Logo O POVO+
E a Pefoce não é primeiro mundo?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

E a Pefoce não é primeiro mundo?


As Polícias Militar e Civil dos municípios de Eusébio e Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza) estão levando presos para fazer exames de corpo de delito nos hospitais públicos dos respectivos municípios. O fato vem causando transtornos e até uma ponta de ilegalidade se o Ministério Público apurar. Como estão na Região Metropolitana, esses presos deveriam vir para a Pefoce, cantada em verso e prosa como equipada com laboratórios de última geração e que tem sede em Fortaleza. Nos hospitais, a presença de presos gera problema por causa da escolta. Eles ainda furam a fila de espera dos pacientes que se amontoam à espera de atendimento pelo SUS. Os dois secretários municipais da Saúde dessas cidades e a SSPDS, bem como os prefeitos, estão cientes do problema, mas não se manifestaram ainda. Será por que é tempo de campanha pré-eleitoral? Não queremos acreditar nessa hipótese.


EM TRÂNSITO


A AMC contratou a Certare Engenharia e Consultoria Ltda para elaborar estudos e projetos de trânsito e transportes no âmbito do Sistema Viário do Município de Fortaleza. Pelo valor de R$ 1.535.855,49.


PELO EMPREGO


Quem passa pela Avenida Bezerra de Menezes, toda requalificada, continua a conferir um festival de lojas fechadas ao longo da via. Que a nova Aguanambi não seja a próxima a cair nesse vexame econômico.


OLHO NA EQUIPE


Nesta terça-feira, o governador Camilo Santana reunirá o secretariado. Vai cobrar o andamento de obras como estradas, escolas, areninhas e equipamentos de saúde. Sem festa, seguindo a legislação eleitoral.


RESERVA TÉCNICA


Na época em que disputou a reeleição, a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregava obras. Há quem sinalize no Abolição para que a primeira-dama, Onélia Leite, siga essa mesma cartilha não eleitoral.


EUFEMISMO


O presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flávio Saboya, não usa a palavra “agrotóxicos” em seu vocabulário, quando o mote é legislação contra pragas no campo. Prefere adotar a expressão “pesticidas”.


PRIORIDADE


De Aílton Lopes, pré-candidato a governador pelo PSOL, em seu Facebook: “Camilo dá R$ 100 milhões de isenção para empresas aéreas e só dá a inflação (3%) para servidores. Uma lamentável opção política.”


O BÁSICO


Nesta semana, o Conselho Federal de Arquitetos e Urbanistas vai entregar documento para os presidenciáveis. Informa o cearense Luciano Guimarães, presidente da entidade. Cobrança por saneamento básico.


A LA CIRO


José Guimarães (PT) chamou Sergio Moro, por se “intrometer” na quase soltura de Lula, de “capitão do mato”. Lembrou Ciro, que usou “capitãozinho do mato” para alcunhar o vereador Fernando Hollyday, do MBL


NOVO DE NOVO


O Partido Novo tem presidenciável, que é João Amoêdo, mas continua buscando um nome para disputar o Governo do Ceará. Pode vir novidade nesta semana.


COZINHANDO


Cid Gomes voltou a afirmar, em clima de Movimento 12, no Pirata Bar, que continua avaliando se disputar mandato de senador. Mas, no seu PDT, as bases já trabalham com a certeza de sua postulação.


SOBE


PARQUE ADAHIL BARRRETO,

pós-reforma, com vários atrativos de lazer. Sem falar na área para piqueniques.

DESCE


MORTES POR DENGUE

no País, que já chegam a 77 neste ano. Segundo dados do Ministério da Saúde.

 

HORIZONTAIS

O Dnocs continua no compasso de espera para saber qual seu destino pós-transposição do rio São Francisco. O projeto vai fica mesmo com a Codesvasf. \\\ A Copa Airlines confirma para quarta-feira a chegada do seu primeiro voo procedente do Panamá. \\\ Pousadas de Flecheiras (Trairi), que sofrem com a estrada de acesso por concluir, penam agora com péssimo serviço de telefonia e internet. \\\ A Rede Café Havana completa um ano operando em Fortaleza sexta-feira. Estreando cardápio novo com a tapioca cearense. \\\ Só lembrando: “E aí, tudo agora de estrago na economia é mesmo culpa da greve dos caminhoneiros?”

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?