PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

De nicho

2017-05-26 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

I beg your pardon, Alexandre Pitta. Mas não posso deixar de mencionar, para os leitores de Circuito A, sobre o presente recebido. Penhaligon’s é uma das inglesinhas tradicionais, as quais ostentam o certificado By Appointment. No mesmo universo da Aston Martin, Bollinger, Krug, Floris, J.Barbour, Cartier...


Eu uso o Blemheim Bouquet, título que Churchill tinha predileção. Gosto também do Sartorial, mas o English Fern (feno) foi uma grata surpresa. Cheiro de chuva, de campo... O plus: meu nome gravado no frasco.


NO LOUVRE

De um lado, La Gioconda. Do outro, as Bodas de Caná, de Paolo Veronese (mega, uber,hiper). O recheio: os convidados de Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH. O jantar, com lugares marcados, foi o ‘debut’ do ‘sac’ Louis Vuitton Mona Lisa. A estreante ‘it bag’ vem com estampa da mítica tela de Da Vinci, agregada à inspiração de Jeff Koons, criador da valiosa escultura Baloon Dog.

 

ARTE BA

O evento, focado no universo Pós-Modernista, já vai na 25ª versão. Acontece até amanhã, na capital portenha. Reúne cerca de 85 galerias, incluindo algumas do Brasil. Oportunamente, em Buenos Aires,cabe uma visita ao museu, que abriga a coleção da falecida mecenas Amalia de Fortabat ( senhora que, por décadas, assim como Ernestina de Noble, foi uma das todo-poderosas do país.). O quadro, de ‘Amalita’, leva a assinatura de Andy Wharol.

 

JOSÉ BONIFÁCIO

Advogado, filósofo, poliglota, ecologista, cientista, meteorologista, abolicionista, poeta, estadista, geólogo, químico, articulista, professor e ambientalista.Será que esqueci algum outro mister? O Patriarca da Independência estava longe de ser um ‘Jack all trades, master of none’... Por certo, brilhou em todos os feitos. Descobriu, dentre outros minerais, a Petalita, o Espodumênio, a Salita, a Cocolita e a Criolita. A Andradita, um preito dos colegas gemólogos, pertence à família do Demantóide. Para muitos, um ilustre desconhecido. Entretanto, no universo dos ‘antiqves’, é raro e apreciado. Não devendo ser confundida com jade, crisoprásio ou esmeralda. Na joalheria, também vale o ditado: ‘nem tudo que reluz é ouro’.Por assim dizer que, alguns dos ‘rubis,’ da coroa da rainha inglesa, na verdade, tratam-se de Espinélios.

FORTALEZA, 291 ANOS

O ‘automóvel ’ foi o primeiro a circular pelos ruas da ‘blonde’ de Paula Nei, em 1909. Pertencia a Julio e Meton Pinto, o norte-americano Rambler, de 4 cilindros e 34 HPs. A marca, americana, lançou o pneu e o aro sobressalente. O exemplar protagonizou o primeiro acidente, na avenida do Imperador.

VERRERIE D’ART DEGUÉ

Outro luminar, da cristaleria francesa, foi David Guéron. De origens turcas, ‘maître verrier’, embora tenha fechado as portas em 1939, legou-nos uma vasta quantidade em lustres, abajures, plafons, vasos, fruteiras e apliques, situando-o entre os gênios da Art Déco. Degué é a junção de nome e sobrenome do engenhoso vidraceiro.

 

ANOS 1950

Numa época em que os muros baixos só incomodavam a quem tinha telhado de vidro. E os ladrões apenas furtavam, não roubavam. A foto é do Ideal, que , em setembro, completa 86 anos. A praia, propriedade da agremiação, é uma das poucas, da orla metropolitana, apropriadas ao deleite balnear.

A agremiação acompanhou os formatos do Recreação Familiar Cearense (fundada pelo meu tio, em terceiro grau, o engenheiro Caetano de Gôveia), e do Clube Cearense (presidido pelo meu trisavô, o Dr.Antonio Mendes da Cruz Guimarães), que barrou muitos, destarte colecionando desafetos e invejosos, deu origem ao Club Iracema.


MAKE A WISH

De idade nova, Paula Athayde. Para ela: Chapeau!

 

EXIBÍVEL E INTRANSFERÍVEL

Lideanos convidam para a palestra da presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos.Dia 2, no Gran Marquise.

 

TAGS