Logo O POVO+
A DPU e a intervenção no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A DPU e a intervenção no Ceará

O defensor-público geral da União, Carlos Eduardo Paz, segue a mesma linha de raciocínio do ministro da Justiça, Torquato Jardim: não há necessidade de intervenção na área da segurança pública do Ceará. Morador de Fortaleza, ele avalia que o quadro por aqui ainda é contornável e que a chegada da força-tarefa federal tem tudo para enfrentar o crime organizado, dentro de um trabalho entrosado com a cúpula da segurança do Estado. Carlos Paz deixa claro, no entanto, uma certeza: a Defensoria Pública da União acompanhará as providências a serem adotadas tanto no Rio como no Ceará, dentro da sua função constitucional de faze valer os princípios da cidadania. Ou seja, o órgão ficará “atento contra possíveis violações no decorrer desse trabalho dos militares.” Ele lembra ainda que a DPU tem atuação na Justiça Militar em todo o País. Sobre o caso da onda de violência no Ceará, o defensor-público geral reconhece um quadro crítico, mas reitera que ainda dá para ser contornado. “Não há clima para intervenção, por enquanto”, observa. 


INVESTIGAÇÃO
 

O promotor paulista Lincoln Gakiya esteve em Fortaleza, na PGJ, em dezembro. Aqui, falou sobre o combate ao crime e como funcionam em rede os 14 núcleos do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
 

INVESTIGAÇÃO 2
 

Lincoln Gakiya investiga, desde 2006, as ações do PCC. Detalhe. No Ceará, com toda essa briga de facções, só existe um núcleo do Gaeco. Bem que Camilo podia ampliar o Gaeco Ceará.
 

FICOU NA MULTA
[FOTO1] 

O TCE aplicou multa de R$ 24.084,51 ao ex-secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, por ter promovido a contratação de empresa destinada à construção do Acquario do Ceará, que já comeu mais de R$ 150 milhões dos cofres estaduais. Foi por maioria de votos. Só.
 

IRMÃOZINHOS
 

Camilo Santana (PT) e o senador Eunício Oliveira uniram esforços pró-força tarefa de segurança no Estado. E ontem ainda estavam na assinatura da ordem de serviço de ampliação do aeroporto do Cariri.
 

BATEU A POEIRA
 

Um petista pisou ontem no Planalto, pela primeira vez, depois do impeachment de Dilma. José Guimarães, líder da minoria na Câmara, esteve na reunião do Conselho Político que tratou da intervenção federal no Rio. Para ele, só ”marketing”.
 

FALTANDO POVO
 

Um grupo de sindicalistas fez protesto ontem, no aeroporto de Fortaleza, contra a reforma da Previdência. Deu para perceber que a mobilização só envolvia servidores públicos. E, assim mesmo, poucos.
 

TROPA DE RESERVA
 

Com o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos, pedido de retificação do edital do último concurso de agentes penitenciários, feito em outubro de 2017. Há promessa de chamar mais 1.500 aprovados.
 

50 km como limite na avenida Leste-Oeste está deixando muitos motoristas com dúvidas: cadê a estatística que mostra tantos acidentes numa via com quatro faixas e bem sinalizada?
 

PAPO REGIONAL
 

Nesta quarta-feira, o CIC volta a mostrar que está vivo. Banca palestra da professora Tânia Bacelar (UFPE) sobre “Conjuntura Nacional”, a partir das 18 horas, no auditório da Federação das Indústrias.
 

MOTE DA OCASIÃO
 

E se a força-tarefa que está por aqui der conta, com a SSPDS, da criminalidade, será que o Capitão Wagner continuará pré-candidato ao Governo? Indagam muitos via redes sociais.
 

SOBE
 

AS CHUVAS, que estão fazendo renascer a esperança de boa safra entre os agricultores. E tome água!!
 

DESCE
 

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA da Polícia do Ceará, que só soube da presença de chefes do PCC quando eles apareceram mortos em Aquiraz.


O Sinduscon/CE integra agora a lista dos clientes da Caramelo Comunicação. \\\ Padre Emilson Mendes, pároco da Igreja de São Gerardo, convida para palestra hoje, às 19 horas. Sobre a Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência”. \\\ Apraça da Igreja Redonda (Parquelândia) registra pane diária em sua iluminação. Só lembrando: “ E aí, a Setur contabilizou, em seus índices de visitante de férias, a presença de chefes do crime organizado?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?