Logo O POVO+
Rede de proteção e as facções
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Rede de proteção e as facções

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Uma carta enviada na última quarta-feira ao governador Camilo Santana (PT) e à secretária Socorro França (Proteção Social) dá conta de como Estado e Município são pouco ineficientes em fazer valer uma rede de proteção à infância e à adolescência de nascidos em zonas miseráveis de cidades como Fortaleza e Juazeiro do Norte. A missiva fala da biografia trágica de quatro irmãos violados de direitos. O mais velho tem 19 anos, o outro 18, o terceiro 14 e o caçula 13. O quarteto, filhos de pais migrantes de Juazeiro e dependentes químicos, foi abandonado em Fortaleza e viveu quase sete anos em um abrigo da Prefeitura. O mais novo, que foi abrigado com 3 anos de idade, virou criança de rua na capital cearense e, hoje, perambula pelo Cariri. 

 

Apesar de ordens judiciais, o menino não consegue ser submetido a um tratamento de saúde porque nem as prefeituras de Fortaleza e de Juazeiro nem o Estado decidem como fazer para acomodá-lo em instituições sucateadas e emperradas na burocracia. Vulnerabilidades assim têm permitido que facções criminosas recrutem meninos e meninas em situação de rua para o crime.

 

PROTEÇÃO?

 

A história é longa e digna de um processo judicial contra o Poder Público. Os quatro meninos foram dispensados do abrigo para viver com uma tia em Fortaleza, apesar de o mais velho dizer ao juiz que não havia condição de viver com ela. Também pobre, assalariada e mãe de três crianças. Resultado, porque sofriam maus tratos, cada um foi tomando rumo nas ruas de Fortaleza.

 

PROTEÇÃO II?

 

O mais velho conseguiu voltar para Juazeiro e virar carpinteiro. O segundo entrou para uma facção na periferia de Fortaleza. O terceiro foi parar em uma borracharia no Cariri, onde era abusado sexualmente e obrigado a vender drogas. E o caçula ficou. Foi sobreviver entre a Praça do Ferreira e o Oitão Preto, entre surras da polícia e "aviãozinho" de traficantes. Um dia, foi levado para Juazeiro.

 

PROTEÇÃO III?

 

Em Juazeiro, o menino de 13 anos foi morar com o mais velho em uma casa alugada graças a benevolência e compaixão da autora da carta. Porém, precisando de um tratamento para se livrar da dependência das drogas, instituições como o Caps e o Cras não aceitam recebê-lo porque não há responsável presente. Seria o irmão carpinteiro, mas se ele for perderá o emprego. Alô, governador, a insegurança pública só se resolverá quando meninos e meninas de áreas vulneráveis tiverem rede de proteção semelhante aos dos nossos filhos.

 

ABUSO SEXUAL

 

O Brasil ocupa a 11ª posição no estudo Out the Shadows Index ou Índice Fora das Sombras. Criado pela The Economist, o indicador analisa como os governos estão respondendo à ameaça de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em 40 países.

 

ABUSO SEXUAL II

 

A posição do Brasil parece confortável, mas não é. O estudo, apoiado pela World Childhood Foudation, reconhece que o País tem leis e "engajamento da indústria, sociedade civil e mídia". Porém, a nota cai no tópico "compromisso e capacidade do governo".

 

5,38%

 

é o reajuste das tarifas nos aeroportos da Infraero. Entrará em vigor em 30 dias. No Ceará, valerá para o aeroporto de Juazeiro do Norte já que o Pinto Martins é concessão da Fraport.

 

CANOA

 

A Azul Linhas Aéreas vai inaugurar no dia 12 de fevereiro o voo Recife/Canoa Quebrada, segundo a Secretaria do Turismo do Ceará. Boa notícia para as duas cidades, principalmente no Carnaval.

 

DIREITOS HUMANOS

 

Vereador Guilherme Sampaio, líder do PT na Câmara de Fortaleza, informa que a bancada petista vai apoiar o nome de Larissa Gaspar para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Casa.

 

BODE IOIÓ
[FOTO1]

O ator e diretor Carri Costa desfilará na escola de samba Paraíso do Tuiuti no carro do Bode Ioió. A Tuiuti levará para a Marquês de Sapucaí parte da história do Ceará.

 

SOBE

 

MOBILIDADE

 

Prefeitura de Fortaleza que ganhou o prêmio Sustainable Transportation Award. Pela implantação de iniciativas que favorecem um transporte sustentável. A premiação foi em Washington (EUA).

 

Desce

 

SUFOCO

 

Enel que, mesmo com viaturas da PM, tem se recusado a ir em comunidades onde cabos da energia elétrica foram cortados pelas facções. Caso do Canindezinho, às margens da Osório de Paiva.

 

HORIZONTAIS_

 

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) trará para Fortaleza o seminário Mobilize 2019, dias 24, 25 e 26 de junho. /// No próximo domingo, o Cineteatro São Luiz recebe o show Rodger Rogério 75 anos, às 18 horas. Ingressos pelo www.tudus.com.br /// A missa de 7º Dia do empresário Célio Guimarães, um dos fundadores do Fortal, será na próxima segunda-feira, 21, às 19 horas, na Capela do Colégio Christus. /// No RioMar Kennedy está acontecendo a feira de livros usados. Oportunidade para baratear a volta às aulas. ///Só lembrando: E aí, por que é tão difícil para alguns aceitar a transexualidade dos outros? Deixa a vida de quem quer ser feliz em paz.

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?