PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Café coado que se reinventa

2018-05-04 01:30:00

O CAFÉ COADO é o mais consumido no mundo. No Brasil, o mais comum é o famoso coador de pano, presente nas casas e memórias de todo brasileiro. Igualmente familiar para nós é o portafiltro Melitta, criado em 1908 por dona Melitta Bentz na Alemanha e considerado o primeiro filtro de café “inventado”. Muitos dos novos métodos que surgem no mercado são releituras da invenção de Melitta Bentz, mas cada um resulta uma bebida diferente. Selecionamos 3 métodos que fazem sucesso nas cafeterias mundo a fora.


HARIO V60

Um dos métodos mais comuns nas cafeterias, o Hario V60 é produzido pela Hario Glass Co. Ltd., uma tradicional indústria japonesa de vidros. Parece um porta-filtro tradicional, mas tem geometria cônica e avantajadas estrias, que lembram um vórtex. A combinação destes detalhes permitem que a água flua com facilidade. A extração de café pela Hario V60 tem como principal característica a uniformidade entre as velocidades central e periférica. O resultado é equilíbrio de doçura e acidez, sem amargor.

(flip)

 

KALITA WAVE

O Kalita Wave foi desenvolvido pela Kalita Co., empresa japonesa fundada em 1950. Logo de cara, o que chama atenção são seus filtros com 20 ondulações que buscam isolar o café da perda de calor por contato com o porta-filtro. Outro detalhe que o difere dos demais é sua base reta plana com 3 pequenos furos que, combinados, resultam uma extração uniforme que equilibra acidez e corpo. Por ter um extração mais demorada que o Hario v60, é levemente mais intenso, podendo apresentar leve amargor.

 

CHEMEX

À primeira vista, a Chemex parece ter saído de um laboratório de química. Não é por menos, seu inventor, o alemão Peter Schlumbohm era físico e químico. Munido dos seus conhecimentos, o Dr Schlumbohm uniu física, química e design para preparar café. Desde 1941, a Chemex faz parte do acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna) em Nova Iorque. Sua invenção produz uma bebida limpa e suave graças ao seu sistema de dobra tripla de filtro.

 

agende-se!

Durante três semanas o público amante e simpatizante de café será convidado a apreciar os melhores cafés da cidade, promoções e uma programação gratuita de eventos. O Circuito do Café Fortaleza é um evento que reúne as principais cafeterias de Fortaleza e acontecerá de 24 de maio a 16 de junho. Mais informações no Instagram oficial do evento @circuitodocafe.

 

shake de capuccino


Substituindo o leite por café, turbinamos a clássica receita de uma maneira simples e fácil de executar. Por se tratar de uma bebida com bastante dulçor é uma boa opção para crianças, adolescentes e aqueles que desejam uma iniciação no mundo do café.


Ingredientes:

2 bolas de sorvete de creme

60ml de café forte (feito na moka) ou 2 cafés espressos

1 colher de café de Canela em pó

1 colher de sopa Chocolate em pó

Calda de Chocolate

Chantilly


Modo de preparo:

Bater o café, o sorvete, a canela e o chocolate no liquidificador até obter uma bebida cremosa e homogênea. Decore uma taça longa com calda de chocolate. Despeje a bebida na taça e finalize com uma flor de chantilly.

Gabrielle Zaranza

TAGS