Logo O POVO+
Quem mais investiu em segurança no ceará?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Quem mais investiu em segurança no ceará?

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Camilo Santana vive destacando, em seus discursos, que sua gestão tem sido a que mais investiu em segurança pública na história do Ceará, mesmo nessa época de crise. Em pouco mais de três anos, está chegando a mais de nove mil agentes de segurança contratados, sendo mais de 6 mil PMs e quase 1.500 policiais civis, que já tiveram novo concurso anunciado ainda para este ano. A coluna foi investigar os dados desde os anos 1990, quando estavam no poder Ciro Gomes, Tasso Jereissati duas vezes, Lúcio Alcântara e Cid Gomes duas vezes. Eis os dados: De 1991 a 1994, Ciro Gomes contratou 3.722 policiais, sendo 367 da Polícia Civil. De 1995 a 2002 - portanto em 8 anos -Tasso contratou 3.646 policiais, sendo 429 PCs. De 2003 a 2006, Lúcio Alcântara contratou 1.529 policiais, sendo 483 PCs. De 2007 a 2014, durante dois mandatos, Cid Gomes contratou 8.805 policiais, sendo 1.582 PCs. Pelo levantamento, antes mesmo de terminar seu mandato, Camilo já contratou mais policiais que todos os antecessores, sendo dois deles detentores de dois mandatos. Bem, se com esse número todo de policiais contratados a violência alcançou patamares tão altos, imagine como estaria o Estado sem esse investimento.


DESPRENDIDO
[FOTO1] 

Do senador Eunício Oliveira (MDB), ao discursar na última sexta-feira, no Palácio Abolição, no ato Ceará Veloz: “Fazer política é fazer o bem sem exatamente olhar pra quem.”
 

VRUMMMM
 

Nesta semana, mais 100 veículos estão sendo comprados pelo governo estadual para o Batalhão de Choque. O pacote deve ser incorporado à frota da PM até o dia 15 de março, segundo a pasta da Segurança.
 

FAIXA LIVRE
 

O Sinditáxi Ceará reivindicou ao prefeito Roberto Cláudio que libere o uso da faixa exclusiva de ônibus de Fortaleza também para os táxis cadastrados do Interior. O prefeito prometeu analisar o caso.
 

ESPARADRAPO
 

Alô, Dnit! Voltaram a abrir as fendas sobre as juntas de dilatação da BR-116, altura do viaduto em frente a Base Aérea de Fortaleza. Sem falar nos buracos que já estão aparecendo nesse cenário.
 

OTIMISTA
 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, avisa: “A safra deste ano será 50% maior que a de 2017. Garantimos sementes, chove bem e virá produção”. Eis um otimismo de fazer inveja a agricultor.
 

OTIMISTA 2
 

Otimista com o inverno está o dirigente do Sindicato dos Lacticinistas do Estado, José Antunes Mota. Ele diz que “inverno bom combina com pasto bom e muita produção.” Mas sem essa de águia no leite, é claro.
 

PASSANDO O PONTO
 

Há cerca de dois anos, a Polícia prendeu um chefão do tráfico da Comunidade Riacho Doce (Bairro Bela Vista), que morava num big apê da Beira Mar. Mas, hoje, a droga naquela área, continua sendo vendida.
 

DOM QUIXOTE
Toda vez que viaja para Brasília, mesmo a serviço, o prefeito Assis Arruda, de Baturité, paga passagens do próprio bolso e usa seu carro. Não usufrui das diárias. “Vivemos crise. Tenho que dar exemplo!”, diz.
 

PRATO POPULAR
 

A UFC fechou parceria com a Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim e oferecerá cursos gratuitos na área. Com inscrições no Centro Cultural Bom Jardim.
 

1.100 filiais terá o Grupo Pague Menos até o mês de junho, segundo o controlador Deusmar Queiroz. Já a filial nº 1000, fincada em Fortaleza, na avenida Santos Dumont, continua em obras.
 

SOBE
 

DEFESA CIVIL DE FORTALEZA, que vem marcando presença nas ocorrências registradas nestes tempos de chuva. A resposta tem sido imediata.


DESCE
 

ASSALTOS EM PARADAS  de ônibus, que aumentaram nos últimos meses. Isso, sem computador vítimas que não fazem o velho Boletim de Ocorrências.
 

Vem ai a I Semana de Direitos das Pessoas com Deficiência na UFC. Os eventos acontecerão nos vários cursos de 14 a 16 de março próximo. \\\ Grupo M. Dias Branco marcou para o dia 5 de março, em São Paulo, assembleia para aprovação do seu Balanço Financeiro 2018. Expectativa de bons lucros. \\\ Wolney Oliveira fechando patrocínios para o 28º Cine Ceará, já marcado para agosto próximo. \\\ Só lembrando: ”O que você acha de juiz ameaçando greve por causa do auxílio-moradia?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?