Que café vamos beber em 2019?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Que café vamos beber em 2019?

2018-12-28 01:30:00

 

Todo dia, milhões de xícaras de café são bebidas. Geralmente, preparadas nos tradicionais coadores de papel. Nosso companheiro matinal também mostra uma versatilidade que permite ao mercado lançar “moda” e alcançar os mais diversos nichos de consumidores. A seguir listo cinco tendências do mercado nacional de cafés que, provavelmente, você vai beber em 2019.

 

FERMENTADO

Os cafés fermentados ainda continuam em alta. Muitas experimentações ao  acaso e muitas devidamente estudadas. Sabores e aromas inusitados continuaram a aparecer nas xícaras de café. Aqueles que são fãs de aromas e sabores mais exóticos vão apreciar os cafés extremamente frutados ou até mesmo com nuances de azeitona.

 

BEBIDAS COM CAFÉ

Refrigerantes, chás e cervejas são algumas bebidas que já tiveram café adicionado em suas receitas. Algumas caem no gosto do consumidor e outras no esquecimento, mas se você é um apaixonado por café, com certeza não pode deixar de provar.

 

0% ARABICA

Grandes e pequenas torrefações nacionais tem apostado no chamado “conilon especial”. O Conilon (Coffea Canephora) é geneticamente menos complexo que o café Arabica (Coffea Arabica), o que, em geral, representa uma bebida com notas sensoriais fracas, mais amarga, menos doce e com menos acidez. Mas alguns produtores brasileiros querem elevar o patamar dessa bebida através de um manejo e pós-colheita semelhantes aos dos cafés especiais. Prepare-se para beber um café 100% Conilon ou Robusta e não mais em forma de blends. Essa não é só uma aposta do produtores brasileiros, até os tradicionais produtores colombianos de arábica tem testado o cultivo de Robusta especiais. Nossa dica é provar o Black Sheep da torrefação paulista True Coffee.

 

CAFÉ ESPRESSO EM CASA

2019 pode ser o ano do espresso feito em casa. Não só em cápsulas, mas também em grãos. O investimento para se ter um bom espresso é mais alto, vale à pena uma boa pesquisa antes. O mercado tem se animado com novas invenções como a máquina de espresso manual Aram.

 

ESPRESSO MARTINI

Muito famoso no começo dos anos 1990, o Espresso Martini está de volta e renovado. Esse drink clássico tem ganhado adaptações de vários mixologistas, que têm dado cuidado especial ao principal ingrediente da bebida: o café. Não deixe de experimentar um Espresso Martini na sua próxima ida ao bar ou cafeteria.

 

 

TAGS