PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Brasil: a nação do café

2018-02-09 01:30:00
NULL
NULL

 

Por DANIELLY SOARES

Olá, amantes do café. Sou barista, mestre de torra e professora. Uma vez por mês faremos uma pausa para o café com dicas, notícias, receitas e muito mais.

[FOTO1]

Os números comprovam, somos a nação do café! A hegemonia na produção também reflete na qualidade. Recentemente, um lote recebeu o título de café mais caro do mundo, após vencer um concurso e ter a saca (60kg) arrematada em leilão por incríveis US$ 17.222,86. O autor desse feito é o produtor Gabriel Nunes, da Fazenda Bom Jardim (Patrocínio, MG). Ele é também o atual campeão do Cup of Excellence Brazil na categoria cereja descascado. Um prêmio, até então, inédito para o Cerrado Mineiro, uma das regiões que se destacou em meio a um ano de baixa produção e qualidade. “Não foi um ano de grande safra, muitos tiveram problemas. Inicialmente, devido a broca e à falta de regularidade das chuvas, mas, no geral, a qualidade média foi boa”, explica o coffee hunter Ensei Neto.


Um dos grandes diferenciais na produção de cafés especiais no Brasil se deve ao investimento em novos métodos e tecnologias no manejo. Enquanto desfrutamos a safra 2017/2018, produtores aguardam com otimismo a colheita da próxima safra que se inicia em maio. “Espero que possamos continuar a produzir cafés finos na safra 2018/2019, agora com um volume maior porque é safra de ano alto”, projeta Gabriel. Ensei Neto também acredita que uma boa safra está em curso, mas ressalta que “algumas regiões estão sofrendo com a inconstância de chuvas”, o que segundo ele pode diminuir a expectativa de super safra.

[FOTO2]

ROTA DO CAFÉ VERDE

Quem estiver de passagem pelo Maciço de Baturité durante o Carnaval poderá visitar as propriedades pertencentes à Rota do Café Verde. Uma boa oportunidade de conhecer a produção e degustar o café da região. Mais informações:

Sítio São Luiz (85) 98729-0099

Sítio São Roque (85) 99414-0652

Sítio Águas Finas (85) 98898-3233


“O CAFÉ MAIS CARO DO MUNDO”

Parece que a alcunha de café mais caro do mundo já não pertence mais ao Kopi Luwak, aquele dos quais os grãos são retirados das fezes da civeta. Duas cafeterias japonesas e uma australiana pagaram em média U$300 por quilo (de grãos crus) do lote campeão do COE, um bourbon amarelo cereja descascado da Fazenda Bom Jardim em Patrocínio, cerrado mineiro. Algumas cafeterias do Brasil adquiriram as peneiras remanescente do lote, entre elas as peneiras 15 e mocas. Você pode degustar ou mesmo adquirir um pacote nas cafeterias Dulcerrado (MG), Copo Café (MG), Mundo Café (MG), Academia do Café (MG), Grassy (SP), Willian Sons (RS), Lucca (PR) e Amika (CE).

 

{ A TÔNICA DA VEZ

Uma bebida tem ganhado adeptos nas cafeterias durante o verão ao redor do mundo: Expresso Tônica. Parece estranho misturar bebidas que contém um certo teor de compostos amargos - o quinino da tônica e a cafeína do café -, mas garanto essa bebida pode ser leve, refrescante e saborosa.

 

EXPRESSO TÔNICA


Ingredientes:

30ml de café expresso extraído na hora

água tônica

gelo

fatias de limão siciliano


Modo de preparo:

Extraia o café expresso e reserve. Em um copo long drink ponha o gelo (cubos grandes e bem sólidos), as fatias de limão, preencha com 4/5 de água tônica e despeje o expresso.

Gabrielle Zaranza

TAGS