Logo O POVO+
Articulações para suceder Roberto Cláudio em 2020 começaram antes de eleição de 2018 terminar
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Articulações para suceder Roberto Cláudio em 2020 começaram antes de eleição de 2018 terminar

NULL (Foto: )
Foto: NULL
A eleição de 2018 ainda nem acabou, mas alguns movimentos indicam ter muita gente já bastante adiantada e de olho é em 2020. Nos últimos dias, têm chamado atenção as articulações políticas de dois candidatos a deputado estadual pelo PDT, Salmito Filho e Queiroz Filho. Braço-direito e principal articulador político de Roberto Cláudio (PDT), Queiroz é "candidato oficial" do prefeito e considerado nos bastidores como seu sucessor "natural", caso prevaleça a vontade de RC.

 

Já Salmito, atual presidente da Câmara Municipal, é próximo de Cid e Ciro Gomes e nome mais antigo no grupo político. Antes de deixar o PT em 2011, o vereador era dos nomes mais cortejados na sigla pelos Ferreira Gomes, sendo outro na mesma posição o atual governador Camilo Santana (PT). Presidente da Câmara por diversos mandatos, Salmito nunca escondeu ambições pelo Paço Municipal, chegando a se colocar como pré-candidato ao cargo em 2012.

 

Em meio a isso, correm rumores sobre um possível acordo entre Cid Gomes e o irmão de Roberto Cláudio, Prisco Bezerra, de olho na eleição de 2020.  

 

Primeiro suplente de Cid na busca por cadeira no Senado, Prisco poderia assumir o cargo caso o ex-governador decida disputar eleição municipal, seja em Fortaleza ou em Sobral. A costura reduziria o poder de RC de indicar o seu sucessor, que ficaria a cargo do PDT.

 

Especulações à parte, o fato é que tanto Queiroz quanto Salmito têm investido em grandes eventos e palanques de peso. O resultado das urnas neste ano pode ser fundamental para calibrar as ambições políticas de ambos em 2020. Nas últimas semanas, foram vários os atos de ambos que tomaram contornos de "mostra de força". Nada por acaso.

[FOTO1] 

Eunício e Salmito

 

Ainda falando de Salmito, chamou atenção também evento comandado pelo vereador na semana passada em Fortaleza. Na última segunda-feira, o parlamentar reuniu 13 vereadores e diversos suplentes em ato de apoio à candidatura de Eunício Oliveira (MDB) para o Senado. De volta à base aliada, o emedebista pode ter voz importante na construção da chapa governista em 2020. Salmito sabe bem disso.

 

Lia em campanha

 

Mesmo com o registro de candidatura indeferido pelo TRE-CE, a médica Lia Gomes mantém agenda movimentada de campanha no interior do estado. 

 

Aliados de olho nos colégios eleitorais da irmã de Cid e Ciro Gomes acompanham de perto julgamento de seus recursos na Justiça Eleitoral.

Guerra aos memes

 

Núcleo jurídico da campanha de Eunício Oliveira ao Senado tem entrado com diversas ações judiciais contra páginas das redes sociais que atacam o emedebista. Um dos perfis, de um movimento por renovação política ligado à candidata ao Senado Dra. Mayra (PSDB), foi processado por publicar memes que debocham do candidato.

 

Postos e licenças

 

O deputado Walter Cavalcante (MDB) quer ampliar para cinco anos o prazo de validade de licenças de operação para postos de combustível no Ceará.  

 

Atualmente, os postos precisam renovar licença anualmente. Para o deputado, o prazo curto sobrecarregaria a estrutura de licenças da Semace.

 

Reta final

 

A partir deste sábado, 22, nenhum candidato nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. O objetivo é evitar perseguição política de qualquer natureza a qualquer candidato, mas a medida sempre gera polêmica.

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?