Logo O POVO+
Algo estranho na segurança
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Algo estranho na segurança

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Há algo de muito estranho em meio a essa onda de chacinas - quatro neste ano -, que se registra no Ceará. Quem levanta a tese é o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), chamando a atenção para o fato de que situações do gênero não ocorrem, com a constância que se verificou em território cearense, em outros Estado, com exceção do Rio, sob intervenção federal. Para Guimarães, o setor de inteligência precisa aprofundar essa investigação e dar respostas, porque tudo o que o governador Camilo Santana (PT) vem fazendo, nesse campo, tem repercutido, mas a violência persiste. Guimarães ressalta que o Estado investe em aumento da tropa, em equipamentos, fez parceria com a Prefeitura para tocar projetos sociais, mas o cenário pouco muda. “A Inteligência tem que ver isso!”, insiste o parlamentar. Ele avalia que, apesar do cenário da segurança apresentar episódios de crise, Camilo Santana continua aprovado pela população e deve conquistar a reeleição. Indagado sobre uma avaliação do trabalho do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa, preferiu jogar a peteca para o chefe do executivo estadual: “Quem tem que avaliar é o governador”.


PIADA PRONTA
 

Da secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, ontem, nos Debates do POVO (Rádio O POVO/CBN): “O Estado tem total controle dos presídios. As facções não apitam em nada lá dentro. Quem diz o contrário, não sabe nada”. Ela circula com três seguranças.
 

ABRINDO A JANELA
 

O Patriota fará hoje, às 18 horas, no auditório da Assembleia, um ato de filiação de pré-candidatos a cargos proporcionais. O deputado estadual Mário Hélio e os suplentes Yuri Guerra e Nizo Costa assinarão ficha.
 

TRIO


As farmácias de Fortaleza não experimentam crise, mas expansão. No ranking dos medicamentos mais vendidos, por exemplo, aparecem: para diabetes, pressão alta e para impotência sexual.
 

DROGA!!
 

Tem novo titular a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas onde, pelo visto, ninguém esquenta poltrona. Assume hoje, às 15 horas, o advogado Will Barreto. Será o quarto a ocupar o cargo na atual gestão.
 

AGENTE CIDADÃO
 

Uma senhora, com dois filhos, buscou apoio na Divisão de Homicídios pensando ser a Delegacia da Mulher. Aflita, pois errou de local, acabou ganhando ajuda de um agente civil que a levou para o endereço certo.
 

ESCOLTA POLÍTICA
 

Com o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) hoje, às 9 horas, no Abolição, estará o senador Eunício Oliveira (PMB), que já é da casa. É o lançamento do Centro Regional de Inteligência da PF tão reivindicado por Camilo Santana.
 

BATEU CATOLÉ
 

Quem pensou que o Legislativo pegaria fogo ontem por causa da Chacina do Benfica, com críticas ao Governo, acabou na saudade. Até deputados de oposição como Heitor Férrer (PSB) estavam viajando.
 

RAÇÃO FINANCEIRA
 

O Abrigo São Lázaro firma amanhã, às 10 horas, convênio com a Prefeitura de Fortaleza, que lhe garantirá repasse anual de R$ 100 mil. A ordem é garantir a manutenção de cerca de 800 animais.

950 mil
é a previsão do número de cortes no fornecimento de energia que a Enel cumprirá, até o fim deste ano, por falta de pagamento. O cliente em atraso pode renegociar débitos nas lojas de atendimento.
 

COMISSÃO?

[FOTO1]
O líder do Governo na Assembleia, Evandro Leitão (PDT), anuncia a criação de uma comissão para estudar casos exitosos na área do futebol. Ora, quando não se quer resolver um problema, cria-se uma comissão.

 

SOBE


LAVA JATO, que completa 4 anos. O MPF diz que já recuperou R$ 11 bilhões em acordos de leniência com empresas envolvidas.

 

DESCE


PATRÍCIA LEITE, a cearense que deixou o Big Brother Brasil com rejeição de 94,26%. Deixou o Temer comendo poeira.


O presidente do Crea/CE, Emanuel Mota, baixou a portaria nº 90/2018, que dá direito a descontos até 90% e parcelamento das divididas dos profissionais e empresas. É o Refis da entidade. \\\ Luís Alberto Saboya, secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, agora é professor convidado do curso de Urbanismo e Cidades do Insper/SP. \\\ Alunos da Uni7, turno da noite, continuam reclamando: as aulas estão terminando às 22h40min. Nestes tempos de violência, haja reza. \\\ Só lembrando: ”E quem não pode comprar carro blindado faz o quê?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?