Logo O POVO+
A Caixa-preta da iluminação pública
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A Caixa-preta da iluminação pública

NULL (Foto: )
Foto: NULL

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, um projeto, de autoria do deputado Moisés Braz (PT), que promete dar maior transparência a um item bem salgado de percentual e que acompanha a conta de luz do cearense: a taxa de iluminação pública. O projeto determina que o agente arrecadador, no caso a Enel distribuição, disponibilize no seu sítio eletrônico o valor mensal arrecadado e repassado às prefeituras municipais, referente à Contribuição de Iluminação Pública (CIP). “O consumidor paga a CIP, mas não sabe o quanto é arrecadado e como ele é aplicado. Com o projeto, propusemos que a Enel, no caso aqui do Ceará, disponibilize no seu site os valores que são repassados às prefeituras no sentido de que o cidadão possa cobrar investimentos nessa área no município”, explica o parlamentar. O projeto aprovado segue para sanção do governador Camilo Santana (PT) e publicação no Diário Oficial do Estado. Detalhe: a Prefeitura de Fortaleza estima arrecadar R$ 225,2 milhões neste ano com essa taxa.


NOVA DIREÇÃO
 

O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, estará em Fortaleza na próxima semana. Hora de empossar, terça-feira, a delegada Vanessa Gonçalves no cargo de superintendente estadual do órgão.
 

AGENDA 2018
 

Nada de ato só com jeito eleitoral hoje, no Beco do Cotovelo, com pacote de obras para Sobral. Camilo Santana e o senador Eunício Oliveira vão prestigiar também a inauguração da Defensoria Pública da União de Sobral.
 

À PALO SECO
[FOTO1] 

Em sua fala ontem, na Unifor, Manuela D’Ávila (PCdoB) disse que o cantor Belchior foi quem mais inspirou seus sonhos e lutas. Pois é, hoje ela não é apenas uma moça latino-americana, mas presidenciável.
 

VAIDOOOSA
 

Antes de dar entrevistas, a presidenciável Manuela D’Ávila renovou o batom. Mas aproveitou e fez logo uma recomendação para fotógrafos: “Quer tirar foto eu passando batom? Só que não vai!”
 

COLETE TUCANO
 

O general Theophilo virou candidato do bolso do colete tassista. Dizem governistas, citando: a pré-candidatura dele ao Governo será lançada às 16 horas de segunda, no Iguatemi Empresarial, do Grupo Jereissati.
 

DE OLHO
 

Geraldo Acioli precisa aparecer no Senado para trabalhar e fazer jus aos R$ 18.400 que recebe. Recado vem do setor administrativo da Casa. Ele, no entanto, garante trabalhar com a senadora Regina Souza (PI).
 

ESPELHO
 

De um governista ainda sobre Geraldo Acioli criticando Camilo por ter declarado apoio a Ciro: “Esse moço, na eleição do Camilo, apoiou o opositor Eunício Oliveira. Falar agora de coerência é incoerência dele.”
 

APROVAÇÃO
 

Quem foi ao ato de premiação do “Escola Nota 10”, no Centro de Eventos, quinta-feira última, conferiu um fato: Camilo está em alta com a juventude. Ele passou quase duas horas tirando selfie com os alunos.
 

SOB ESTA ROCHA...
 

Da passagem do presidenciável Flávio Rocha (PRB) pelo Centro de Fortaleza, um dado chamou a atenção: muitos eleitores que participavam da caminhada seguiram, após o ato, para templo da Igreja Universal.
 

14,2% da população cearense ainda é analfabeta.
Segundo o IBGE, o Estado não atingiu a meta estabelecida para o ano de 2017.

 

SOBE


SOBRAL,
que ganhou 38 premiações no Escola Nota 10, da Secretaria da Educação do Estado. Gente, educar é a saída.

DESCE


AGEFIS,
a agência de fiscalização de Fortaleza que não mexe uma palha na padronização das nossas calçadas.
 

ALÔ, SINDIÔNIBUS! Na linha Conjunto Ceará-Aldeota, há alguns ônibus com problemas no ar-condicionado. \\\ PARTE DA CICLOFAIXA da rua Érico Mota (Parquelândia) sumiu, após serviço feito por uma terceirizada da Cagece. \\\ 

A COMUNIDADE Guajiru (Messejana) recebe hoje, a partir das 8 horas, na praça central, serviços de saúde gratuitos. É o ISGH na Comunidade. \\\ Prossegue, até 3 de junho, o XIII Festival Brasil Sabor. Envolve restaurantes de Fortaleza e de mais seis cidades. \\\ SÓ LEMBRANDO: “E aí, o preço do botijão de gás baixa ou autoridade lá de Brasília vai morrer no fogo do carvão infernal?” 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?