Logo O POVO+
Homicídios caem, mas população ainda sente medo
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Homicídios caem, mas população ainda sente medo

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Até o dia 18 de agosto último, o Ceará contabilizou uma média diária de 8.53 homicídios. O índice desse período do ano é o menor do que o número registrado em 2017, quando a média foi de 14.84 assassinatos. Os dados vêm sendo analisados pelo governo estadual e, especialmente, pelo chefe de Gabinete, Élcio Batista, um dos idealizadores do Pacto por um Ceará Pacífico. Diariamente, ele acompanha o quadro da violência e afirma que os índices têm apresentado redução, mas que é preciso apostar principalmente na sensação de segurança. Élcio tem razão. As pessoas continuam apreensivas, mesmo diante dos investimentos feitos pelo Governo nessa área, como a convocação de mais policiais, instalação de videomonitoramento e ações na área da inteligência. No fim deste mês, todos esses dados, com maior profundidade, serão divulgados. Vale ressaltar, porém, que em 2017 o sistema de segurança pública no Brasil, em todos os Estados, foi impactado pelas disputas entre facções criminosas, elevando as estatísticas da criminalidade.

 

CONCURSO

 

A Procuradoria Geral de Justiça solicitou concurso para 2019 à Secretaria do Planejamento. Serão 50 vagas, com edital saindo neste ano, informa o titular do órgão, Plácido Rios.

 

CONCURSO 2

 

Tramita na Câmara Municipal mensagem do prefeito Roberto Cláudio criando 160 vagas para o IJF-2. Dois andares devem ser entregues no fim de setembro, mas a obra toda, só no primeiro semestre de 2019.

 

PREÇO DA SAÚDE

 

Luiz Marques, provedor da Santa Casa, anda feliz. No mutirão contratado pelo Estado, o Governo paga R$ 4 mil por algumas cirurgias que, no SUS, saem por R$ 800. Eis o nó do caos na saúde.

 

ARMÁRIO

 

Do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falando em Fortaleza sobre Bolsonaro: "Não passa de um armário vazio!"

 

A TRINDADE

 

Três eternos candidatos a presidente da OAB do Ceará acabam de unir forças de olho no comando da entidade: Colares Filho, Julio Ponte e Edson Santana. Um deles vai para a peleja, em novembro próximo.

 

CONVITE

 

Atendendo a um convite da Organização Mundial da Saúde, o prefeito Roberto Cláudio participará na Tailândia, em novembro, do Fórum Mundial de Transporte Urbano e Saúde Pública. Como conferencista, abordando mobilidade urbana.

 

9

mil crianças estão na fila de adoção no Brasil. O dado é do Conselho Nacional de Justiça, que promove campanha nacional por adoções junto aos TJs do País.

 

ALHO E ÓLEO

 

Mesmo com a praga da mancha branca, que ataca o camarão, o Ceará fechou o primeiro semestre liderando a criação do crustáceo no Brasil. Informa o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Cristiano Maia.

 

SETENTA ONDAS

 

Com regata dos jangadeiros da Vila do Mar, tem início amanhã, às 8 horas, o VIII Encontro Sesc-Povos do Mar, que se estenderá até domingo, com eventos no Sesc Iparana. Dentro dos 70 anos da Fecomércio.

 

COMITÊ COLETIVO

 

O PSB do Ceará inaugura, dia 27 próximo, em Fortaleza, um comitê para atender a todos os seus candidatos a cargos proporcionais.

 

OTIMISTA

[FOTO1] 

O Fortaleza Liquida, ação da CDL Fortaleza, que ocorre de 30 deste mês a 9 de setembro, com descontos de 10% a 70% nos produtos, vai aquecer o comércio. Otimista, Honório Pinheiro, vice da entidade, espera incremento de 8%.

 

SOBE

 

CLÍNICAS POPULARES que expandem serviços por Fortaleza, com boa receptividade por parte da clientela. O preço é bem acessível.
 

Desce 

 

Agência Nacional do Cinema

(Ancine), que resolveu dar notas para produções e cineastas. Sem levar em conta especificidades dos mercados, regiões pobres acabam esvaziadas

 

HORIZONTAIS_

 

Hoje, às 19h30min, no TJA, a Orquestra Filarmônica do Ceará fará o show Série Tributos. Com músicas do U2, A-ha, Queen e Scorpions. /// O governador Camilo Santana inaugura amanhã, às 19 horas, seu comitê de campanha. No bairro Cocó. O mesmo de sua primeira campanha e das campanhas de Cid e Roberto Cláudio. /// Plácido Rios (PGJ) entregou a coordenação do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, ligado ao Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. /// O sanfoneiro Waldonys fará show dia 13 de setembro, no Teatro RioMar. Vai comemora idade nova (46 anos). /
// Só lembrando: "Alguém teria uma foto recente do Ciro ao lado do Eunício Oliveira?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?