PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

IBAMA fecha parceria contra queimadas

2018-06-05 01:30:00
NULL
NULL

O Ceará registra, anualmente, muitas queimadas, fenômeno que, por conta dos seis anos de estiagem, ampliou-se. Se os casos se registravam mais no Sertão Central, hoje ocorrem em todas as regiões. É o que revela o superintendente estadual do Ibama, Herbert Lobo, adiantando que, por causa de tal situação, o órgão vai fechar parceria com a Associação das Prefeituras do Ceará (Aprece) e oferecer cursos para a formação de brigadistas no combate a incêndios florestais. O primeiro curso deve ser oferecido na segunda quinzena deste mês, com a meta de o Estado formar, até agosto próximo, 500 brigadistas. “Esse curso é fundamental. O Ceará vive sob a ameaça da desertificação. Nosso objetivo é preservar o bioma caatinga e nossos recursos hídricos”, explica Lobo. Os detalhes técnicos e burocráticos dessa parceria serão finalizados nesta semana. Por falar em Ibama, o que de concreto o órgão tem feito com relação a algo que queima a paciência dos ambientalistas por anos: a pesca predatória da lagosta? 


REJEIÇÃO
 

De Ilário Marques, prefeito de Quixadá e ex-presidente do PT estadual, sobre o porquê de alguns petistas resistirem ao nome do senador Eunício Oliveira (MDB): “O problema dele é a rejeição, que é muito alta”.
 

FELIZ NATAL!
 

O Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social receberá, do Ministério da Cultural, o valor de R$ 1,2 milhão. A verba é para o 22º Natal de Luz, que acontecerá de 23 de novembro a 24 de dezembro próximos.
 

PIOR DO QUE TÁ...
 

O humorista Lailtinho Brega filiou-se ao Patriota (antigo PEN)e disputará cadeira de deputado federal. Ele diz que está otimista, apesar da grande concorrência de muito político com suas piadas de mau gosto.
 

VIOLÊNCIA
 

Nos primeiros três meses deste ano, já foram assassinadas no Brasil 11.578 pessoas, segundo o Monitor da Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e G1. Rio, Bahia e Ceará lideram esse ranking absurdo.
 

SEM CONTROLE
[FOTO1] 

Circulava pelas arquibancadas da Arena Castelão, durante o jogo em que o Ceará perdeu para o Cruzeiro (0X1), o secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa. Ele até vestia a camisa do clube.
 

MORDE & ASSOPRA
 

Enquanto Roberto Pessoa, vice-prefeito de Maracanaú, bate no Governo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), anuncia a liberação de R$ 120 milhões para essa cidade gerida por Firmo Camurça (PSDB).
 

OBESIDADE
 

Começa amanhã o XIX Congresso Nacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A promoção da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica acontecerá no Centro de Eventos e envolverá 1.500 participantes.
 

6.342.684
eleitores
aptos a votar neste ano tem no Ceará. É o oitavo maior colégio eleitoral do Brasil. Fortaleza conta com 1.774.989 eleitores.
 

OFENSIVA LEGAL
 

Até o dia 15 próximo, 90 defensores públicos de vários estados analisam cerca de 11 mil processos de presos provisórios. A ação faz parte do Projeto Defensoria Sem Fronteiras, que está em sua 12º edição.
 

ÁGUA DE BEBER
 

O Ministério da Integração quer excluir 11 municípios cearenses da lista de 123 que são abastecidos por carro-pipa. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, tenta hoje, em Brasília, com dados, evitar o corte.

 

SOBE


FORTALEZA, que lidera a segunda divisão da Série B com autoridade.

Ou seja, unindo bom esquema tático e raça.


DESCE


PLANOS DE SAÚDE, com seus reajustes de deixar a clientela com pressão alta. E bolso quase vazio.

 

Os 30 anos da morte de Virgílio Távora, um dos maiores governadores deste Estado, foram lembrados ontem, com missa na Igreja de São Vicente, que deveria estar lotada. VT, por seu legado, merecia. \\\ A atriz Betty Faria usou sua página no Facebook para anunciar apoio ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). \\\ Começa hoje,às 18 horas, o Seminário Internacional sobre Segurança Pública. No prédio-anexo do Poder Legislativo. \\\ O ex-governador Lúcio Alcântara retorna de Portugal no dia 8, prometendo se engajar na pré-campanha do general Theophilo (PSDB). \\\ Só lembrando: “ Quem resolve o desabastecimento de vergonha lá de Brasília?”

ELIOMAR DE LIMA

TAGS