PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

La Bienale de Venezia

2017-06-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ponto convergente da arte na Europa, no momento, é a Bienal, que já vai na versão de nº 57. Acontece até 26 de novembro, intitulada Viva L’Arte Viva. A mineira Cinthia Marcele, 43, participa com o trabalho Chão de Caça.


MADE IN CEARÁ


Além de captar os gostos femininos, seu “feeling”’, o joalheiro Aldo Rosas da Silva percebia muito bem o anseio dos maridos patrocinadores. Divagando num paralelo, menciono a assertiva da rainha Silvia, acerca de alguma joias: “São elas que nos levam”. Um colar, um brinco, um anel carregam mais significados do que imaginamos.


O talento do cearense era submetido, à pedra de toque, também fora da banca. Com uma esferográfica e um guardanapo, ‘seu Aldo’ fazia bem mais que um Sol amarelo, uma luva e um castelo... Isso ninguém me contou.


Foi um dos descobridores dos encantos do Topázio Imperial lilás, motivo de ser reconhecido pela Ventura, revista que, em dada época, foi uma ‘mizpah’ das artes plásticas.


O anel, de Água Marinha e ouro branco, é do saudoso designer, que partiu tragicamente, deixando um espaço na alta joalheria.


JEAN GILLON


Pintor, ceramista, figurinista e tapeceiro, a participação de Jean Gillon é descrita em vários capítulos na história do design brasileiro do século XX, assim como Tenreiro, Sergio Rodrigues, Zanine, Lafer, Zalszupin, Geraldo Barros... A poltrona Jangada, um ‘cult’, dna de Gillon, é tida como um must have por colecionadores. Trouxe uma pesada bagagem da Áustria e Romênia, seu país de origem.


MAKE A WISH


De idade nova: Ana Celia Costa, Kelly Oliveira, Carlinhos Fujita e Marcos Dias Branco.


SÃO OUTROS CAMPANAS Californianos, 33 anos de idade, The Hass Brothers cresceram no Texas. Nikolai e Simon, estão trazendo algo de novo ao contexto artsy.


A produção dos gêmeos Hass agrada a uma parcela abonada e fashionista. Um certo humor, e a quebra de padrão, caracterizam a assinatura da irmandade.


PORTUGUÊS, COM CERTEZA


Firmino Adão Canhoto dirige, desde 1954, em Mafra, uma das movelarias mais importantes da Europa.


Os artigos adotam o estilo sino-português. Pela a complexidade exigida, num ritual asceta, que exige muitas horas de trabalho, poucas peças são montadas anualmente.


Os mecanismos, os esconderijos, a versatilidade, os nichos, o material (madeiras nobres, algumas protegidas por leis ambientais) e os arremates, elevaram a marca da família Canhoto a um patamar de altíssima sofisticação e refinamento no setor.


A marchetaria, desempenhada por esse mestre, compara-se a trabalho de ourives, somente possível com devoção ao ofício e paciência beneditina.


MULTIVISÃO


Quadro de Ubi Bava, da série Homenagem ao Espectador. Bava tenta estabelecer um diálogo entre a obra e o olhar atento que nela penetra. Nela, foram utilizados espelhos parabólicos e acrílico.


BONS SONHOS


O gato, do século XVIII, em porcelana policromada, era usado na China como travesseiro.


Outro interessante item do intrigante universo dos antiques.


TAGS