Café gelado? Eu quero!
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Café gelado? Eu quero!

2018-10-26 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O que vem em sua mente quando você pensa em café gelado? Os mais puristas devem pensar que é um pecado, os mais modernos logo podem pensar nos famosos frappuccinos de uma certa marca americana. Porém, o ato de beber café gelado vai além da mistura com gelo ou sorvete.

 

Engana-se quem pensa que o hábito de beber café gelado é recente. Evidências históricas apontam que uso do extrato do café frio já era comum entre os holandeses no século XVI como forma eficiente de transportar a bebida. Na mesma época, japoneses teriam criado o Estilo Kyoto de preparo de café que, ao invés de usar submersão, extrai o café frio por gotejamento durante várias horas.

 [FOTO2]

O extrato de café ganhou popularidade entre soldados de diversos países, sendo adotado como ração militar. Um dos casos mais emblemáticos é o do Mazagran, que era bebido frio pelos soldados franceses da Legião Estrangeira para enfrentar os dias quentes durante a ocupação de Argel em meados de 1837.

 

Já na década de 60, o café gelado ganhou fama no Japão na forma RTD (Ready To Drink), as prateleiras dos supermercados foram invadidas por garrafas que continham diversas misturas de café com leite. Na mesma época, o americano Toddy Simpson criaria o mais famoso método de extração fria de café: Toddy Cold Brew System.

 

O Cold Brew (extração de café a frio) é um dos produtos que teve patamar elevado com a onda das cafeterias de cafés especiais. Esse método de preparo evita ácidos indesejáveis, óleos e compostos amargos que são facilmente extraídos com água quente. É bem versátil e pode ser consumido gelado, quente, diluído, misturado com sucos ou bebida alcoólicas.

 

No Brasil, a True Coffee foi a pioneira na produção de Cold Brew artesanal. "Nossa bebida é feita à base de café especial, extraído a frio durante 18 horas, em temperatura controlada, sem a adição de açúcar e qualquer tipo de conservantes químicos", explica Ton Rodrigues, responsável pela marca. É comum cafeterias prepararem suas receitas e envasarem em garrafas ou mesmo sirvam on tap com versões nitrogenadas que lembram uma cerveja Guinness. Se você é fã de café, vale a pena sair da zona de conforto e experimentar o Cold Brew.

 

TAGS