Logo O POVO+
A prefeitura e seus aposentados
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A prefeitura e seus aposentados

NULL (Foto: )
Foto: NULL


A Prefeitura de Fortaleza garante, em nota enviada para este colunista, que está superando a burocracia em se tratando de concessão de aposentadorias. 

 

Diz ter implantado mecanismos que “modernizaram e agilizaram o processo desde o ano de 2013, primeiro da gestão Roberto Cláudio”. Ainda de acordo com a nota, informa que o redesenho do fluxo reduziu o tempo do trâmite, por exemplo, de uma média de três anos para aproximadamente 60 dias. 

 

Mas, por sua vez, ressalva que “neste momento, está sendo implantado um novo sistema informatizado, o que pode ocasionar eventuais problemas em um processo de virtualização”. Acrescenta mais: no prazo de dois meses, a implantação do sistema deve ser concluída e a aposentadoria será concedida com maior agilidade e segurança. “Para se ter uma ideia do investimento da Prefeitura nesta área, no ano de 2012 foram aposentados 592 servidores. Em 2017, esse número chegou a 1.359”, conclui a nota da gestão municipal. Por falar em aposentadorias, qual seria o déficit atuarial da Prefeitura?
 

ERA PRA ONTEM
[FOTO1] 

A vice-governadora Izolda Cela e o vice-prefeito Moroni Torgan estiveram reunidos ontem, no Paço, para discutir ações de prevenção contra a violência. Do encontro, virá um pacote na área social. Em breve.
 

PEGOU O BONDE
 

Com o afastamento do desembargador Francisco Pedrosa, citado na Expresso 150, surgiu vaga no Pleno do TJ do Ceará. Um edital nesse sentido sairá publicado dia 22, no Diário da Justiça.
 

ALÉM DAS GRADES
 

O presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, Cláudio Justa, terá audiência, dia 20, com o ministro Torquato Jardim (Justiça). Apresentará a situação dos presídios e a infestação chamada facções criminosas.
 

GRATIDÃO ANACÉ


O posto de saúde dos anacé, em Caucaia (RMF), ganhou o nome de “Dr. Francisco de Araújo Macedo Filho”. Homenagem ao procurador da República, falecido em 2017, que atuou para garantir a criação da reserva.
 

MOBILIDADES
 

O prefeito Roberto Cláudio esteve ontem, em Brasília, com o novo presidente do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), Jaime Holguin. Tratou de novos empréstimos para a área da mobilidade.
 

MOBILIDADES 2
 

O prefeito RC ainda despachou em Brasília com seu neoamigo, o senador Eunício Oliveira (MDB), com quem conseguiu incluir empréstimo de US$ 83 milhões para o projeto da Nova Beira Mar.
 

CONTA DE LUZ
 

O reajuste da conta de luz do cearense será divulgado pela Aneel em abril. A informação é do diretor da empresa, José Nunes. O percentual começou a ser discutido em Brasília.
 

ANDAIME PRESO
 

Com 60 mil empregos e um estoque de empreendimentos batendo nos 9 mil, o presidente do Sinduscon/CE, André Montenegro, avisa: “Novas vagas de trabalho nesse mercado, só no segundo semestre”.
 

FAZENDO CERÃO
 

Na calçada do Fórum Autran Nunes é constante a presença de ‘laçadores’. São pessoas a serviço de advogados e que tentam desviar trabalhadores que vão ao local fazer denúncias e queixas.
 

COMANDANTE
 

O deputado federal Cabo Sabino marcou para o dia 16 de março seu ingresso no PHS. Com ato no auditório da Assembleia Legislativa e ele ingressando na sigla como presidente estadual.
 

SOBE
 

RETIROS ESPIRITUAIS, que se constituem num programa diferente em clima de Carnaval. Um momento para boas reflexões.
 

DESCE
 

MORTANDADE DE PEIXES no Parque da Liberdade, o popular Parque da Criança (Centro). Um crime ambiental que se repete sempre em épocas de chuva.

 

Horizontais
 

Carlos Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, é pré-candidato a deputado federal. Pelo PT. \\\ O TRE do Ceará vai abrir vaga para juiz suplente na categoria jurista. No lugar de Kamila Castro, que concluiu mandato. \\\ Correção. É no Itaperi e não no Pici o local de inscrição para professor visitante. \\\ Só lembrando: “Por quanto vai sair mesmo o Carnaval de Aracati?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?