Logo O POVO+
O acordo praia do futuro
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

O acordo praia do futuro

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Um acordo vem sendo construído para que as "barracas" da Praia do Futuro se adequem ao que determina à lei e não sejam demolidas. Segundo o procurador Alessander Sales, da Procuradoria da República no Ceará, está em fase de conclusão um Termo de Referência. O documento, discutido em um fórum criado para por fim ao impasse, traz entre as proposições o lançamento de um concurso de ideias para reconstrução ou readequação de empreendimentos pequenos, médios e grandes. A intenção é apresentar um projeto arquitetônico sustentável, coordenado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil-Ceará, que permita a livre circulação da população até a praia. Sem obstáculos e mais privatização dos terrenos de frente para o mar. De acordo com Alessander, até o final do próximo mês, o Termo estará concluído e, provavelmente, aprovado em votação aberta pelos membros do Fórum da Praia do Futuro. O procurador informa que o empresário que aderir ao acordo assinará um Termo de Ajustamento de Conduta e o Ministério Público Federal retirará a ação contra ele na Justiça.

 

DISCORDÂNCIA

 

Donos de pequenas e médias barracas estariam dispostos a assinar o acordo gestado pelo Fórum da Praia do Futuro. O problema, afirma o procurador Alessander Sales, seriam grandes empreendimentos que insistem em manter estruturas com piscinas e outros equipamentos em grande faixa da praia.

 

DISCORDÂNCIA II

 

Segundo a perícia do MPF, das 154 barracas construídas na Praia do Futuro, 101 impedem o livre acesso das pessoas ao mar. Dessas, 98 ocupariam áreas que excedem o tamanho do espaço que foi determinado pela Secretaria do Patrimônio da União.

 

MEIO AMBIENTE

 

O Termo de Referência do Fórum da Praia do Futuro prevê a criação de um "condomínio" de barraqueiros para que seja feita a gestão sustentável da área juntamente com o Poder Público. O impacto ambiental já causou, por exemplo, o fim de espécies como feijão-da-praia e o murici.

 

MEIO AMBIENTE II

 

Quando os desembargadores do Tribunal Regional Federal decidiram manter as barracas, ignoraram a questão ambiental. Levaram em conta apenas o aspecto econômico. Ali, são gerados três mil empregos diretos e dez mil indiretos. Há uma frequência de 200 mil pessoas por mês e a geração de toneladas de material reciclável. No entanto, a maior parte vira lixo nas ruas, na praia, no mangue e no mar.

 

ABANDONO

 

O Vagão Biblioteca da Praça Luíza Távora continua abandonado e se deteriorando, cheio de pichações. Será tão oneroso recuperar o equipamento e oferecer livros para quem frequenta a praça de dona Pierina?

 

DELÍCIA

 

A Expedição Jornalística Ceará Gastronômico, promoção do jornal O POVO e rádio O POVO/CBN, receberá na próxima terça-feira, 22, interessados em participar de uma roda de conversa sobre "receitas do baú" das famílias. As inscrições devem ser feitas pelo link: http//bit.ly/Expedição_OPOVO_Fortaleza. O encontro será na Cegás, de 8 às 12 horas, na Washington Soares, 6475, José de Alencar.

 

EXCLUÍDOS

 

A promotora de Justiça Carolina de Paula, de Itapipoca, entrou com uma ação civil dando um prazo de 60 dias para a prefeitura construir um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. Para abrigar e alimentar. Sob pena de multa diária de R$ 10.000,00.

 

REI MOMO

 

Estão abertas as inscrições para quem quer ser o Rei e a Rainha do Carnaval cearense deste ano. O prêmio é de R$ 8 mil para cada um dos eleitos. A realeza da folia conta ainda com a princesa e outros súditos. Informações com a Crônica Carnavalesca: 3226.9581

 

PASSARINHAR NO COCÓ 

[FOTO1]

O II Vem Passarinhar acontecerá amanhã, a partir das 7 horas, no Parque do Cocó. A observação de aves, com saída pela Padre Antônio Tomás (gerência) será guiada pelo biólogo Guilherme Guilhon. Depois haverá um café da manhã e a abertura de uma exposição fotográfica de Marcel Lucena, do projeto Passarinhando pelo Brasil.

 

SOBE

 

JUSTIÇA

 

Desembargador Washington Luis Bezerra que tomará posse como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, no dia 31 deste mês. Ele substituirá Gladyson Pontes.

 

Desce

 

DESCE

 

Ataques das facções criminosas em Fortaleza que poderão afastar turistas no Carnaval e na Semana Santa.

 

HORIZONTAIS_

 

O Náutico e a Livraria do Escritor Cearense realizam hoje a Feira do Escritor, de 9 às 15 horas. /// O Laboratório de Análise de Leite da Faculdade de Tecnologia de Quixeramobim realizou ontem treinamento com produtores para cuidados na coleta e armazenagem do produto em campo. /// O prefeito do Cedro, Nilson Diniz (PDT), será eleito presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). Só ele concorre, no dia 25 deste mês. /// A missa de 7º Dia pelo jornalista Tarcísio Colares será na próxima segunda-feira, às 20 horas, na igreja São Vicente de Paulo, na Desembargador Moreira, 2211. /// Só lembrando: "E aí, o filho de Bolsonaro e o motorista Queiroz são uma dor de cabeça para os generais?"

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?