Logo O POVO+
"Deus nos proteja!"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

"Deus nos proteja!"

NULL (Foto: )
Foto: NULL

A exposição neste espaço do chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Élcio Batista, sobre o plano do governo na área da segurança pública, rendeu simpatias e críticas. Um contraponto veio do presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Leandro Vasques, nomeado por Camilo Santana (PT). Em mensagem, Vasques indaga se o plano é o mesmo que está impresso em três volumes do Pacto por um Ceará Pacífico, feito por uma consultoria de São Paulo, no qual o volume 3 “é o que mais se assemelha a um pretenso plano”. E prossegue: “Neste ultimo fascículo, na página 49, há a previsão de se elaborar um programa de política penitenciária. Isso mesmo. Um plano prevendo outro. Na verdade, existem muitos verbos no infinitivo nesse último volume que, em tese, seria o “plano”. Imaginava eu que, em razão dos novos índices de violência, surgiria um novo programa, uma correção de rumos, mas não. O Conselho Estadual de Segurança Publica, invocando a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), oficiou ao Governo buscando informações de quanto foi pago por essa consultoria, mas, até agora, há um ruidoso silêncio como resposta”. Diz, ainda, que o “plano” tem “graves limites técnicos e lacunas temáticas. Sem mais, Deus nos proteja!”. Pelo visto, eis um debate que vai esquentar até a eleição


ADEUS,APITO!

[FOTO1]

A índia Sônia Guadalajara, pré-candidata a presidente pelo Psol, estará na próxima semana no Ceará. Aqui, vem cumprir agenda de reuniões com o partido e tribos. Já pensou: um indígena e mulher na disputa?


REFIS DO VAREJO


Na próxima semana, um grupo de lojistas do Ceará, puxado por Assis Cavalcante, presidente da CDL, pressionará o Congresso. É a luta pró-derrubada do veto presidencial ao Refis das pequenas e microempresas.


JUSTIÇA LENTA


Foi preciso um puxão de orelhas do ministro Herman Benjamin, relator dos casos da Expresso 150, para que a Justiça Federal mandasse intimar acusados. Só depois da defesa prévia é que o STJ apreciará o caso.


FORA, TEMER!


Quem avisa é o chefe de gabinete do Abolição, Élcio Batista: o caso do Ceará não exige intervenção na área da segurança pública. O presidente Temer decidiu por essa medida no caso do Rio de Janeiro.


É MASSA!


O Grupo M. Dias Branco vai construir um quartel do Batalhão de Choque, na Praia do Futuro. Hoje, às 9 horas, a ordem de serviço será firmada com as presenças de Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio.


POUCO GÁS?


A informação é do deputado estadual Capitão Wagner: Em 2014, o Ciopaer realizou cerca de 4 mil sobrevoos em operações de segurança. Já em 2017, o mesmo Ciopaer só efetuou perto de 300 sobrevoos.


AFINANDO


A organização do Festival de Jazz de Guaramiranga esclarece: não tem participação nem influência sobre estacionamentos e seus preços. “Estes valores possivelmente foram cobrados em propriedades privadas”


CURTO-CIRCUITO


Há quem defenda um reajuste da conta de luz do cearense na ordem de 6 a 8 por cento. Isso para compensar a crise hídrica que se abateu sobre reservatórios do sistema energético no Nordeste.


10% de redução dos casos de assalto a instituições financeiras no Ceará. Eis um dado divulgado ontem pelo secretário André Costa (SSPDS). Ufa!

 

CHAPÉU ALHEIO


O deputado federal Zé Airton (PT), membro da Comissão do Orçamento, esteve em São Luís e pode ajudar, com emendas, o Maranhão. Porque o secretário Pablo Zarur é seu amigo e conterrâneo de Icapuí.


SOBE


FERROVIÁRIO, que, com time de poucas estrelas e folha razoável, derrotou o Sport, de Série A. Avante, Ferrão, na Copa do Brasil!


DESCE


DEPUTADOS ESTADUAIS, que alegam ter medo da bandidagem para não instalar a CPI do Narcotráfico. As vítimas que fiquem, então, na saudade.

Os canteiros das avenidas José Bastos e Mister Hull estão uma vergonha. 

 

Além do matagal, muito lixo. \\\ Alô, DER! O matagal também avança em vários trechos da CE-085. \\\ Será reinaugurada segunda-feira,

às 17 horas, a praça da Igreja de Messejana. Após requalificação feita pelo município. \\\ Só lembrando: “Você acredita que intervenção na segurança do Rio resolve ou abafa o problema?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?