Logo O POVO+
Governo diz ter plano de segurança
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Governo diz ter plano de segurança

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Sobre cobrança desta Coluna ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, acerca de um plano de segurança, quem mandou resposta foi o chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Élcio Batista. Ele assegura que o Estado tem um programa para a área, que é bem mais do que um plano. Chama-se Pacto por um Ceará Pacífico, “Somos o único estado do Brasil a ter um programa de pacificação social e eu desafio outro Estado a apresentar algo semelhante ao que estamos fazendo aqui”, dispara. Élcio explica que esse plano “não é um conjunto de propostas soltas, mas um trabalho integrado.” Diz ainda que o primeiro ponto do Pacto por um Ceará Pacifico “é buscar a integração entre os Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário e instituições da área de segurança pública e justiça”. Reconhece que o processo de integração é também de aprendizagem e lento, mas que se faz imperativo para o enfrentamento da violência de forma uniforme. 

 

Indagado sobre o porque então do aumento da criminalidade, observou: é consequência de um cenário nacional, que tem como causas o tráfico de drogas, o tráfico de armas e a lavagem de dinheiro. Adiciona um outro ingrediente em sua fala: “O Brasil não se preparou para ter a quantidade de jovens que tem hoje em idade ativa e produtiva.” Trata-se de um contingente ainda à margem de políticas públicas , mas que no Ceará há um esforço para enfrentar esse quadro, apostando em escolas de tempo integral médio e esporte e aumento do efetivo. Élcio aproveita para informar: a força-tarefa prometida pelo governo federal como apoio na luta contra as facões criminosas ainda não apareceu por aqui.
 

TROPA DOS PETS
 

Até 4 de março próximo, o Imparh recebe inscrições para a seleção de médicos veterinários (dois cirurgiões, um anestesista e um clínico geral). Exclusivamente pela internet (https://goo.gl/ksjWUo).
 

XÔ, REFORMA!
 

Sindicatos e partidos de esquerda fazem panfletagem nos terminais de ônibus. Chamam para passeata que ocorrerá segunda, às 9 horas, saindo da praça da Faculdade de Direito, contra a reforma da Previdência.
 

JAZZ DESAFINADO
 

Além da falta de estrutura para receber tanta gente, reinou também exploração no Carnaval do Jazz de Guaramiranga. Havia até estacionamento cobrando R$ 30,00. Depois da meia-noite, subia para R$ 50,00.
 

JAZZ DESAFINADO 2
 

Além desse varejo, há um outro dado, que é alarmante: a pouca estrutura de saúde em Guaramiranga para atendimento emergencial. No período do Carnaval, a cidade mais do que triplica a sua população.

UFA!
[FOTO1] 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), comemora. Durante todo o Carnaval, não foi registrado nenhum homicídio em seu município. Ou seja, o plano de segurança ali montado funcionou.
 

SOS MACEIÓ
 

Um abraço no Riacho Maceió, altura da Beira-Mar, será dado por ambientalistas, às 8 horas do dia 24 próximo. Tudo para cobrar da Prefeitura a urbanização da área, com extensão até o bairro da Varjota.
 

PAZ, IRMÃOS!
 

Os secretários André Costa (SSPDS) e Arialdo Pinho (Turismo) andaram se estranhando nas redes sociais por causa dessa onda de violência. Bem, Campanha da Fraternidade neles!!
 

QUARESMA
 

Como vai o ex-presidente da Transpetro e ex-senador Sérgio Machado, aquele que fez delação premiada e entregou meia banda política de Brasília? Anda mais fechado do que poço sem produção.
 

59 homicídios foram registrados no Carnaval deste ano no Ceará. Isso dá 12 a mais do que registrou a folia do ano passado. Haja plano de segurança!

SIM, MAS...


Grupos de turistas que deixaram o Ceará pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins eram só elogios à hospitalidade do cearense durante o Carnaval. Houve, no entanto, queixa sobre preço nas barracas de praia.
 

SOBE
 

FUNCEME, que mostra eficiência em suas estimativas sobre inverno. Eis um órgão que precisa, cada vez mais, de apoio.
 

DESCE
 

BURAQUEIRA NA CIDADE, que, sem dó nem piedade, vem castigando principalmente as sofridas vias da periferia.
 

A Cooperativa de Otorrinolaringologistas do Ceará lançou aplicativo para marcação de consultas. Com opções de médicos e clínicas (OtorrinoJá). \\\ A Faculdade UniNassau oferece dois novos cursos de graduação: Odontologia e Medicina Veterinária. \\\ O novo presidente do BNB, Romildo Rolim, está visitando entidades empresariais. Só lembrando: ”Com tanta chuva se registrando, será que sai um auxílio-canoa?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?