Logo O POVO+
Xô, risco de arrombamento
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Xô, risco de arrombamento

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Dnocs seria o principal responsável por qualquer acidente envolvendo quatro barragens de açudes no Ceará? Um estudo de 2016 intitulado Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens do Brasil, do Ministério da Integração Nacional, aponta que estão em situação grave as barragens de Lima Campos (Icó), Patu (Senador Pompeu), Quixeramobim (Quixeramobim) e Várzea do Boi (Tauá). Ou seja, equipamentos que precisavam de reparos que não foram providenciados até hoje. Até agora, nenhum desses açudes pegou muita água com as chuvas deste ano. Nessas áreas, moradores não só protestam como mandam a seguinte pergunta: por que o Dnocs não aproveitou os seis anos seguidos de seca no Ceará para dar uma geral nas barragens? Quando acontecem tragédias, desculpas amarelas emergem, mas não ressuscitam vítimas, não reestruturam a vida de quem , por acaso, foi prejudicado e nem recupera danos ocasionados ao meio ambiente.
 

SEGURANÇA
 

2018
 

Em menos de 24 horas, Camilo e Eunício Oliveira mantiveram dois encontros em Brasília. Tudo pró-instalação no Ceará do Centro Regional de Inteligência da PF, informaram. Nada de composições políticas.
 

SEM PIZZA
 

Hoje é o último dia para o eleitor italiano, que mora no Ceará, devolver a cédula eleitoral ao Consulado do Recife, via Correios. O pleito ocorre domingo. Aqui há cerca de 1.800 italianos.

SÃO CAMILO
 

Do presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, também primeiro suplente de Tasso, sobre o porquê de apoiar Camilo Santana já que, nacionalmente, seu partido detesta o PT: “Ora, o Camilo é do PT light!”
 

CONTA DA LUZ
 

A Aneel abriu audiência pública sobre sistema pré-pago para consumo de energia, tipo o que existe na telefonia. O presidente do Conselho de Consumidores da Enel, Erildo Pontes, participa das discussões.
 

CIROLÂNDIA
[FOTO1] 

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, dá a largada hoje, em Caririaçu (Cariri), na caravana do presidenciável Ciro Gomes. Por filiações e para reforçar a mensagem do pedetista. O giro ali vai até sábado.
 

JUSTIÇA CEGA
 

Juízes federais anunciam para o dia 15 próximo uma greve pró-manutenção do auxilio-moradia. É aguardar para conferir se a categoria terá a adesão e o apoio da população nessa empreitada.
 

FECHANDO A CONTA
 

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, expôs ontem, na Assembleia, o balanço financeiro 2017 do Estado, em clima de despedidas do Governo. Em abril, ele sai para disputar vaga de deputado federal pelo PDT.
 

18.667
é o número
de detentos membros das quatro facções que se distribuem pelos presídios de um Ceará, que conta com cerca de 16 mil policiais militares. Segundo reportagem de Thiago Paiva no O POVO.
 

ESCOLINHA DO CORDEIRO
 

A Jornada da Integração 2018 da FCDL começa sábado, informa o presidente Freitas Cordeiro. No roteiro, cursos de qualificação e formação de lideranças em Tianguá, Ipu, São Benedito e Guaraciaba do Norte.
 

BONS VENTOS
 

O secretário Inácio Arruda (Secitece) negocia um laboratório de energias renováveis para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A conversa é com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

SOBE
 

MINISTÉRIO PÚBLICO do Ceará, ocupando segunda colocação nacional entre os MPs dos estados no quesito transparência.
 

DESCE
 

CHEQUE ESPECIAL, com juros batendo nos 324,7% ao ano, segundo o Banco Central, que permite essa extorsão.
 

Carlus Campos, artista visual, aqui do O POVO, abre exposição de gravuras hoje, às 19 horas, na Galeria Kalidoscop (Rua Franklin Távaora, 604 - Centro). \\\ O Abrigo Michelly, que acolhe cães em Caucaia (Icaraí), vai mudar de sede e abre para campanha de adoção (98723 2385). \\\ O PSB realiza até sábado, em Brasília, seu congresso nacional. Jadson Sarto (Sindiagua) participa com Odorico Monteiro. \\\ Quinze pontos de alimentação de gatos nas trilhas internas do Cocó. É a Sema não faz nada. \\\ Só lembrando: “E aí, existe mesmo um Estado paralelo nos presídios cearenses?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?