Logo O POVO+
Um Ciro para lembrar Brizola
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Um Ciro para lembrar Brizola

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) vai lançar dia 20 próximo, em Brasília, sua pré-candidatura a presidente da República. Com um detalhe. Segundo o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, lançando também as 12 principais propostas do pré-candidato para o Brasil. Lupi afirma que são propostas para tirar o País da crise econômica, que se agravará pós-governo Temer, com compromissos também de investir no plano social. O PDT, entre essas propostas, não vai abrir mão de apostar em educação, que era a principal pregação de Leonel Brizola. “Ciro, eleito, vai investir em educação de tempo integral”, adianta Lupi. Esse modelo, por sinal, colocou Sobral (Zona Norte), berço que abrigou Ciro Gomes, na ponta de lança do setor educacional do País, segundo dados recentes do Ministério da Educação. Aliás, um MEC que teve, na Era Dilma o irmão de Ciro, o ex-governador Cid Gomes (PDT) como titular.


AFETOS


No Movimento 12, ato que puxou quinta à noite, no Pirata Bar, o presidenciável chamou Carlos Lupi de “irmão” e destacou duas “lideranças”: Preto Zezé, da Cufa, e Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal.


DESAFETO


Ainda no Movimento 12, o presidenciável Ciro Gomes desancou Eunício Oliveira. Lembrou até responder a mais de 70 processos patrocinados pelo senador emedebista, que não tem seu aval pró-reeleição.


ATO POLÍTICO


Alexandre Pereira, presidente estadual do PPS e vice da Fiec, vai ganhar a Medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal. O ato de entrega a Pereira, cotado para suplente de senador, ainda será marcado.


NECAS!!


O Estatuto da Criança e do Adolescente completou 28 anos de vigência ontem. A Associação dos Conselhos Tutelares no Ceará pouco comemorou. Reclama de esvaziamento, em todos os sentidos, para o trabalho.


CONVIVÊNCIAS


A UFC assinou acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, instituição francesa que atua em pesquisas pró-desenvolvimento sustentável. O foco será o estudo do semiárido.


EM DEBATE


O TRE-CE promoveu ontem o seu IX Ciclo de Debate, discutindo temas como fake news, mídia e eleições com juízes eleitorais e servidores. Entre os debatedores, a ombudsman do O POVO, Daniela Nogueira.


104%


foi o percentual de cobertura vacinal atingido pelo Ceará na campanha contra a gripe. Ficou em segundo, só perdendo para Goiás (106%). Ufa!


SORRISO LARGO


Acontece amanhã, às 7 horas, no Cambeba, o II Treino Solidário da Campanha Sorriso Largo. Pelo esporte o incentivo à solidariedade, pois o valor da inscrição ajudará na compra de brinquedos para a filantropia.


AGENDA RUÇA


Falando em Pros, Luís Eduardo Girão, pré-candidato ao Senado, cumpre agenda hoje no Vale Jaguaribano. Nela, incluiu se encontrar com Tasso (PSDB) em Russas. Ora, Tasso está é na Rússia para a final da Copa.

[FOTO1]

ALVARÁS


Quem conversa com o prefeito Roberto Cláudio e indaga sobre o caso do aumento das taxas de alvarás, dele nada ouve. Evita publicizar insatisfação com setores do mercado que estariam politizando o tema?


SOBE


TRE DO CEARÁ, que que já se prepara para as eleições do Estado. Sem aquela de ficar chorando pouca verba como no passado.

 

DESCE


CHACINAS que persistem no Ceará. Agora se fala de caso no setor agropecuário. É investigar e chegar aos cabeças. Que não seria de gado.

 

Já instalada a Academia Cearense de Turismo, que promete trabalhar o lado técnico, científico e cultural desse setor econômico que mais cresce no Ceará. Integra a direção Sérgio Aguiar (PDT). \\\ Paraipaba sofre com a falta da coleta pública do lixo. O TCE embargou e mandou fazer nova licitação. \\\ O RioMar Papicu oferece o Tourist Service, um micro-ônibus que leva turistas a um passeio pela cidade, finalizando com compras. Nesse shopping, claro. \\\ Prossegue a campanha para compra de bancos da Capela de Santo Expedito (Parangaba). Doações: 3495 7198. Só lembrando: “E aí, Camilo, o que achou das farpas ciristas contra Eunício Oliveira?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?