Logo O POVO+
A Usina de promessas
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

A Usina de promessas

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Começou 2019 e a usina desativada de açúcar de Barbalha permanece como está desde que foi comprada, em 2013, pelo então governador e atual senador Cid Gomes (PDT). Ninguém entendeu a compra do ferro velho por mais de R$ 15 milhões. Nem por que o Ministério Público do Ceará não investigou o investimento público em uma grande sucata no Cariri. Em setembro do ano passado, o governo Camilo Santana (PT) informou que um grupo empresarial paulista (não divulgou o nome), a Universidade Federal de Tocantins e a Embrapa/Ceará estariam desenvolvendo uma estudo para transformar batata doce em etanol. Até agora, tudo permanece como está. O POVO visitou a usina no mês passado. Dois vigilantes, precariamente instalados, pastoravam o prédio e as máquinas que se destroem e o mato cresce dentro.

 

CABEÇA DE BURRO

 

Aliás, uma cabeça de burro deve ter sido enterrada também no natimorto Acquario Ceará. Obra investigada pelo Ministério Público e que vem consumindo milhões de recursos públicos. Outra herança de Cid para Camilo e que o Grupo Dias Branco desistiu, este mês, de investir R$ 600 milhões. Eis aí outro bastidor que merece luz.

 

TRÂNSITO

 

Em março deste ano, ciclistas e pedestres passarão ser multados por infrações no trânsito. Quem atravessar uma via fora da faixa apropriada ou andar de bicicleta em local proibido será multado. É uma das regras do Código Nacional de Trânsito que completou 21 anos, ontem.

 

MUNICIPALIZAR

 

Apesar de o Código Nacional de Trânsito ter completado 21 anos, apenas 25% dos municípios brasileiros estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. São apenas 1,5 mil das mais de 5,5 mil cidades do País, o que dificulta a educação de valores no trânsito e fiscalização.

 

SOCIOAMBIENTAL

 

Sete projetos do Ceará foram selecionados para receber incentivo financeiro do Instituto EDP Energias do Brasil. Foram seis de São Gonçalo do Amarante para iniciativas que trabalham com famílias vulneráveis no entorno do complexo do Pecém. E um em Fortaleza.

 

AMBULATÓRIO

 

Em Fortaleza, o Instituto EDP vai implantar, na Santa Casa de Misericórdia, um ambulatório de cuidados paliativos e dor para pacientes com câncer. Pessoas que tenham ou não passado por procedimento cirúrgico. Informações sobre os projetos: www.institutoedp.org.br.

 

ENERGIA SOLAR

 

Levantamento do Portal Solar aponta que a classe C é faixa da população do País que mais sonha em ter energia solar. 1,2 milhão de consultas foram feitas em 2018. Os dados: 30% são empresários; 25% assalariados; 22% autônomos ou profissionais liberais; 16% funcionários públicos e 8% aposentados ou pensionistas.

 

ENERGIA SOLAR II

 

É pouco compreensivo no Ceará não haver incentivos do Poder Público para o uso da energia solar. Na última década, segundo Rodolfo Meyer, da empresa Portal Solar, o preço do kit solar caiu 75%.

 

AUMENTO

 

O próximo aumento na conta de luz do cearense deverá ser de 11,3% para residências e 12,23% para indústria e comércio. Os índices provisórios foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Poderão vigorar em abril.

 

IMAGEM DO CEARÁ

[FOTO1]

Em Madrid, o secretário Arialdo Pinho (D), do Turismo do Ceará, recebeu Prêmio Sílvia Zorzanello. A solenidade de entrega aconteceu durante a Feira Internacional de Turismo. Segundo a organização, o executivo foi responsável pela projeção da imagem do Estado lá fora.

 

SOBE

 

COLETIVO

 

Karlo Kardozo, do Teatro São José, que trouxe de volta o Forró da Terceira Idade criado por Lerisse Porto, ex-diretora. A Prefeitura consultou a comunidade do entorno do TSJ.

 

Desce

 

CONSELHOS

 

Ausência sentida do prefeito Roberto Cláudio (PDT) na posse dos conselhos da Igualdade Racial e de Direitos LGBT. Quem foi, ontem, ao Paço Municipal reclamou.

 

HORIZONTAIS_

 

O jornalista Eliomar de Lima deveria ter voltado para este espaço ontem, mas só reencontraremos sua escrita na próxima terça. Ele se recupera de uma cirurgia. /// A escritora Tércia Montenegro dará o curso Tudo é narrativa - A ficção nas imagens. Na galeria Sem Título Arte. Informações: @semtituloarte. /// Eneagrama primeira etapa - tipos e personalidades. É a formação que o padre Domingos Cunha ministrará dias 23 e 24/2. Contatos: @iesh_eneagrama. /// Até 9/2, a UFC inscreve a cursos de violino e viola erudita para crianças e adultos. Informações: camerataufc@gmail.com. SÓ LEMBRANDO: "Ele dá medo", como afirmou Robert Shiller, prêmio Nobel de Economia, presente em Davos.

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?