PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Abandono da praça (1)

2017-08-05 17:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Há muito tempo as gestões municipais não olham para a Praça do Ferreira. E afora queixas pontuais aqui e ali, parece que o fortalezense não se sensibiliza com o estado de degradação do local ou, quem sabe, cansou de reclamar. Entre os que não se conformam em ver a Praça do Ferreira entregue ao abandono está o jornalista Paulo Verlaine que levantou a voz nas redes sociais. Faço minhas as palavras dele , quando diz que “ a praça do Ferreira é do povo, da população de Fortaleza e visitantes. É do boêmio, da comerciária que sai do trabalho e quer ir para casa em paz, das pessoas que querem conversar sem serem importunadas e dos moradores de rua também (não para servir de dormitório e sanitário público)”. ABANDONO DA PRAÇA (2) A Praça “é dos manifestantes políticos (de todas as tendências político-ideológicas), dos comícios, dos shows artísticos. É espaço público que não merece ser degradado”, observa Verlaine. Alguns proprietários de bancas de revistas e jornais deixaram a praça .Cansaram de ter que fazer uma faxina, todas as manhãs, ao redor de seus pequenos comércios, limpando os dejetos deixados pelos que dormem no local. É calamitosa a situação, lamenta o jornalista, perguntando a quem possa responder, “quando a Prefeitura vai olhar para Praça do Ferreira”. SE CONTA E NÃO SE CRÊ “Babás escravizadas trabalham meses sem descanso e com fome em condomínio de alta renda em SP”. Matéria que teve repercussão nacional mas a gente custa a acreditar. As babás são das Filipinas. RETROCESSO Vereador Acrisio Sena (PT) critica proposta do prefeito Roberto Cláudio de enviar projeto de lei à Câmara Municipal, para abrir lojas de rua de 2ª a 6ª feira até 22h e aos domingos em horário semelhante aos de shopping. “É um retrocesso e ampliaria a precarização entre os comerciários”, afirma Sena. O parlamentar defende a lei nº 9.452/2009,que define o funcionamento do comércio das 8h às 19h, de 2ª a 6ª, e de 8h às 16h, aos sábados. Aos domingos e feriados somente se houver previsão em acordo coletivo. “Essa é uma conquista histórica da categoria, obtida após amplo e difícil debate na sociedade e precisa ser levada em consideração”,complemeneta. Acrisio lamenta também a falta de diálogo da Prefeitura com os comerciários, um contingente de 100 mil pessoas. [FOTO2] 

NUM SÓ LUGAR O litoral cearense dispõe de rede hoteleira significativa, em relação a número de leitos, mas nem sempre consegue proporcionar, conjuntamente, conforto, lazer e boa comida Um grupo da imprensa e blogueiros foi convidado a conhecer o Villaggio Tudo Bom,em Uruaú,que tem à frente Paola Soria, e se surpreendeu com a qualidade do cardápio e da carta de vinhos. Na cozinha, assina os pratos o chef italiano Alessandro Barbieri(foto). A expertize do sommelier Marco Ferrari (foto) apresenta a produção vinícola da Itália. Por lá, os sabores e aromas do Prosecco Valdobbiadene Santa Margherita, do Barolo Palladino, “o rei dos vinhos”, e do Brachetto D’Acqui Tosti ,um espumante tinto. Todos eles com Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG),a classificação que todo vinho italiano aspira. EXPERIÊNCIAS Maratona Valor PME Nordeste trará a Fortaleza dia 16, palestrantes como Cândido Espinheira, fundador da Yes Cosmetics; Alvaro Santanna, presidente da Le Biscuit; Adriana Auriemo,sócia fundadora da Nutty Bavarian;Jae Ho Lee, fundador da Morana; Marcelo Cesano, presidente da Frooty Brasil e Murilo Gun, humorista e professor de criatividade. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do jornal Valor Econômico,responsável pela ação.  

DE 11 A 13 deste mês, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta o projeto Agreste, encontro musical entre quatro amigos com o objetivo de homenagear essa região, a partir da música mestre Dominguinhos. Veja os horários: sexta (11) e sábado (12) às 20h e domingo (13) às 19h.

Inês Aparecida

TAGS