PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Bolo de Reis

01:30 | 05/01/2018
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

[FOTO1] 

Ele é atração das mesas do domingo, dia 7, em países de língua francesa (isso inclui o Líbano) e Portugal (dada a ocupação moura). Anualmente, realizam-se votações para a escolha da melhor galette des rois, que vem com um brinde (pode ser de ouro), uma prenda (uma fava) e uma coroa de papel, uma alusão aos magos.


O que ilustra o tópico é de amêndoas, levemente caramelizado, fruto de uma parceria entre Lenôtre e Fragonard. E que liga daria entre uma pâtisserrie e uma perfumaria? Tudo a ver. Cada iguaria acompanha um borrifador, com água de laranjeira, para aromatizar a receita.


MAKE-UP GASTRÔ


Uma das sacadas do premiado Jun Sakamoto é o pincel para sushi e sashimi. Segundo a cultura japonesa, eles não pode ser besuntados, isto é, boiar em shoyu, mas devem ser levemente pincelados. Mais uma vez, ponto para sabedoria japonesa. Místicos, os súditos do Império do Crisântemo nunca os ordenam em número de 4, pois a palavra tem o mesmo prefixo de morte.


PASSARINHO BEBE


Encontrei uma substituta para Apollinaris, uma das melhores gaseificadas do mundo, no segmento premium. Com muita personalidade, mas de difícil acesso em terras alencares. Excelente para blends escoceses, on the rocks, ou para quem pretende abandonar o costume de beber refrís.


A bala de prata chama-se Platina, uma paulistinha, de 1935, no município de Águas da Prata.


MISE-EN-SCÈNE


Existe todo um aparato para degustar corretamente um single malt. O café - devido o sabor ‘tostado’- e a pipeta - para que a água pura libere os aromas do uísque - são indispensáveis.


CAUSSE-1892


Excursionando por históricas marcas centenárias, que ainda usam os critérios artesanais em suas linha de produção, me deparo com a Causse Gantier. Do sudoeste da França, a maison reina absoluta no ramo das luvas. Alguns modelos vêm em couro de avestruz, phiton, iguana e crocodilo (a top), e com forro de vison, cashmere e raposa. Pertence ao Paraffection, cuja a holding é a Chanel, que ainda não é Pinault, tampouco Arnault, mas da discreta família Wertheimer. A Inglaterra também possui duas icônicas, Cornelia James e Dent’s, e a Alemanha tem a sua Roeckl.


MAKE A WISH


Aniversariam: Leuda Moreira, Jeritza Fontenelle, Thaís Baião e Marcos Aurélio Tavares.


WINE AWAY


Excelente dica para anfitriões. Eu uso e dou meu Royal Warrant. Um produto que remove (instantaneamente) manchas de vinho tinto. Bastam poucas borrifadas para dar cabo, não somente à saia-justa de um(a) convidado(a), mas também à tristeza da dona do antigo Aubusson. Na Amazon, por U$ 6,67.


OPALINAS


O batismo dá-se pela semelhança com a gema Opala. Foram produzidos pela cristaleria Baccarat, na segunda metade do Século XIX. Um erro no ‘traço’ das areias, que serviriam para o feitio de cristais, e Eureka!!! As peças pertencem ao brocante de Jailson Gomes, no shopping do antiquários, na Siqueira Campos.


1º ENTRE 100


A revista Wine Spectator, um farol na enologia, coloca o Duckhorn Vineyard 2014 no podium.


Californiano, traz na alma 86% Merlot, 8% Cabernet Sauvignon, 4%Malbec e 2% da marcante uva Petit Verdot, famosa no corte bordalês, mas de raro uso em rótulos de composição mono-varietal.


Custa em média 89 dólares na praça estadunidense.


SALOMÔNICAS


‘Como cortar o próprio pé, ou beber veneno, assim é enviar uma mensagem pelas mão de um tolo ‘.


CUFF


Eles foram imortalizados pelo genial traço do conde Fulco di Verdura. Atualmente, são considerados itens de coleção. Mas existe a versão esporte, em metal. Da Asprey, em forro de legítimo croco.


TRÍPTICOS


O monobloco, à esquerda, retrata Elizabeth I, com talhes de uma encenação de Sheakspeare, ao centro. Nos portais, Maria Stuart e o conde de Leicester, Robert de Beaumont, favorito da rainha Elizabeth I. À direita, novamente Maria Stuart , no cenário de seu julgamento. A beleza das criações esconde a barbárie que, há anos, dizima inúmeras manadas de elefantes. Portanto, o boicote ao marfim é uma política que deve ser abraçada e difundida.


TAGS