Logo O POVO+
Ibama reforma centro de triagem
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ibama reforma centro de triagem

NULL (Foto: )
Foto: NULL


O Centro de Triagem de Animais Silvestres mantido pelo Ibama em Messejana, na Capital cearense, ganhou sua primeira reforma depois de 15 anos de atividades. O custo total ficou na faixa dos R$ 700 mil, segundo o superintendente estadual do órgão, Herbert Lobo. Esses estabelecimentos recebem animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados. “Com essa reforma, ganhamos melhores condições para esse tipo de trabalho do Instituto”, garante Lobo, que deverá inaugurar o centro em março próximo, com a presença da cúpula do Ibama de Brasília. Ele acrescenta que está fechando com a Fundação Getúlio Vargas outra ação que considera importante: a reciclagem do corpo técnico do órgão. “Estamos fechando um programa de formação e capacitação de gestores, com o objetivo de sintonizar o órgão para novas demandas da sociedade. Essa capacitação terá início em abril próximo”, adianta Lobo que, pelo visto, e mesmo com pouca verba, tenta fazer com que o Ibama cumpra de fato suas tarefas em defesa do meio ambiente. Sem fazer inveja à Seuma.


QUADRO ATUARIAL
 

O Tribunal de Contas do Estado deu prazo de 60 dias para que a Seplag e a Sefaz apresentem resultado de auditoria feita na área da previdência estadual. Quer transparência nas informações em nome da clientela.
 

VERSÃO PETISTA
[FOTO1] 

O senador José Pimentel vai à Câmara Municipal amanhã, às 10 horas, bater na reforma da Previdência de Temer. Ex-ministro da Previdência de Lula, é convidado de Salmito Filho (PDT) e Guilherme Sampaio (PT).
 

XÔ, BOLSONARO!
 

Se depender da cúpula, o Patriota (ex-PEN), comandado no Ceará pelo ex-vereador Samuel Braga, vai apoiar o presidenciável Ciro Gomes. Sem surpresa, pois a sigla ocupa cargos na Prefeitura e no Governo.
 

REFORÇO
 

A força-tarefa que investiga facções criminosas, no âmbito do MPCE, ganhou reforço de promotores e servidores. A providência foi tomada pelo procurador-geral de Justiça, Plácido Rios.
 

ZONA DO PADIM
 

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado fará dia 26 próximo, no Crato, um fórum para divulgar a ZPE. Para potenciais fornecedores daquela banda do Estado, informa o secretário César Ribeiro.
 

FUI!!
 

Lúcio Alcântara entrega o comando do PR/CE no fim deste mês. Quer se dedicar ao ICC, onde é presidente, e ao novo bem-querer: a Faculdade Rodolfo Teófilo. Que Gorete Pereira e Roberto Pessoa se acertem.
 

AULA MAGNA
 

A Pós-Graduação da UFC abre 2018 com aula de Fernando Cendes, da Academia Brasileira de Medicina, dia 2 de março, às 10 horas, na reitoria. Tema: “Reflexões sobre Neurociência e Plasticidade Cerebral”.
 

ALÔ, SAMU!
 

Uma família com paciente psiquiátrico e ameaçando de morte a todos, desesperada, pediu ajuda ao SAMU e, até hoje, espera. Não fora o aconselhamento que ela recebeu de contratar uma equipe de jiu-jitsu, o paciente continuaria em casa. E a família pagou R$ 1 mil pela remoção.
 

5.134 foi o total de homicídios, ano passado, no Ceará. Número que, sem sombra de dúvidas, merece reflexões em clima de Campanha da Fraternidade 2018 - abordará violência, com lançamento amanhã, em Fortaleza.
 

SALUTE!
 

Vem aí um projeto de reforma do sistema de saúde do Ceará. Com apoio do BID e de consultores liderados por Rafael Bengoa, ex-ministro da Saúde da Espanha. As reuniões, nesse sentido, já começaram na Sesa.
 

SOBE
 

MARACATUS, que atraíram visitantes para a avenida Domingos Olímpio. Um pouco da tradição da nossa folia desfilou e encantou a todos.
 

DESCE
 

ACIDENTES COM MOTOS, que sempre fica na pole position dos atendimentos em emergências, como a do IJF-Centro. Enredo mais que surrado.
As redações aguardam o balanço final sobre a violência durante o Carnaval no Ceará. Fazendo figa. \\\ Os CAPs viraram farmácia? Só servem para distribuir remédio entre a clientela. E quando tem. \\\ A Prefeitura não proibiu o plantio de nim indiano nas calçadas da cidade. Nim mata abelha e prejudica a flora nativa. \\\ Só lembrando: “E aí, o que é pior da volta do Carnaval: a liseira ou a ressaca moral?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?