Logo O POVO+
Alvarás: empresários aguardam novidades
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Alvarás: empresários aguardam novidades

NULL (Foto: )
Foto: NULL

 
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) prometeu anunciar, na próxima segunda-feira, novidades relacionadas à lei que instituiu o aumento das taxas de alvarás e a cobrança que, pela medida, passa a ser anual. A informação é do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, que esteve conversando com o chefe do executivo municipal nesta semana. O reajuste das taxas gerou polêmica e vr4 reações da parte não só da Fiec, mas de entidades do setor produtivo como o Sinduscon, Sindilojas, CDL, FCDL, Associação Comercial do Estado e Abrasel, esta representante de bares e restaurantes. Todos dizem que a matéria, como está, com percentuais de cobrança levando em conta o metro quadrado de imóvel, por exemplo, gerando aumento até 200% em alguns segmentos, provocará demissões. Beto não adiantou o que o prefeito vai comunicar, mas disse apostar no bom senso da autoridade. Na última quinta-feira à noite, antes do ato de entrega do Troféu Clóvis Rolim, no Theatro José de Alencar, um grupo de microempresários protestou contra o aumento das taxas. RC, no entanto, estava em Brasília, onde participou da convenção que homologou Ciro Gomes candidato a presidente pelo PDT. O prefeito sabe que o caso gera desgastes. Agora é saber se ele pagará por esse desgaste neste ano que, também, é eleitoral.


XÔ, CADEIAS!


Até setembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregará dois presídios regionais: um em Horizonte e outro em Tianguá.

“Reduziremos gradativamente as cadeiras no Interior”, diz a secretária Socorro França.


E-COMMERCE


O Clube Box, grupo cearense que envia kits de produtos culturais, completa dois anos. Fomenta, na prática, a economia criativa de mais de 50 marcas e vários artistas locais. Tudo enviado para todo o País.


EXPANSÃO


Até 2020, a Zenir Móveis e Eletros implantará mais 10 lojas no Ceará.

Anuncia o controlador José Alves de Oliveira, o Zenir, que recebeu quinta-feira, no TJA, o Troféu Clóvis Rolim. O grupo tem hoje 50 pontos.


LUGAR AO SOL


De volta de Portugal, o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira. O partido, que vai apoiar a reeleição do governador Camilo Santana (PT), quer mesmo ocupar uma suplência de senador. Pelo menos.


DAQUI NÃO SAIO


O deputado federal Chico Lopes gravou ontem para o PCdoB nacional. Para vídeo reforçando a pré-campanha da presidenciável Manuel D’Ávila, com veiculação semana que vem. Ela não abrirá da disputa.


EM REVISTA


O senador Tasso Jereissati (PSDB) regressou ontem da Europa, após a final da Copa da Rússia e férias. Na próxima semana, ele reunirá partidos pró-General Theophilo para o Governo. Acertos pró-convenção.


11%


do ICMS que o Estado arrecada vem do comércio do Centro de Fortaleza. Os dados são da Secretaria da Fazenda e da Secretaria Municipal de Finanças.


COTAÇÃO


Falando em Tasso, um grupo de tucanos estará em São Paulo, neste fim de semana, com Geraldo Alckmin. Vai sugerir ao presidenciável que chame Tasso para ser seu vice, no que atrairia apoios no Nordeste.


DESCOMPRESSÃO


A Fraport fechou com a Infraero convênio para o treinamento de mais 21 bombeiros. Essa turma reforçará, ainda neste semestre, o grupo que opera no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

[FOTO1][FOTO2]
NOVA BOSSA


O cantor Marcos Lessa gravou duas músicas com o cantor e compositor Roberto Menescal - Nina e Pelo Avesso do Tempo, para um CD da dupla. Ou seja, o fã ganhou o carinho de um nome consagrado da MPB.

SOBE


CASA DO SOL Nascente que, há 16 anos, acolhe crianças e adultos soropositivos. Doações são sempre bem-vindas (3469 4437).


DESCE


TRÂNSITO NADA SANTO em horários de missas na Igreja de São Vicente de Paulo, que fica avenida Desembargador Moreira. Metade do trecho vira estacionamento dos fieis.


Severino Ramalho Neto avisa: no dia 31 de agosto, abrirá uma filial de Mercadinhos São Luiz no Shopping Del Paseo. Ainda virão filiais nas avenidas Rui Barbosa e Edilson Brasil Soárez. \\\ Com 24 lojas em Fortaleza e Região Metropolitana, o Grupo Óticas Visão abrirá, neste semestre, filial em Juazeiro do Norte. \\\ O cantor Bigorrilho vai receber título de cidadania em Sobral. Só falta agendar a data da solenidade. \\\ Submeteu-se a um transplante do coração, em São Paulo, o empresário Jaime Machado Filho. \\\ Só lembrando: “Falando em fim de semana, dá-lhe, Ferrão!!” 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?