Logo O POVO+
A alta estação no cinema cearense
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

A alta estação no cinema cearense

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O ano de 2019 promete para o cinema produzido no Ceará. No próximo mês, Armando Praça leva Greta, longa de estreia, para Berlim. Em maio, ele volta aos sets e filma Fortaleza Hotel, que será produzido pela Moçambique Audiovisual, a mesma produtora que, no segundo semestre, rodará a minissérie Fortaleza Paraíso, de Janaina Marques. Já a produtora Latitude Audiovisual também filmará a série televisiva Meninas do Benfica, dirigida por Roberta Marques. A Jovem Democracia será o primeiro longa da produtora Liga Filmes. O documentário, dirigido por Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, está sendo finalizado. Também em conclusão os longas Pacarrete, estreia de Allan Deberton no formato, e Se Arrependimento Matasse, de Lilia Moema. Ambos produzidos pela Deberton Filmes e com estreia prevista para este ano. Glauber Filho finaliza Bate Coração, sua nova incursão pelo "cinema espírita", produção da Estação Luz Filmes.

 

AÏNOUZ

 

Karim Aïnouz finaliza A vida invisível, longa protagonizado por Carol Duarte e Júlia Stockler, com participação de Fernanda Montenegro. O filme tem coprodução do Canal Brasil. Karin também espera estrear o documentário THF Aeroporto Central, prêmio da Anistia Internacional, na Berlinale em 2018.

 

BORRACHA

 

Wolney Oliveira terminou o documentário Soldados da Borracha, que teve 

origem nas páginas do O POVO, depois de uma reportagem de Ariadne Araújo. Já Clébio Viriato adaptou A lenda do gato preto para uma microssérie de TV.

 

WELLES

 

Petrus Cariry estreia este ano o doc A Jangada de Welles, dirigido com Firmino Holanda. Também rodará Mais pesado que o céu. Halder Gomes lançará (21/3), Cine Holliúdy 2 - A chibata sideral. Bárbara Cariry rodará o Os Pequenos Guerreiros e o coletivo Alumbramento trará (7/3), O Último Trago (foto ao lado). (Colaborou Émerson Maranhão) .

 

VIGILÂNCIA

 

Desde o escândalo de corrupção descoberto no BNB, em 2011, a Controladoria Geral da União (CGU) mantém uma sala no banco. Dois auditores fazem "pente fino" para tentar não deixar escapar velhos vícios.

 

JORNALISMO

 

O Ceará é pelo sexto ano seguindo o estado mais violento para o exercício do jornalismo. É o que aponta o Relatório da Violência e Liberdade de Imprensa do Brasil-2018, da Fenaj. São 11 agressões registradas ano passado, fora os casos não denunciados.

 

CALÇADA

 

A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) informa que o muro do estacionamento que invade a calçada da Rocha Lima com Barão de Studart será derrubado e reconstruído. O Ministério Público havia apontado a irregularidade na calçada.

 

CALÇADA II

 

A assessoria de imprensa da Federação afirma que estava esperando um laudo da Prefeitura de Fortaleza para refazer o muro conforme a legislação. Ontem de manhã, recebeu a resposta e reformará em um mês.

 

BABILÔNIA

 

Como anda a "reconstrução" do conjunto residencial Babilônia, no Jangurussu? Ano passado, dada a atuação da facção criminosa GDE no prédio, a Prefeitura de Fortaleza prometeu terminar a obra que deveria ter sido entregue na Copa do Mundo de 2014.

 

BABILÔNIA II

 

O residencial teve vários apartamentos tomados por criminosos ou ocupado por quem nem estava inscrito para morar. Além de expulsar famílias, a facção usava as unidades do Minha Casa Minha Vida para confinar inimigos sequestrados e condená-los à morte cruel.

 

SOBE

 

CAMPEÃO

 

 Time do Ferroviário, que o virou o papa títulos de competições sem expressão, mas o que vale é a reabilitação do time para o futebol cearense.

 

Desce

 

DESCE

 

Quem ainda mistura lixo seco com lixo úmido em casa ou no trabalho e o descarte errado polui ruas, canais, lagos, rios, riachos, mangues e mar. 

[FOTO1]

HORIZONTAIS_

 

O Ceará liderou no ano passado as exportações de bustiês, calcinhas, redes e água de coco para o exterior. /// O musical Epifania Kariri, que passou por Crato, Nova Olinda e Rio de Janeiro, chega à Fortaleza. Com os Irmãos Aniceto, Marimbanda e Carlos Malta no TJA, 25/1, às 19h30min. Grátis. /// O leitor Anaximandro Martins escreve para lembrar que, além dos gatos abandonados, os pombos também viraram um problema de saúde pública em Fortaleza. /// Amanhã, o jornalista Eliomar de Lima voltar a ser o titular deste espaço. Abraços./// SÓ LEMBRANDO: E aí, a minha alma está armada e apontada para a cara do sossego (Marcelo Yuca)?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?