Logo O POVO+
BNB Alerta: Vinde a mim os endividados
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

BNB Alerta: Vinde a mim os endividados

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, lembra aos produtores rurais interessados em regularizar suas dívidas com a Instituição: o prazo vai até dezembro e o interessado terá descontos que podem chegar a 95% sobre o saldo devedor. O benefício vale para liquidação de dívidas contratadas até 2011, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O prazo para pagamento pode se estender a 2030, com parcelas a partir de 2021. Até o começo deste mês, mais de 1 milhão de pessoas dos estados nordestinos e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo conseguiram regularizar sua situação junto ao banco. O total renegociado atingiu mais de R$ 9,8 bilhões, abrangendo 271,6 mil operações de crédito antes em inadimplência. Quem quiser aderir, conforme Romildo, deve procurar uma das 292 agências do BNB. Detalhe: Os juros variam de 0,5% ao ano, para miniprodutores rurais e pessoal da agricultura familiar, a 3,5% ao ano, para grandes produtores.

 

DESVIO

 

A Polícia Rodoviária Federal mandou 13 dos seus membros para reforçar operações contra o tráfico de drogas no Rio. Mesmo o titular da PRF, inspetor Luciano Teixeira, reconhecendo que, por aqui, a carência de pessoal é braba.

 

315

cruzes serão fincadas na areia da praia em frente ao Ideal Clube pelos movimentos feministas, amanhã cedinho, às 6 horas. É o número de mulheres mortas no Ceará só este ano, entre janeiro e 8 de setembro.

 

EXERCÍCIO CIDADÃO

 

A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) iniciou a manutenção das academias de ginástica ao ar livre instaladas em vários pontos da cidade. Boa a iniciativa, que precisa também da colaboração da população.

 

APESAR DE VOCÊ

 

Além de visitar Bolsonaro, ontem, em São Paulo, o presidente estadual do PSL, Heitor Freire, se reuniu com a cúpula do partido. Hora de planejar ações para reforçar o candidato no Ceará, que, por sinal, cresce independente do seu postulante ao Governo, Hélio Góis.

 

SALMITO 2020

 

Durante evento pró-Camilo no bairro Bela Vista, na segunda-feira, chamou a atenção a manifestação de grupos que participavam do ato. Quando o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PDT), ali chegou, ganhou tratamento dos mais carinhosos: "Meu prefeito!"

 

ENTRE AS MULHERES

 

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) ganha hoje, às 18 horas, no Bar Republic (Benfica), apoio de grupo de mulheres. Ele é autor da lei que criou a Semana Nacional Pela Não Violência Contra a Mulher.

 

MÃO NAS RODAS

 

A Secretaria da Justiça e Cidadania voltará a oferecer a emissão de documentos e outros serviços por meio do projeto Caminhão do Cidadão. Serão quatro na ativa, após as eleições, em parceria com a Mudanças Confiança, informam diretores desse grupo.

 

CATEDRALZINHA

 

Na reforma que a Catedral faz no subsolo, uma novidade: haverá 40 banheiros. É o que informa o padre Clairton Alexandrino, adiantando: o espaço abrirá também para eventos com capacidade para cerca de 1.200 pessoas.

 

BONITINHO....

 

O pastor Jamieson Simões, candidato ao Senado pelo Psol, disse para este colunista que o Pacto por um Ceará Pacífico, decantado em verso e prosa como antídoto para a onda de violência no Estado, é uma "maravilha", mas continua no papel.

 

ROTAS

[FOTO1] 

Fortaleza ganhará um novo voo para a Europa, até o fim de outubro. Por enquanto, a Secretaria do Turismo do Estado evita detalhes. Falando nisso, estava ontem, em São Paulo, na Equipotel, a feira de equipamentos de hotelaria, o titular da Setur, Arialdo Pinho.

 

Desce

 

Desertificação, que atinge 11,45% do território cearense. Um processo de erosão que torna o ambiente árido e o solo infértil, similar à paisagem de deserto.

 

SOBE

 

Funceme, que comemora 46 anos. É um dos órgãos mais antigos do Ceará, atuando na área dos recursos hídricos e com previsão do tempo e estudos de solo.

 

HORIZONTAIS_

 

O Instituto Confúcio na UFC promove hoje, das 14 às 16 horas, na Faculdade de Economia, o Festival do Meio de Outono. Com palestras e degustação do mooncake, ou bolo lunar, tradicional comida chinesa./// Servidores do IFCE, das federais no Ceará e prefeituras promovem debate amanhã, às 18 horas, na Praça da Gentilândia. Com Nildo Ouriques, da UFSC, abordando Conservadorismo na Educação. /// Humorista L. C. Galeto fala hoje no programa The Noite, do SBT, sobre os 10 anos do stand up comedy no Ceará. /// Correção: Patrick Gomes do Nascimento, o falso motorista de app preso por estupro de passageiras, confessou seis crimes, e não como saiu publicado. /// Só lembrando: "E aí, já está contando as horas para essa campanha eleitoral sem sal ir para o caldeirão das urnas?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?