PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alforria provisória (1)

2017-10-29 00:00:00
NULL
NULL

Ainda bem que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, por meio de decisão liminar, suspendeu a portaria do Ministério do Trabalho que,praticamente, trazia de volta o regime de escravidão para o País. A nova “Lei Áurea” tem caráter provisório e fica valendo até julgamento do mérito da ação. A pressão popular foi intensa, a partir dos Auditores Fiscais do Trabalho que mobilizaram a categoria e, consequentemente, a opinião pública, para denunciar o retrocesso.  

ALFORRIA PROVISÓRIA (2)

Para quem não acredita que no Brasil são milhares os que trabalham em condições análogas à escravidão, basta passar uma vista nos dados divulgados por Auditores-Fiscais do Trabalho, relativos aos últimos 10 anos no Ceará. Mais de 550 trabalhadores vítimas desse tipo de mão de obra foram resgatados pelo Grupo Móvel responsável pela fiscalização. O último resgate, realizado em setembro deste ano, libertou cerca de 20 trabalhadores da situação de trabalho escravo no interior do Estado. O setor de extração da carnaúba lidera o ranking de utilização desse tipo de mão de obra.  

OLHAR ATENTO

Governo estadual fez bem em buscar os fraudadores de licitações na Secretaria de Saúde. Aproveitando a onda, poderia lançar um olhar mais atento no setor de distribuição daqueles medicamentos que a população recebe gratuitamente. Há quem diga que os remédios – e um leite caríssimo – chegam no posto de distribuição mas não chegam nas mãos de quem necessita. Pega outro rumo.  

[FOTO1] VIDA & HISTÓRIA 

Um olhar no retrovisor e outro na estrada é o titulo que a escritora Ieda Lima (foto) escolheu para batizar seu livro autobiográfico que irá lançar na Livraria cultura, no dia 23 de novembro ,em noite de autógrafo das 18h às 21h30min. Ieda nasceu em Campina Grande (PB) e atualmente mora em São Paulo (SP).Quem já leu o livro garante que “é muito mais que um relato de uma ex- presa politica”, e sim a história de 50 anos de vida de uma mulher nordestina que aproveitou as crises para crescer enquanto lutava pela restauração da democracia no Brasil.  

COOPERA CEARÁ  

O consultor, conferencista e escritor José Luiz Tejon fará palestra sobre “Cooperativismo e Democracia – Superando Crises”, terça-feira (31) às 19h, na Casa do Cooperativismo ( rua Ildefonso Albano,1585) em solenidade na qual serão conhecidos os vencedores do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo. Os primeiros colocados em cinco categorias receberão R$27 mil e o Troféu Coopera Ceará, criação do artista plástico Valber Benevides. “A importância das cooperativas cearenses para o desenvolvimento econômico e a inclusão social” foi o tema do concurso que já tem a segunda edição garantida para 2018,pelo Sistema OCB/Seescoop/Ce.

 

[FOTO2] 

NOVA FLOR  

Já nos cinemas um novo Dona Flor e seus dois maridos, sob direção de Pedro Vasconcelos. Juliana Paes faz uma Flor com identidade própria, sem tentar imitar a primeira intérprete ( e que está na memória de muitos), Sônia Braga. Na pré-estreia em Fortaleza,Juliana distribuiu simpatia. Nas salas a partir do dia 2 de novembro. . NORTH SHOPPING FORTALEZA comemora bons resultados da campanha Liquida Calçados. Garantem os gestores que houve um incremento de 88% na venda de sapatos. HOJE NA CAIXA Cultural exibição dos filmes premiados na edição 2017 do Anima Mundi. Entre os curtas, o brasileiro “Sob o véu da vida oceânica”.Na sessão das 19h a censura é 14 anos, mas nas de 15h e 17h a meninada pode entrar. O CEARENSE Jonathan Benvindo sagrou-se campeão brasileiro de karatê. Já tem no peito medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano. Quer agora ganhar, pela 5ª vez, o campeonato cearense. O atleta recebe patrocínio do Instituto aço Cearense. EX- REITOR da UFC,Roberto Claudio Frota Bezerra, e o jornalista Ítalo Gurgel fizeram uma parceria e escreveram “Minha Universidade, Minha História”. Na história da Instituição, muito da história do Ceará. O POVO VAI realizar um fórum de discussão na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) um fórum, que visa esclarecer dúvidas acerca do câncer de mama. O encontro será dia 31 de outubro, das 13h30min às 19 horas, na sede do conselho e as inscrições são gratuitas. A página vai estrear esta semana: especial.opovo.com.br//outubrorosa A palestra “A importância da nutrição na prevenção e tratamento do câncer de mama”, com Helena Sampaio, é uma  das confirmadas.

Inês Aparecida

TAGS