Logo O POVO+
Greve dos caminhoneiros derruba arrecadação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Greve dos caminhoneiros derruba arrecadação

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Os 10 dias da greve dos caminhoneiros derrubaram a arrecadação estadual em maio no percentual de 3%, informa o secretário da Fazenda, João Marcos Maia. Ele até se diz aliviado, pois esperava maior impacto. Avalia que a celeridade do governo e da Prefeitura de Fortaleza na adoção medida contra desabastecimento nos postos contribuiu para evitar o pior. O arrecadado total ficou em R$ 926 milhões, com todos os dados já remetidos ao governador Camilo Santana (PT). Sobre a redução do ICMS dos combustíveis, o secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, disse para a Coluna que estudos no sentido de verificar possibilidade de reduções já estão ocorrendo no âmbito do governo. Ele não dá mais detalhes, mas reconhece que a greve dos caminhoneiros serviu para mostrar um fato: o cidadão, que paga muito imposto, continua sem o retorno justo dos serviços. “Esse fato não podemos deixar de reconhecer”, afirma. Nas entrelinhas, lamenta a falta de uma boa reforma tributária.
 

ADITIVADO
 

Além do ICMS da gasolina do Ceará ser de 29%, o que é bem pesado, há um outro aditivo nessa história. O percentual sobe para 31%, porque inclui mais 2% destinados ao Fundo de Combate à Pobreza (Fecop).
 

AÇO & FERRUGEM
[FOTO1] 

O empresário Benjamin Steinbruch, o todo poderoso dono da CSN e cotado para vice do presidenciável Ciro Gomes, é filiado ao PP. É um dos partidos mais enrolados, assim como o PT e o MDB, na Lava Jato.
 

LULA LÁ
 

Entre os puxadores do lançamento da pré-candidatura de Lula hoje, em Contagem (MG), há dois Josés do Ceará: o senador José Pimentel e o deputado federal José Guimarães. Eles argumentam que eleição sem Lula é fraude.
 

VOU CAVALGAR...
 

O general Theophilo, pré-candidato tucano ao Governo, participa hoje, às 17 horas, de cavalgada e da Missa do Vaqueiro em Morada Nova. Aliás, quando aluno do Colégio Militar, ele integrou a cavalaria.
 

ETERNO LEITO
 

Cadê a revitalização da Lagoa da Parangaba? Até quando o local só aparecerá na mídia como área degradada que só serve para feirinha de produtos questionáveis e venda de carro usado? Indaga a vizinhança.

INCOERÊNCIA
 

Leitores lembram: Leonardo Araújo (MDB), que apareceu ontem, em foto nesta Coluna com Camilo Santana, foi o mesmo que, há um ano, pediu o impeachment do governador. Por causa da violência no Estado.
 

1.996
homicídios
foram registrados nos cinco primeiros meses do ano no Ceará. Foram 171 crimes a mais que no mesmo período de 2017. Mas em abril e maio houve redução, comparando com o mesmo período do ano passado.
 

MEMÓRIA
 

Faz 36 anos hoje o acidente registrado com avião da Vasp na Serra da Aratanha, em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza). Entre os 137 mortos, estava o empresário Edson Queiroz.
 

LEÃO FORTE
 

O ministro Alexandre de Moraes negou seguimento do mandado de injunção do advogado cearense Antônio Carlos de Souza Fernandes pedindo ao STF que cobre do Congresso votação de projeto corrigindo a tabela do IR. “Vou recorrer!”, diz Fernandes.
 

XÔ, LGBTFOBIA!
 

O jornalista Emerson Maranhão (O POVO) mediará hoje, às 12 horas, o Fórum Segurança e Gênero: Como assegurar vida, liberdade e paz?”. Dentro do Seminário de Segurança Pública, na Assembleia Legislativa.

 

SOBE
 

CLUBE NÁUTICO 


Atlético Cearense, que completa 89 anos de existência. Nesta manhã de sexta-feira, haverá ato para marcar a data.

DESCE
 

CLUBES SOCIAIS de Fortaleza, que se encontram hoje atolados em dívidas. Buscar a sustentabilidade no setor virou um desafio.
 

O Portal Orgânico promoverá amanhã, 9, um piquenique ecológico no Parque do Cocó , das 9 às 12 horas. No mesmo horário, acontecerá a feira de orgânicos na Praça Martins Dourado \\\ Chega ao fim hoje, no auditório da Fiec, o VIII Congresso Nacional de Direito LGBTI. A realização é da OAB do Ceará. \\\ Boletos de pagamento e correspondências chegando com muito atraso na casa dos cearenses. Até quando? \\\ No cruzamento da Rua Menor Jerônimo com Avenida da Saúde (Passaré), um esgoto reina à vontade. Nem Cagece nem Prefeitura assumem a fedentina. \\\ Só lembrando: ”O Sine/IDT vai mesmo fechar as portas? 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?