Logo O POVO+
Amanhã será outro dia...
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Amanhã será outro dia...

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Talvez, amanhã seja o dia mais importante da vida desde que a onda de retrocesso foi empesteando o País.

 

Será um dia marcante, feito um daqueles depois da noite de Natal. Dia seguinte, achando bom, mais ou menos ou ruim o presente recebido. Ou decepcionado, mesmo, porque presente não há.

 

Um dia semelhante, talvez, a um 1º de janeiro de todo ano e a expectativa de que algo será melhor só porque, na noite anterior, despachamos o amargoso que ficou do ano velho.

 

Dificilmente amanhecerá, debaixo da rede, uma boneca Amiguinha ou o Autorama do Fittipaldi. Para alguns, provável.

 

De qualquer jeito, seja qual for a encomenda, vou pra a rua assim que amanhecer. Entender o que será.

 

Meninos e meninas na calçada, uns puxando o cordão do carrinho de plástico, outras embalando bonecas de papelão, alguns de revólver e espoleta.

 

Fico lembrando! Quando não havia dinheiro para ir à Mesbla comprar um sonho de consumo - martelado o mês inteiro nos outubros - se reinventava a gramática da brincadeira.

 

Trepar goiabeira, jogar de pedra, chutar bola de meia no gol a gol, salgar cajarana verde, pular elástico, rachar com uma Canarinha cheia de óleo queimado no campinho de calçamento...

 

Presente, quem sabe, seja este tempo. Com todos os perigos e os riscos de voltarem os valentões, os preconceituosos, os que acabavam com a brincadeira porque eram os donos da bola.

 

Ou a volta das abestadas que faziam inveja porque só elas tinha a boneca que mandava beijo e andava de velocípede.

 

Ainda bem que uma geração de brincantes, nascida no pós-ditadura (1964-1985), não aceita mais os que querem acabar a brincadeira na porrada.

Um povo que não engole os que acham que meninos só brincam de bola e meninas, de boneca.

 

Um bando de gente que não conheceu o "cala boca, menino". Porque "cala boca", de verdade, já morreu faz tempo e ninguém manda na vida de ninguém.

 

Vamos fazer assim, quando o galo amanhecer e insistir em cantar - com presente ou sem regalo - vai ter brincadeira de qualquer jeito.

 

Talvez, amanhã seja o dia mais importante da vida desde que a onda de retrocesso foi deprimindo o País.

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?