Logo O POVO+
Plano diretor e o direito à participação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Plano diretor e o direito à participação

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Movimentos sociais e entidades da sociedade civil realizarão hoje, das 8h30min às 12h30min, uma plenária com o objetivo de debater o Plano Diretor de Fortaleza. O objetivo, segundo entidades envolvidas, é capacitar e articular moradores da Cidade para “uma participação qualitativa no debate sobre a atualização da legislação”. O encontro acontecerá no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFC - em frente à reitoria, e é aberto a todo e qualquer segmento. O que se sabe da lei atual do Plano Diretor de Fortaleza (Lei complementar 062, de 02 de Fevereiro de 2009) é que resultado de debates realizados entre 2006 e 2009. O prazo legal para a revisão é uma década de vigência, que se dará em fevereiro de 2019. A Prefeitura de Fortaleza iniciou este trabalho em 2017, contratando uma equipe que constrói a proposta da lei, mas os movimentos sociais se sentem fora dessa mesa e cobram participação.


FÔLEGO
[FOTO1] 

Com largada às 7 horas de amanhã, no Parque Estadual Botânico (foto), a III Corrida pela Natureza marcará o encerramento da Festa Anual das Árvores 2018. Entre corredores, Artur Bruno, titular da Sema.
 

ALÉM MAR
 

Depois de ter conferido a feira do pescado de Boston (EUA), na última semana, eis que o deputado federal Zé Airton (PT) embarca amanhã para feira do gênero. Agora em Madrid (Espanha).
 

BUÁÁÁÁÁ!
 

Há creches conveniadas com a Prefeitura de Fortaleza que, até agora, não receberam fardamento e material escolar. É o caso, por exemplo, da Creche Paraíso (Bela Vista). Pelo menos, a merenda não falta.
 

SOCOOORRO!!
 

A Comissão Estadual de Direitos Humanos, que é vinculada à Sejus, foi barrada ontem, ao tentar visitar a cadeia pública de Icó. Algo a mais a esconder do que já se sabe de superlotação e precariedade?
 

SALUTE!
 

A Assembleia Legislativa aprovou mensagem de revitalização do Issec. Entre novidades, um fundo com verba do Estado e o servidor descontando 1% do salário, com base na faixa etária e no valor salarial.
 

VELHO B.O.


Falando em Assembleia Legislativa, a presidência da Casa programa para maio um seminário que debaterá, na prática, tema que precisa muito mais de ações e menos de blá-blá-blá: segurança pública.
 

174 anos do Padre Cícero, que estão sendo comemorados com vasta programação artístico-cultural em Juazeiro do Note. Até amanhã.
 

EFEITO CASERNA
 

Está pegando mal. Toda vez que vê na imprensa uma matéria que não lhe agrada, o Capitão Wagner (Pros) trata logo de descredenciar repórteres publicamente ou se dizer vítima de queimação.
 

TERRA FÉRTIL
 

Na festa pelo Dia de São José, quando anunciou R$ 660 milhões em investimentos na agricultura, Camilo Santana ganhou aplausos até de um grupo avesso a solenidades, mas que marcou presença: o MST.
 

Ô, DE CASA!!
 

O Lar Amigos de Jesus, que colhe crianças e adolescentes com câncer, recebeu 30 kg de alimentos do Secovi-CE, entidade que representa o setor de habitação no Estado. Uma boa ajuda nestes
tempos de arrocho.
 

SOBE
 

FLORESTA,  que se classificou para as finais do Campeonato Cearense na frente até do... Leão.
 

DESCE
 

AUMENTO NO PREÇO dos remédios. Confirmado em 2,84%, pelo Governo Federal. Com vigência a partir do fim deste mês.
 

O Grupo Sagrada Família, do Bairro Ellery, encenará amanhã, às 18 horas, no TJA, a Paixão de Cristo. Gratuito. \\\ Codicírio. Eis o nome do mais novo livro do escritor Dimas Macedo. De poemas. \\\ Um cearense colabora na elaboração de documento da CNBB sobre Comunidades Leigas, a ser lançado em breve: Aloísio Nóbrega (Comunidade Face de Cisto). \\\ Só lembrando: ”e Lula passará a Páscoa com a família.”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?