Logo O POVO+
Justiça manda prefeitura pagar o piso
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Justiça manda prefeitura pagar o piso

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O juiz titular da 10ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, proferiu sentença ordenando que o Município de Fortaleza pague o piso nacional salarial mínimo (R$ 2.455,35 - 40 horas) para os professores municipais da Educação Básica, aplicando o reajuste anual, com base no índice da variação do valor anual mínimo por aluno, conforme manda a lei. Hoje é de R$ 2.298,80. A ação que pede o cumprimento do piso foi ajuizada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort). Segundo o juiz Eduardo Scorsafava, a decisão deverá ser cumprida no prazo de até 30 dias após os recursos serem esgotados. Para o Sindifort, o Município de Fortaleza descumpre desde 2014 a forma de cálculo do piso nacional, permitindo percentuais menores de reajuste do que a lei determina. A sentença garante também o pagamento dos valores devidos desde janeiro/2014 até agora, relativos à diferença entre os vencimentos pagos nesse período e o piso estabelecido para cada ano. Em reunião com o secretário Philipe Nottingam, na última quarta-feira, a direção do Sindifort cobrou novamente o cumprimento do piso para os professores. O secretário disse que o assunto está sendo discutido com o prefeito e deve apresentar posição em 15 dias.


SEM DESBOTAR
 

A presidenciável Manuela d’ Ávila (PCdoB) programa visita ao Ceará. Ainda neste semestre e já trazendo discurso de quem promete, na campanha, ser a verdadeira opção das esquerdas. Sem Lula, claro.
 

OH, GLÓRIA!
 

Em Fortaleza, o evangélico Cabo Daciolo, presidenciável do Avante. Esse partido substituiu o PTdoB e é comandado no Ceará pelo ex-vereador Wellington Saboya, que fazia campanha apoiado por Wesley Safadão.
 

SÃO JOSÉ
 

Será aberta hoje, às 18h30min, na Catedral de Fortaleza, a novena de São José. As orações, com pedidos de chuva, vão se estender até o dia 19 próximo, data em que se comemora o santo padroeiro do Ceará.
 

SALMITO 2020
[FOTO1] 

O presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PDT), será prefeito por 10 dias. Roberto Cláudio voa hoje para os EUA, em missão particular, e Moroni, o vice, conhecerá, diz ele, projetos da Polícia de Israel.
 

SORRISO DOBRADO
 

A deputada federal Luizianne lins (PT) é só felicidade. Foi aprovada para doutorado na PUC de São Paulo, na área de Comunicação e Semiótica, e o filhão, Tié, passou para Engenharia de Bioprocessos na UFRJ.
1 ano completa, neste mês, o Museu da Fotografia de Fortaleza. Com abertura da exposição Luz e Sobra, do fotógrafo Christian Cravo. O Vida & Arte deste sábado, traz detalhes.
 

MUCURIPE BEACH
 

Toda a cúpula da Companhia Docas do Ceará esteve na Anaq cobrando edital de concessão do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe. Hoje o local serve mais como ponto de festas chiques e shows caros.
 

EXTRA!!
 

E não é só o curso de Jornalismo da UFC que vive carência de professor. O curso de Comunicação Social da Estácio/FIC não está ofertando várias disciplinas no turno da noite. Demitiu gente demais?
 

CHAMADA SUPERIOR
 

O Ipece inscreve até o próximo dia 28, via site, para a seleção de projetos de pesquisa destinados a alunos de graduação e pós-graduação e que tenham interesse em elaborar monografia, dissertação e teses.
 

CONSELHEIRO
 

O professor e pesquisador João Arruda (UFC) receberá hoje, às 16 horas, na Câmara Municipal de Quixeramobim, a comenda Antônio Conselheiro. Dentro de semana que lembra o aniversário desse líder religioso. 

 

SOBE


SINE/IDT
que, mesmo esvaziado financeiramente, ficou em primeiro lugar no Nordeste no quesito oferta de empregos.

DESCE
 

PRAÇAS DO CENTRO de Fortaleza, que continuam em clima de abandono. Em especial a José de Alencar, lembrando um mercado persa.

O deputado federal Odorico Monteiro (PSB) registrou, nos anais da Câmara, a trajetória do falecido jornalista Landry Pedrosa, ex-O POVO. \\\ A Fametro assinou convênio com o TJCE e instalou em seu espaço o 13º Juizado Especial Cível. O atendimento começa no próximo dia 20. \\\ Só lembrando: ”E aí, está feliz com os presidenciáveis que estão se escalando?” 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?