Logo O POVO+
Governadores em nova briga contra Temer
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Governadores em nova briga contra Temer

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Os governadores vão arranjar uma nova briga contra o Governo Temer no que diz respeito a recursos não repassados pela União. Dessa vez, a reclamação diz respeito à política de repasses da Desvinculação das Receitas da União (DRU), um determinante para que o governo possa organizar as contas e controlar a inflação. Em Brasília, o Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados abriu a discussão, que conta com a participação de Juvêncio Viana, o titular da PGE do Ceará. O objetivo é entrar com ação no STF para reaver recursos. “A União utiliza muito as contribuições sociais, majora excessivamente, não repassa o justo e quanto aos impostos vai segurando, não fazendo a mesma majoração, no que os Estados perdem”, explica Juvêncio. Ele destaca que essa luta se compara ao episódio do Programa de Regularização de Ativos no Exterior (Sistema de Repatriação) ganho pelos Estados. Sobre quanto o Ceará perde com valores não repassados da DRU, o procurador-geral disse que o montante é alto, mas está sendo fechado pela Sefaz.
 

NUMA BOA
 

De parabéns o presidente da AL, Zezinho Albuquerque, pelo bem organizado seminário sobre segurança pública. Evento tão democrático que acolheu críticas à campanha Ceará Sem Drogas, da Casa.
 

TÔ VOLTANDO!
[FOTO1] 

Beto Studart informa que reassumirá a presidência da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) no próximo dia 18. Após cirurgia contra um câncer de pulmão realizada em São Paulo.
 

TÔ BRIGANDO
 

A Fiec designou Sérgio Lopes para integrar comissão que a CNI montou para arguir a inconstitucionalidade da tabela mínima do frete baixa pelo governo Temer. Essa é uma das reivindicações dos caminhoneiros.
 

MESTRES & SAFADÃO
 

Enquanto órgãos públicos como a Prefeitura de Fortaleza pagam cachê de R$ 800 mil a Wesley Safadão por um show, o governo estadual paga bolsa de um salário, temporária ou não, para os mestres da cultura.
 

I LOVE CAMILO
 

O deputado federal Aníbal Gomes (DEM) já trabalha pró-reeleição de Camilo Santana. Sobre o Senado, o ex-emedebista, que sempre andava às turras com Eunício Oliveira, não se manifesta. Fica calado.
 

40 mil
pessoas
deixaram de morrer no Brasil, nos últimos 10 anos, depois da vigência da Lei Seca. É o que diz estudo do Centro de Pesquisas da Escola Nacional de Seguros.
 

ALÉM DAS TORRES
 

Os bairros Bom Jardim e Jangurussu lideram o ranking dos homicídios de adolescentes em Fortaleza. Só em 2017, foram 31 assassinatos de jovens entre 10 e 19 anos. Ah, o Jangurussu ganhou torre de vigilância.
 

VIA DO DESCASO
 

A estrada de acesso à praia de Flecheiras, em Trairi, continua só na terra e, assim mesmo, sendo corroída pela erosão em alguns trechos, pois sem asfalto. Foi cortada por um açude particular em abril de 2017.
 

CONCURSO JÁ!
 

A Associação dos Auditores da Receita Estadual lançou campanha por concurso público. O slogan é “Estado sem auditor, quem ganha é o sonegador”. Nos últimos 10 anos, mais de 300 auditores já se aposentaram.

PROTOCOLAR
 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, está sendo convidado para o ato de inauguração da sede própria do Campus de Horizonte, o 32º do IFCE. O reitor Virgílio Araripe quer fazer a cerimônia ainda neste mês.

 

SOBE


TÉCNICO LISCA,
que assumiu o Ceará. Em duas partidas, está invicto, com dois empates. Mas a ordem é salvar o time do rebaixamento.

DESCE
 

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO
 

Nacional, que quer dar por encerrado o programa dos carros-pipas no Interior cearense. Ora, há muito açude que não pegou água.
 

Em parceria com a Sesa, o Sindijorce disponibilizará vacina contra a gripe H1N1 dia 26 próximo para jornalistas. Com atendimento das 14 às 16 horas, na sede da entidade. \\\ A soltura do delegado José Maurício pela Justiça foi na base do vapt-vupt? Ele é acusado de lesão corporal e disparo de arma de fogo em via pública. \\\ Será no próximo dia 20, e não amanhã, como informamos, a divulgação dos selecionados para as mostras competitivas do XXVIII Cine Ceará. \\\ O cantor Rogério Soares grava, dia 22, às 19h30min, no Cineteatro São Luiz, um DVD para comemorar seus 30 anos de carreira. Com participação especial de Kátia Freitas. \\\ Só lembrando; “E aí, Camilo, dá pra baixar o ICMS dos combustíveis?” 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?