Logo O POVO+
Parque do Cocó vira uma "Biblioteca virtual"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Parque do Cocó vira uma "Biblioteca virtual"

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Uma boa-nova na área ambiental cearense. Será lançado no próximo dia 21, no Parque Estadual do Cocó, o ECOMAPSS. Trata-se de um aplicativo de mapeamento ambiental por meio do qual será possível qualquer cidadão conhecer a flora e a fauna desse equipamento da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. O aplicativo traz outro detalhe: acessibilidade para deficientes visuais, pois traz recursos também em braile. No dia do lançamento, haverá uma visita de grupo do Instituto dos Cegos para testar o app. Cada um dos pontos mapeados do Cocó recebeu uma placa de identificação com um QR Code que pode ser escaneado com a câmera do celular. Dessa forma, por meio do ECOMAPSS, o usuário pode saber o nome, a origem, história e curiosidades acerca das espécies florísticas da unidade de conservação. É só baixar o aplicativo disponível para download no Google Play/ Play Store - funciona offline - e apontar o celular para o código impresso na placa para ter acesso aos dados. Detalhe: o app foi desenvolvido por professores e alunos do IFCE de Juazeiro do Norte e será implantado em todos os parques geridos pela Sema.

 

SALDO POSITIVO

 

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, é só paz com a Associação dos Funcionários do BNB. Está, inclusive, entre os conferencistas do Fórum FNE 30 anos que a entidade promove dias 14 e 15 próximos, no 

Recife.

 

SALDO POSITIVO 2

 

Há anos que os bancários entravam setembro em clima de greve, principalmente no serviço público. Desta vez, houve acordo, segundo o sindicalista Marcos Saraiva. A categoria conseguiu a inflação e manter benefícios sociais.

 

GALPÕES S.A.

 

Galpões antigos do Dnocs, situados no entorno do açude Cedro, em Quixadá (Sertão Central), poderão abrigar, em breve, um polo de empreendedorismo na região. Há uma negociação nesse sentido entre a estatal e a UFC.

 

OAB DE TODOS

 

Edson Santana, pré-candidato a presidente da OAB/CE, ganhou apoio de três pesos pesados da área: Wagner Barreira, ex-PGE, Ernando Uchoa Sobrinho e Feliciano de Carvalho Júnior. A eleição ocorrerá em novembro.

 

PRIMO POBRE

 

O Centro de Turismo, sempre tratado como primo pobre do Mercado Central, está com seu museu fechado, com elevador quebrado e precisando de reparos. Ah, com calçadão ocupado até por barraca de lanche.

 

23 candidatos aprovados em concurso público para oficial de justiça do TJCE cobram nomeação.
 

O certame vence neste mês de setembro.

 

ASA PARTIDA

 

O deputado federal Danilo Forte, que já foi queridinho do Abolição e hoje está no PSDB, é só lamento. Na luta por reeleição, perdeu apoio de oito prefeitos 

para Governo. "Mas confio no voto livre do povo!", diz logo.

 

EPA!!

 

Dois parlamentares - um estadual e outro federal, têm encontrado dificuldades na periferia de Fortaleza quando buscam votos. São eles: Capitão Wagner e Vitor Valim. O próprio Capitão, em suas redes sociais, culpa as facções criminosas.

 

O RECITAL

 

Quer conferir um espetáculo com peças de ópera e clássicos populares? A dupla Antônio de Souza, contratenor, e Melissa Leão, soprano, fará recital amanhã, às 16h30min, no foyer do Theatro José de Alencar. A preços populares (R$ 20 e R$ 10).

 

VAGÃO NA SAUDADE 

[FOTO1]

Há cerca de dois anos está desativado o Vagão Literário, que funcionava como biblioteca popular no calçadão da Praça Luíza Távora, no bairro Aldeota. Difícil arranjar alguém que explique.

 

SOBE

Chuvas de setembro,

que deixam o clima, principalmente nas madrugadas, mais ameno e prazeroso.

 

Desce

 

Combustíveis, com aumento de preço numa véspera de feriado. É de lascar, pois esfria o ânimo para o feriadão.

 

HORIZONTAIS_ 

 

O ex-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, hoje aposentado, passa o feriadão no Ceará. Ele não poupa loas ao trabalho da ex-colega, Raquel Dodge. /// Juazeiro do Norte vive a festa de sua padroeira, Nossa Senhora das Dores. Mas a maioria dos romeiros que por ali circula só fala num outro santo popular: Padre Cícero. /// A Rede Óticas Visão abrirá, em breve, uma filial em Juazeiro do Norte. Será de nº 25, informa Shayanne Feitosa, gerente de Marketing do grupo. /// Onde se leu ontem 11 mil toneladas, o certo é 11 toneladas./// Só lembrando: "E como vai a segurança dos nossos candidatos ao Governo do Estado?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?