Logo O POVO+
Vergonha: Ceará tem 310 lixões
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Vergonha: Ceará tem 310 lixões

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O Ceará registra hoje 310 lixões e apenas oito aterros sanitários. O dado é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que reconhece essa situação como “uma vergonha”. Havia, inclusive, uma lei federal estipulando que esse tipo de situação deveria ter sido contornada até 2014 em todo o País. Diante do quadro, Artur Bruno, titular da Sema, anuncia que vai tocar o projeto Coletas Seletivas Múltiplas com as prefeituras. Ele apresentou ontem essa iniciativa ao Ministério das Cidades em busca de apoio. O objetivo é fazer com que os municípios separem os resíduos sólidos recicláveis dos rejeitos e incentivar a criação de cooperativas de catadores. Há ações piloto em cidades nas bacias do Acaraú, Rio Salgado e Região Metropolitana de Fortaleza, adianta Bruno, acrescentando que a meta é expandir esse projeto para todo Estado com um incentivo a mais para quem aderir: a garantia de 2% a mais de repasse de ICMS. “Nós precisamos enfrentar esses lixões. Isso prejudica o meio ambiente e a saúde”, destaca o secretário. Bruno explica que o projeto de coletas seletivas é barato e uma saída diante de um cenário onde o Governo Federal não tem recursos disponíveis para fazer aterros. Ele expôs também essa iniciativa para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e para membros da Associação Brasileira das Entidades do Meio Ambiente (Abema).
 

POR ESSAS E...
 

Em 2017, o deputado estadual Leonardo Araújo (MDB) defendia o impeachment de Camilo Santana por causa da delação da JBS. Neste ano, virou presença carimbada nos eventos oficiais.
 

EM CAMPANHA?
 

Chama a atenção a presença do chefe de gabinete do prefeito RC, Queiroz Filho (PDT), em audiências com prefeitos do Interior no Abolição. Ele é pré-candidato a deputado estadual.
 

PAUTA DO MEDO
 

O governador Camilo Santana participará amanhã, em Brasília, de audiência com o presidente Temer e outros chefes de executivo dos Estados. É saber do Planalto o que virá pós-criação da pasta da Segurança Pública.
 

AH, BOM!
 

Lúcio Alcântara manda nota informando que sua gestão investiu muito no reforço da PM: “Deixei concursos em andamento para meu sucessor”. Entrou Cid Gomes, o homem do finado Ronda do Quarteirão.
 

PADRE COWBOY
[FOTO1]
O padre Alessandro Campos é uma das atrações do VI Alegria & Louvor, evento que ocorrerá dias 3 e 6 de março, em frente ao IFCE de Maracanaú. Na programação dos 35 anos de emancipação desse município.
 

”MEU LÍDER”
 

Roberto Pessoa e Capitão Wagner podem ir para o PP, ainda em situação sub judice. Pessoa, pré-candidato à AL, trata do assunto com Tasso, a quem chama de “meu líder”. Diferente de um passado recente.
 

SEM PIJAMA
 

Domingos Filho, conselheiro em disponibilidade, faz consulta junto ao TCE. Quer saber se pode se aposentar para, após isso, voltar à carreira política. Ele sonha com uma vaga de senador pelas oposições.
 

PROJETO POLÍTICO
 

Patrícia Aguiar, mulher de Domingos Filho, anuncia: vai se desincompatibilizar, em abril próximo, do cargo de superintendente da Finep Nordeste. Disputará cadeira de deputada estadual.
 

SOMBRINHA AMIGA
 

O Shopping Benfica está disponibilizando gratuitamente guarda-chuva para o cliente que, por sua vez, se compromete a fazer a devolução. Na pratica, um exercício de cidadania e... honestidade.
 

GUERRA AO ÓCIO
 

Nestes tempos de facções criminosas tragando a juventude, uma luz no túnel: o Projeto Vira Vida, do Sesi/CE, abriu nova turma com 50 jovens em situação de vulnerabilidade social. Profissionalizar é a ordem.
 

SOBE
 

VARA DOS DELITOS de Organizações Criminosas, com lei sancionada ontem pelo governador. Que não vire mais um ponto de entulhar processos.
 

DESCE
 

AMC, que não ordena o trânsito no entorno das obras na rotatória da Avenida Aguanambi. E nada de aparecer na área que vai até a Domingos Olímpio.
 

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) iniciou operação no Centro contra ambulantes em situação irregular. \\\ A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, enfrenta problemas de diverticulite. \\\ A empresa cearense Blu apresenta seu sistema pioneiro de assinatura de água mineral predial para a FeiCom 2018. É a maior feira nacional de produtos para a construção civil e ocorrerá de 10 a 13 de abril, em São Paulo. \\\ Avenida Paulino Rocha tem vários trechos às escuras. /// Só lembrando: “E aí, o maior adversário do presidenciável Ciro Gomes é mesmo sua língua?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?