Logo O POVO+
Os números da pobreza no país e no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Os números da pobreza no país e no Ceará

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Uma boa dica de leitura para candidatos ao Governo do Ceará. O professor e pesquisador Pedro Sisnando Leite acaba de lançar o livro As Armas contra a Pobreza com e-book, para o Brasil, (www.aceci.com.br) e em site dos EUA, para o mundo, com opção de tradução para vários idiomas (www.academia.edu). A publicação faz uma análise sobre os programas de distribuição de renda (1995-2015) com conclusões negativas sobre as políticas adotadas no Brasil para acabar com a pobreza. Além de sugestões de novas políticas, afirma que, nesse período, a pobreza crônica permaneceu a mesma: cerca de 50 milhões de pobres no Brasil, 25 milhões de pobres no Nordeste e perto da metade da população do Ceará em situação de pobreza. Sisnando diz que o Ceará possui conhecimento, recursos e experiência para apresentar resultados bem melhores. Ele foi gestor do Projeto São José no governo Tasso Jereissati e já escreveu 10 livros sobre o tema, na condição de professor de Teoria Econômica do Programa de Mestrado de Economia da UFC. O acesso virtual é grátis.

 

FUI!

 

Enquanto se fala em venezuelano querendo vir para o Brasil, não se sabe quantos brasileiros deixam o País. O posto de emissão de passaportes da PF no Shopping Iguatemi, por exemplo, vive lotado.

 

ÁLCOOL E DIREÇÃO

 

Sest Senat Fortaleza e Sistema Fetrans realizam este mês a campanha da Semana de Combate ao Uso de Drogas e Álcool nas Estradas para orientar sobre os efeitos do álcool e outras drogas no corpo. Hoje as ações acontecem do Posto da Sefaz em Aracati, das 10h às 14h.

 

CORREDOR DO RC

 

Já na praça o edital da licitação internacional para projeto de arquitetura, urbanismo e terraplanagem do Corredor de Transporte BR-116, do km 1 ao km 10. Agora sob responsabilidade da Prefeitura.

 

PAI HERÓI

 

A Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais e a Corregedoria Geral da Justiça do Ceará promovem a campanha "Estar presente ou não, só depende de você". Pelo reconhecimento espontâneo de paternidade,

 

EDUCAR É PRECISO

 

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec) comemorou ontem, com sessão na Câmara dos Deputados, seus 75 anos. No ato, homenageou a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, ali representada por Plínio Bortolotti.

 

BANCO DO POVO

 

Fortaleza será sede do I Encontro Global de Bancos Solidários. De 4 a 6 de setembro, no Centro de Eventos, iniciativa do Banco Palmas e da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. A Fundação Demócrito Rocha apoia a iniciativa.

 

CENTRÃO DO CAMILO

 

O DEM do Ceará votará em Alckmin para presidente, mas respalda a reeleição do petista Camilo Santana. Chiquinho Feitosa, presidente local, confirma.

 

7

travestis já foram mortas neste ano Ceará, segundo a Rede Trans. Paloma, assassinada segunda-feira, no Centro, foi a mais

recente vítima.

 

VIRADÃO CULTURAL

[FOTO1] 

Tudo pronto para o "Viradão da Juventude". Trata-se de programação que ocorrerá, de amanhã até sábado - entrando pela madrugada, no Cuca Jangurussu. Com saúde, games, música, cinema, esportes, palestras, oficinas, teatro e dança.

 

SOBE

 

Futura Trends, que começa nesta sexta-feira, a partir das 13 horas, no Teatro RioMar Papicu. Concorridíssimo.

 

Desce 

 

Mercado da Aerolândia, que está cercado de muito lixo e mato. E já apresentando a calçada degradada.

 

HORIZONTAIS_ 

 

O presidente da Etice, Adalberto Albuquerque, e o diretor Rogério Cristino, participam, em Florianópolis (SC), do Encontro Nacional das Empresas Estaduais de Tecnologia da Informação. Vão expor projeto cearense de dados. /// Vários clientes andam reclamando do serviço de manutenção da Vivo, em Fortaleza. /// O poeta Tião Simpatia, que difunde a Lei Maria da Penha, é uma das atrações da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

/// Só lembrando: "Cid recomenda voto pró-Eunício e manda a enxaqueca pra oposição?!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?