Logo O POVO+
Sindiagua: não à privatização da Cagece
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sindiagua: não à privatização da Cagece

NULL (Foto: )
Foto: NULL

A posição do presidente do BNDES só revela a “perversa face neoliberal do governo Temer que quer, a todo custo, entregar o patrimônio público do País.” Eis o que diz, em nota que manda para esta Coluna o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto. Ele reage à fala de Paulo Rabello de Castro, que diz ser a favor da venda das estatais do setor de saneamento. No caso da água, segundo Jadsosn, o risco envolve prejuízos enormes, por se tratar de um direito humano indispensável à vida. “Mais de 200 cidades - entre elas Buenos Aires, Paris, Berlim e Atlanta - reestatizaram o serviço de saneamento depois de fracassadas privatizações que fizeram com que o lucro privado se sobrepusesse aos interesses coletivos, prejudicando a população com aumentos exorbitantes de tarifas, queda na qualidade do serviço, demissões em massa e elevação da exclusão social. Ao invés de financiar com dinheiro público projetos privatistas que atendem muito mais os interesses do mercado privado, o BNDES deveria usar esse recurso para fortalecer e qualificar o saneamento público.” O Sindiagua, adianta, é “frontalmente contrário a qualquer intenção de venda da Cagece e também a projetos de privatizações disfarçadas de PPP - como o que está em curso no Ceará - que pretende entregar todo o sistema de água e esgoto das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri (o “filé” da receita do saneamento) à iniciativa privada.” 

 

Ele diz esperar que o governador não se alinhe à política “entreguista” de Temer e, assim como já fizeram pelo menos sete estados, retire o Ceará do programa nacional de privatizações.
 

PUXANDO BRASA
 

Em clima de crise na segurança, a defensora-pública geral do Estado, Mariana Lobo, lembra: ainda há 105 vagas não preenchidas no órgão, que tem papel fundamental no caso dos processos de presos provisórios.
 

ALÉM DO LUCRO
 

O Creci-CE faz reunião hoje, às 19 horas, em sua sede, com a presença do delegado Jaime de Paula Pessoa. É orientar a categoria sobre cuidados ao vender imóveis, principalmente depois do caso de líderes do PCC donos de imóveis em condomínio de luxo.
 

POSSE
 

Posse dos Correspondentes O POVO 2018 será hoje, às 15 horas, no Arcoplex do Shopping Aldeota. Estudantes vão assistir ao filme Pantera Negra. O projeto atingirá 200 alunos, de escolas públicas e privadas.
 

SALUTE!

[FOTO1]
O ex-governador e ex-senador Lúcio Alcântara recebe hoje, às 15 horas, das mãos do presidente Michel Temer, no Planalto, a Medalha Oswaldo Cruz. É a mais alta comenda da área de saúde do País.
 

SOBE
 

CENTRO DRAGÃO DO MAR, que passa a administrar o Sesc Iracema, que,
por sinal, será batizado como Centro Cultural Iracema
 

DESCE
 

SISTEMA “S” que, por causa do escândalo da Fecomércio no Rio, volta a ser alvo de questionamentos no País.

TOQUE DA MEMÓRIA
 

Uma parceria Cruz Vermelha e Associação dos Cegos do Ceará criou o projeto Retrato 3D. Nele, cegos podem guardar imagem de entes queridos em retratos, na perspectiva de suas memorias através do toque.
 

LIÇÃO SOLIDÁRIA
 

O Hemoce colherá sangue dos alunos da Uninabuco (Hotel Savanah) amanhã, das 8h30min às 13 horas, no 4º andar. A ação é resultado de uma parceria para reforçar estoque do órgão.
 

80 milhões de dólares foi o empréstimo da Prefeitura de Caucaia para ações de mobilidade e urbanização. Uma missão do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF) visita a cidade.
 

ESCLARECENDO
 

O MPCE esclarece: Não emitiu recomendação proibindo a entrada da imprensa no pátio da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Contudo, reforça que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a proteção da imagem das crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais.
 

PACHAMAMA
 

Vem aí a Prática dos 21 Dias, de limpeza física e espiritual e de caráter mundial, que destaca o respeito à mãe Terra. A ação do Movimento Nacion Pachmama inicia amanhã na rua Barão de Aracati, 1925, às 19h30min (www.nacionpachamama.com).
 

EM ALTA
 

Uma emenda no valor de R$ 1 milhão foi destinada para projetos de Tecnologia da Informação no Senai do Ceará. Comemora o diretor regional do órgão, engenheiro Paulo André.
 

O Congresso Nacional de Hotelaria e a Feira Equipotel serão lançados amanhã, às 9 horas, no La Maison Buffet. Os eventos ocorrerão de 16 a 18 de maio, no Centro de Eventos. \\\ O Prêmio BNB de Jornalismo está com inscrições prorrogadas até 23 de março. A premiação total: R$ 191 mil. \\\ Ciro Gomes assim definiu o tríplex do Guarujá, que levou Lula a virar réu na Lava Jato: “Coisa cafona”. /// Só lembrando: ”E aí, você votaria em Temer se ele fosse mesmo candidato à presidência?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?