Logo O POVO+
Ceará terá mutirão carcerário em junho
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará terá mutirão carcerário em junho

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, abrirá em Fortaleza, em junho próximo, o programa de mutirão que terá por objetivo reduzir o número de presos provisórios do País. O Ceará foi escolhido para o ato por ser o Estado da federação com o maior número desse contingente. São cerca de 15 mil presos provisórios. A informação é da secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, que hoje, em Brasília, participará de reunião com Jugmann, na qual estarão também instituições como a Defensoria-Pública Geral da União. Nesse mutirão, virão para o Ceará defensores públicos de vários Estados. A ordem é mandar para julgamento o maior número de processos envolvendo presos provisórios, dentro da meta de desafogar o sistema prisional. Sobre novos presídios, Socorro França informou: em breve, entrega um Centro de Detenção Provisória (CDP), no município de Aquiraz (RMF), que promete desafogar delegacias. “Foi preso, não ficará mais em xadrez de delegacia. Vai para o CDP”, adiantou a secretária. Ela informou também que está em construção em Aquiraz um presídio de segurança máxima com capacidade para 160 presos. Tá bom!


NADA SAUDÁVEL
 

A Santa Casa de Fortaleza conta com um centro cirúrgico moderno (nove salas), que funciona pela metade. A Secretaria Municipal da Saúde limitou o teto financeiro. Com isso, deixa 2.032 cirurgias na fila.

QUEM PLANTA...
 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, DeAssis Diniz, vai entregar amanhã, em Bela Cruz, títulos de propriedade a 1.386 agricultores familiares. “É a maior entrega da gestão estadual até hoje”, segundo o titular da SDA.
 

ALGO A ESCONDER?
 

A Secretaria Municipal da Saúde inventa moda. A imprensa, para entrar nos postos de saúde, precisa ter autorização prévia. E o posto é fechado?
 

CENTENÁRIO

Na agenda do presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, respondendo pelo Governo, entrou ontem ato que marcou o centenário do curso de Agronomia da UFC.

VIA-SACRA
 

O trânsito no viaduto do Makro virou desafio para motoristas que saem do Castelão ou aeroporto rumo ao Centro. Mas também desafio para a engenharia de trânsito da AMC, pois exige ordenamento do fluxo.
 

ATIVO POLÍTICO
 

A ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana, é pré-candidata a deputada estadual pelo DEM. Com aval de Robinson de Castro, a dirigente municipal da sigla e presidente do conselho.
 

BATENDO PONTO
 

Hoje, às 18 horas, no auditório Rachel de Queiroz (UFC), haverá o lançamento do livro A Honra Perdida do Trabalho, de Robert Kurz. Com Aécio Oliveira (UFC), Clóvis Renato (Unichristus) e Jorge Paiva, do Movimento Critica Radical, que promove esse evento.
 

SEM ACORDO
 

Aliados de Camilo Santana garantem: a aliança de sua reeleição não comporta o Solidariedade. Os Ferreira Gomes, inclusive, vetam o nome do deputado federal Genecias Noronha.
 

SEM CASERNA
 

O Pros não faria restrições ao general tucano Guilherme Theophilo para governador. Mas o deputado federal Vitor Valim, ex-MDB e hoje na sigla, acha que o nome precisa “ser avaliado”.

 

SOBE


COMÉRCIO, que já entrou no clima das promoções de olho no Dia das Mães.

DESCE


PREÇO DA GASOLINA,
que continua em alta nos postos de Fortaleza. Mas nada disso cheira a cartel, claro.
 

A IMPORTADORA Porto a Porto comemora 25 anos de mercado dia 22 próximo, no Hotel Gran Marquise. Com degustação de dezenas de vinhos e gastronomia. \\\ O CAFEZINHO mais barato no aeroporto de Fortaleza custa R$ 6,00. Apenas.
 

/// O MUSEU DE ARTE da UFC abre hoje, às 8 horas, exposição de pinturas e esculturas de homens e mulheres que lidam com o tema da saúde mental. /// VEM AÍ a VII Semana de Jornalismo da UFC. De 7 a 10 próximos, no CH 2 (Benfica), como tema “Jornalismo Político: distorções e desafios”. /// SÓ LEMBRANDO: “Por falar em feriadões, já começou a contar as folgas por conta da Copa?”


AGRESTE S/A
[FOTO1] 

Fortaleza será sede, dia 28 próximo, do II Encontro das Associações Comerciais do Nordeste. Na sede da ACC, contando com palestra do presidente do BNB, Romildo Rolim, falando sobre Potencial de Negócios. 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?