Logo O POVO+
Mortes por AVC só perdem para a violência no Ceara
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Mortes por AVC só perdem para a violência no Ceara

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Ceará registra cerca de 16 mil casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) por ano, dos quais uma média de quatro mil vão a óbito. Os dados são do Núcleo de Prevenção ao AVC, do Hospital Geral de Fortaleza, que tem como coordenador o médico João José Carvalho, um dos mais conceituados especialistas em dor de cabeça do mundo. Os números, segundo ele, andaram diminuindo, porque o governo estadual ampliou a rede de atendimento nessa área. O Hospital Regional do Cariri e a emergência do Hospital Regional de Quixeramobim contam com unidade do AVC, com a próxima a ser instalada, ainda neste ano, no Hospital Regional de Sobral (Zona Norte). João José adianta um outro dado: mortes por AVC no Estado só estão perdendo para as mortes causadas pela onda de violência. 

 

TURMA DA VAIA

 

Senador Eunício Oliveira, candidato à reeleição pelo MDB, fez bem não ter comparecido ontem à convenção do PT/PDT. Os petistas ensaiavam, desde cedo, reações ao "golpista".

 

CHAPÉU ALHEIO

 

Eunício prestigiou, nessa hora, a convenção do Solidariedade. Foi no auditório do Incra, que tem como titular o ex-deputado estadual Marcos Cals, filiado a esta sigla.

 

SAÍDA PELA DIREITA

 

Antes de Eunício ocupar a mesa da convenção do Solidariedade ontem, no Incra, o deputado estadual Heitor Férrer resolveu bater em retirada. Não queria fotos.

 

EXTRA

 

A convenção pró-Camilo teve seu, digamos, momento de distribuição de renda. No entorno do ginásio da Faculdade Ari de Sá, a tabela da vaga para estacionamento beirava entre de 15 e 20.

 

MAQUINISTA

 

Cid Gomes, candidato ao Senado pelo PDT, não compareceu à convenção. Fechava chapas proporcionais de um trem puxado por 24 partidos na base de Camilo.

 

ELES MERECEM!!

 

Antônio Gomes, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFC, e Luiz Drude de Lacerda (Labomar) recebem dia 17, às 19h30min, no auditório da Reitoria da UFC, a Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

POIS TÁ!

 

Para Chico Lopes (PCdoB), dificilmente o Congresso vai trabalhar neste semestre. "Só se for em urgência, porque, sem demagogia, meu caro, tudo agora é campanha!"

 

SOL QUENTE

 

A candidata ao Senado pelo Psol, Anna Karina, circulou pela Região do Cariri, em clima de campanha. Enfrentou sete horas de estrada.

 

UFA!!

 

Prefeito Roberto Cláudio (PDT) assina hoje, às 9 horas, ordem de serviço de urbanização da Lagoa da Parangaba. Valor: R$ 4,3 milhões. Que não demore.

 

EY, EY... EYMAEL!!

 

Presidente do PSDC/CE, Ely Aguiar esclarece: a siglas fará a campanha de Jose Maria Eymael para presidente e não de Bolsonaro. Embora muitos da base tenham simpatias pelo militar da reserva,

 

HOMILIA 2018

[FOTO1] 

No momento em que começa a campanha eleitoral, bom lembrar do apelo do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio: "Que o eleitor conheça o passado dos candidatos e vote com responsabilidade."

 

SOBE

 

FERROVIÁRIO, o Campeão da Série D do Brasileirão. Com méritos e destacando a garra de Edson Cariús, atleta que virou exemplo esse campo.

 

Desce

 

CONVENÇÕES, pois as direções estaduais procuraram espaços pequenos. Ou seja, juntavam muita gente, muito calor e dificuldade para o trabalho da mídia.

 

HORIZONTAIS_

 

Havia pouco secretário estadual na convenção pró-Camilo, bem diferente dos últimos eventos eleitorais realizados no Ginásio da Faculdade Ari de Sá. /// Também poucos ônibus fretados estacionavam no entorno do ginásio. Pelo visto, a grana anda curta mesmo.  /// A senadora Kátia Abreu, que saiu do MDB para o PDT, será anunciada a vice de Ciro Gomes esta manhã /// Russas encerra festa dos seus 217 anos de emancipação hoje. Com show do Aviões do Forró. /// Só lembrando: "Cadê os suplentes dos senhores senadores?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?