Logo O POVO+
Candidaturas de PMs quase dobram no CE
Foto de Carlos Mazza
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política

Carlos Mazza política

Candidaturas de PMs quase dobram no CE


De 2014 para cá, quase dobrou o número de policiais militares candidatos a vagas ao parlamento pelo Ceará. Enquanto na última eleição para a Assembleia e Câmara 11 candidatos se declararam PMs, neste ano foram 19 - crescimento de mais de 70%. Quase todos ostentando a patente no nome de urna. Contando com militares reformados, bombeiros e membros das Forças Armadas, eleição terá 29 candidatos militares. Em 2014, o mesmo número era de 22. Aumento de quase 25%.

 

Professores em baixa

Se aumentou o número de policiais, caiu o número de professores disputando vagas. Em 2014, foram 75 candidatos egressos de carreiras do magistério. Agora, são 67, queda de 10,6%. Sinal dos tempos.

 

Em nome do pai

Também chama a atenção o grande número de missionários evangélicos que disputarão vagas neste ano. Apenas com o nome "pastor" na urna, são 12 candidatos. Contando com outros nomes conhecidos, como Dra. Silvana, são pelo menos 16 missionários neopentecostais.

 

Carta na manga I

Gente do alto escalão da equipe econômica de Ciro Gomes diz que a promessa de limpar nomes do SPC não será a única proposta inusitada do candidato. Nos próximos dias, o pedetista deve anunciar outra medida polêmica, desta vez ligada à geração de emprego. Entrevista de Ciro no Jornal Nacional, marcada para hoje, pode ser uma oportunidade.

 

Carta na manga II

Novela que se arrasta há anos, obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza deve ter novidades ainda neste ano. Os maiores interessados são os candidatos à reeleição Camilo Santana e Eunício Oliveira, que negociaram financiamento para a retomada das obras em Brasília.

 

Uber autenticado

O vereador Acrísio Sena (PT) apresentará nos próximos dias uma proposta de alteração na Lei 10.751/2018, que regula o uso de aplicativos de transporte em Fortaleza. Após caso do técnico de radiologia Patrick do Nascimento, que usava o serviço para raptar e estuprar jovens na Capital, o vereador quer obrigar todos os aplicativos a recadastrar seus motoristas. Além disso, a emenda exigiria também o uso de biometria para identificar motoristas e evitar contas falsas.

 

PT e Psol no Ceará

Setores do PT que cobraram candidatura própria do partido ao Senado, sobretudo correntes ligadas à deputada Luizianne Lins, tentaram emplacar apoio a uma candidatura do ex-petista e ex-vereador João Alfredo (Psol) ao Senado. O Psol, no entanto, veta alianças com o PT.

 

Ponte dos Ingleses

O vereador Mairton Félix (PDT) apresentou projeto proibindo "terminantemente" que pessoas saltem da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, para o mar. A proposta deve gerar polêmica: nos últimos anos, os pulos da ponte já viraram tradição entre jovens da região.

 

O palanque de Salmito

O presidente da Câmara de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), inaugurou neste fim de semana comitê de sua campanha para deputado estadual em Fortaleza. Chamou atenção o peso das presenças, incluindo o governador Camilo Santana e o ex-ministro Cid Gomes. Salmito, ex-petista com trajetória sempre próxima dos Ferreira Gomes, nunca escondeu desejo de disputar a Prefeitura de Fortaleza. Daqui a dois anos, Roberto Cláudio deixa o cargo e tentará fazer sucessor.

 

Foto do Carlos Mazza

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?