Logo O POVO+
Adolescentes com deficiência fora da escola
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Adolescentes com deficiência fora da escola

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

Pelo menos 1.278 crianças e adolescentes com deficiência nunca passaram por uma sala de aula em Fortaleza. Outras 398 já frequentaram a escola pública, mas atualmente não estão em nenhuma da Capital. Os dados são do cadastro de pessoas atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada. Uma recomendação da promotora Elizabeth Almeida, da 16ª Promotoria Cível, orienta que as secretarias da Educação de Fortaleza e do Estado terão de fazer busca ativa e providenciar a matrícula desses excluídos. A iniciativa é parte de um Termo de Cooperação Técnica. Mas além de garantir a matricula é necessário fazer a inclusão por inteiro no ambiente escolar. Sem escolas adequadas e professores preparados, crianças e adolescentes com deficiência continuarão discriminados.

 

AMORTECIMENTO

 

A juíza Ana Paula Feitosa, da 10ª Vara da Fazenda Pública do de Fortaleza, suspendeu a redução da zona de amortecimento do Parque do Cocó. A área em questão fica na rua Reginaldo Rangel, a 50 metros de uma das entradas da Unidade de Conservação. Perto da entrada da trilha da Lagoa.

 

CALADO

 

Ana Paula Feitosa quer saber por que o governo não se opôs à decisão que "desrespeita" o Decreto estadual 32.248/17, que define a zona de amortecimento do Parque. Nem a Procuradoria Geral do Estado nem a Secretaria do Meio Ambiente contestaram a estranha decisão da Delegacia do Patrimônio da União de reduzir a zona de amortecimento do Cocó.

 

RISCO

 

Decisão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, de suspender por 90 dias convênios e outras atividades envolvendo ONGs que lidam com o meio ambiente pode trazer prejuízos irreparáveis como desmatamentos na Amazônia e outros biomas (a Caatinga, pro exemplo). O executivo pode rever contratos suspeitos? Claro que sim. E qual o critério para essa "auditoria"? É o ideológico da tal "despetização"?

 

TRANSPOSIÇÃO

 

No Nordeste, várias ONGs que trabalham na recuperação das bacias do São Francisco, do Parnaíba e com educação ambiental nas comunidades ribeirinhas, estão à espera do resultado do chamamento público para conversão de multas ambientais e então tocar projetos importantes e sérios. Bom lembrar que o Velho Chico já sofre um grande impacto com a Transposição.

 

RIO POTI

 

No Ceará, a Cáritas Diocesana de Crateús e a Associação Caatinga inscreveram os projetos "Vida no Semiárido da Sub-Bacia Poti-Parnaíba" e "Caatinga preservada: modelo integrado de Conservação do Semiárido", respectivamente. Os dois trabalhando a convivência sustentável entre homem e natureza entre o Ceará e o Piauí.

 

RESERVA

 

Não será fácil a volta de PMs da reserva para se engajar no enfrentamento dos ataques da facções no Ceará. Muitos dos policiais, aposentados desde 2014, não querem voltar à ativa. Ontem, no quartel do Comando Geral, nem todos os 200 PMs convocados estavam satisfeitos. Alguns prometem ir à Justiça, se forem obrigados.

 

QUE COISA!

 

O Governo Federal vai reajustar em 3,43% os valores pagos para aposentados da Previdência Social. Enquanto isso, o presidente Bolsonaro e outros 141 deputados poderão se aposentar ganhando R$ 33,7 mil. Muito acima do teto.

 

FAKE NEWS

 

O Portal do Ministério da Saúde está disponibilizando um número de whatsapp para desfazer notícias falsas. As informações mentirosas compartilhadas pela rede têm prejudicado, por exemplo, o calendário obrigatório de vacinação. O número para consulta é (61) 99289 4640.

 

ASSÉDIO SEXUAL

[FOTO1]

A Globo e o ator José Mayer decidiram encerrar um contrato que durou 35 anos. Mayer estava afastado da emissora desde 2017, quando a figurinista Su Tonani o acusou de assédio. No início, ele negou. Depois admitiu e pediu desculpas. Su decidiu arquivar o caso na delegacia.

 

SOBE

 

ALEGRIA

 

A boa pré-estação chuvosa registrada neste janeiro e no mês passado. Agora, é torcer por uma quadra favorável ao Ceará. Principalmente para o Interior do Estado, que está precisando.

 

Desce

 

TRISTEZA

 

Nível do açude Castanhão, operando apenas com 2% de sua capacidade hídrica. Situação crítica também para o segundo maior reservatório do Ceará, o Orós, que está com 5,5%.

 

HORIZONTAIS_

 

A Secretaria da Cultura do Ceará receberá indicação de nomes para a Comenda Patativa do Assaré 2019. Os candidatos podem ser apontados de 15 a 22 de janeiro pelo site da Secult,. /// O Iprede iniciou o Projeto Contra a Obesidade Infantil/2019. Realiza atendimentos de segunda a sexta, de 7 horas às 17 horas. Informações: www.iprede.org.br. /// De 26/1 a 27/1, o Teatro RioMar Fortaleza receberá os atores Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti na peça Um Panorama Visto da Ponte, vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte. /// Só lembrando: E aí, fabricantes e traficantes de armas gostaram da liberação da posse de armas de fogo?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?