PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Império do Crisântemo

2017-09-01 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Através da imposição na laca, na madrepérola e no marfim, o estilo de pintura e aplique, desenvolvido pelos artífices japoneses, experts no decano ofício, fazem da peças em Shibayama as apreciadas e bem cotadas.


GRAND CRUS


O ouro líquido continua captando adeptos na perfumaria. Uma nota muito refinada, discreta,embora marcante, facilmente identificada. Assim como a pérola é o fruto da defesa da ostra, a resina chamada Oud é o resultado do combate da Aquilaria agallocha aos fungos que lhe atacam o caule. Citado fartamente no Antigo Testamento, como especiaria, também é utilizado no feitio de óleos e incenso.


Um título que indico é Oud

Ambroisie, da Lancôme.


VASILHA DE PORTLAND


A peça foi copiada pela inglesa Wedwood, indústria tida como mãe do design industrial. A decana indústria ceramista possibilitou a popularização do chá das cinco, uma vez que porcelana era acessível à nobreza e aos remediados. Foram muitos dedos queimados, já que o proletariado usava canecas metalizadas, sem asas.


Josiah Wedgwood, que era avô de Charles Darwin, tinha uma mente inovadora e visionária, detentora de patentes em seu ramo. Ele também ganhou notoriedade pela fiel cópia da Vasilha de Portland - um precioso artefato romano, datado entre os séculos 20 e 30 D.C.


ELIASSON


...ou Olafur Eliasson, para quem ainda não ouviu falar desse dinamarquês, cuja premissa artística é recriar fenômenos naturais. Cores, provocações térmicas e movimentos instigam novos questionamentos sobre sensação e inserção humana, como o preponderante auxilio da iluminação, pois, segundo OE, “luz e vida não se separam”.


ARTE SEM FILTRO


O barro, que fez nascer o homem, é o mesmo que imortaliza nomes como Zé Caboclo, Mestre Vitalino e Manuel Galdino, representantes que uma escola espontânea, que parte da crítica não considera Naif. Uma de suas criações é o Mané Pãozeiro, uma da reedições do Mestre Galdino, considerada seu DNA.


PREMIUM AMERICAN LUXURY CAR


Eles possuíam o mesmo número de letras. Um foi eleito para o Congresso em 1846. O outro, em 1946. Tornaram-se presidentes num intervalo de 100 anos: 1860 e 1960. Lincoln morreu na sala Ford, do teatro Kennedy. JFK faleceu dentro de um Ford Lincoln. A secretária de Abraham L. era a Sra.Kennedy. A de “Jack” K. tinha o sobrenome Lincoln. A dupla foi alvejada numa sexta-feira... Um rol de coincidências.


Mas não é dessa lenda que eu quero falar. E sim do modelo Lincoln Continental Mark V. Um cupê automático, 8 cilindros, equipado com ar, faróis escamoteáveis, relógio Cartier, pneus faixa branca, capota de vinil, teto solar, travas, retrovisores e vidros elétricos.O epíteto do carro americano.


Sucesso em vendas, inspirou a vindouras versões: Diamond Jubilee, Givenchy, Cartier, Emilio Pucci e Bill Blass.


MASTERPIECE


As complicações centesimais (27 unidades feitas por ano), o ouro, as gemas, a madre-pérola e a perfeita esmaltação, algumas assinadas por artífices italianos, fazem das caixas de música de chamado Charles Bruguier ( nascido em 1788) outro produto que exalta a excelência dos artesãos suíços.


As Singing Bird Box nós podemos contemplar no YouTube, com a interessante performance do pássaro emplumado.


Desejando algo mais em conta, indico o portfólio da Reuge.


MÜLLER FRÈRES


Não tem jeito. Quando falamos de vidros finos, o dicionário logo abre na letra ‘f’, de França. É lá o berço da cristaleria. Degué, Sabino, Argy Rousseau, Daum, Etling, Auguste Jean, Camille Fauré, Saint Louis, Baccarat, Royal de Champagne... São tantas as grifes francesas que deixaram sua chancela na história da cristaleria.


Os irmãos Müller, em número de 9, eram provenientes de uma antiga família de vidreiros alsacianos. (Alemães ou franceses? Bom, depende da época.)


Trabalharam com Émille Gallé, de onde saíram - num clima de animosidade - para abrir seu próprio negócio, em Lunéville.


Possuíam destreza na superposição de vidros coloridos, a magia da sua criação, com execuções em Art Nouveau e Decó, representadas por suas Luminárias, abajures,bows, solifleurs, cúpulas, etc.


SALOMÔNICAS


“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas peso justo é o seu prazer”.


MAKE A WISH


Trocam de idade: Danilo Forte, Maryana, Sra. Idésio Rolim e Marcelo Bezerra.

 

TAGS