednardo e Petrúcio Maia. Pelo youtube (https://bit.ly/2oMc6i).

 

Desce

A pouca empolgação do brasileiro com as eleições. Nas ruas, principalmente, não se vê a agitação de um passado onde cada um vibrava por seu candidato. 

 

 

SOBE

 

Núcleo de Produção e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da UFC, que, apesar da pouca verba, vem tocando importantes pesquisas.
Sem alardes.

 

HORIZONTAIS_

 

Jornalista Luíza Helena Amorim lança hoje o livro biográfico Ubiratan Aguiar - Pelas sendas do tempo. Às 19 horas, no Ideal Clube /// Funcionando em Pedra Branca (265 km da Capital) o Cais Bar da Serra, dos mesmos donos do antigo bar em Fortaleza. Com painel de caricaturas de músicos por Válber Benevides, incluindo até estúdio de gravação de CDs. /// Senac de Aquiraz comemora: nos últimos quatro anos, formou 500 turmas, ofertando mais de 15 mil vagas. /// Só lembrando: "Que não esqueçamos jamais a tragédia do 11 de setembro!!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?