PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Inmetro derrapa na etiquetagem de pneus

2018-03-15 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Depois das geladeiras, o Inmetro criou o Programa de Etiquetagem Veicular de Consumo. Todas as marcas presentes no mercado brasileiro foram obrigadas a aderir ao programa para fazer jus aos benefícios do Inovar Auto, plano que vigorou até o final de dezembro de 2017 e que contemplou – com redução de impostos federais, o aumento da eficiência energética de seus modelos.

 

Todos os carros comercializados no país passaram obrigatoriamente a exibir no showroom a etiqueta de consumo, registrando quanto bebe aquele modelo e o classificando em relação aos concorrentes do mesmo segmento.


Agora é a vez dos pneus: a partir de abril, todos os comercializados no Brasil deverão ostentar uma etiqueta que os classificam de acordo com três características.


A primeira é o atrito com o piso, que resulta num maior ou menor consumo de combustível. A segunda indica seu comportamento no asfalto molhado: confere maior ou menor aderência que os concorrentes? A terceira característica é o ruído que emite, medido em decibéis. Entretanto, o Inmetro não exigiu exatamente o que mais interessa ao motorista: qual pneu tem maior durabilidade? Qual marca roda mais antes de exigir substituição?


Em outros países, este índice é obrigatório e chamado em inglês de Treadwear. Talvez você já o tenha visto na banda lateral de um pneu fabricado no Brasil para exportação, ou num carro importado. Ele varia de 60 a 700 e não reflete objetivamente a durabilidade, pois se trata apenas de um referencial. A duração de um pneu varia em função do piso, calibragem, cuidados do motorista, peso do carro, qualidade do asfalto, alinhamento da direção e outros fatores. O índice Treadwear é determinado (nos EUA) numa prova a que são submetidos os pneus instalados em carros semelhantes que rodam a mesma distância (9.600 milhas) à mesma velocidade, no mesmo tipo de asfalto e se avalia então seu desgaste.


O pneu que se desgasta de acordo com um padrão estabelecido pelo governo tem índice 100. Mas se ele atinge apenas 60% da quilometragem padrão, seu Treadwear é 60. O pneu capaz de rodar o dobro do padrão faz jus ao índice 200, e assim por diante.

[QUOTE1]

Quando o Inmetro divulgou a etiqueta pneumática, eu imediatamente o questionei a respeito do Treadwear e obtive a mais tosca das respostas: que a durabilidade depende das condições de utilização e não dá para determinar a quilometragem que ele vai atingir. O órgão imagina estar lidando com ignorantes que desconhecem como se determina o índice em outros países. E a obviedade de ser impossível estabelecer objetivamente, mas apenas referencialmente a durabilidade.


Aliás, o Inmetro já deu inúmeras demonstrações de incompetência ao estabelecer padrões de certificação do setor. Derrapou feio ao cuidar de pneus: pressionado por empresas do setor, chegou a emitir documento afirmando que pneu remoldado se enquadrava como novo (e não como remanufaturado). Percebeu o tamanho da encrenca e voltou atrás. A própria certificação de pneus remoldados “esqueceu” de exigir o registro das características originais da carcaça.


Decidiu recentemente estabelecer a certificação de peças de reposição mas se restringiu a vinte delas entre as milhares utilizadas num veículo. Algumas do motor, que não interferem com a segurança veicular - como pistões, aneis, bielas e bronzinas – foram agraciadas. Mas válvulas ou eixo de comando não foram contempladas. Apenas algumas ligadas à segurança foram incluídas, como rodas e fluido de freio. Mas, limpador de parabrisa ficou de fora. A absoluta falta de critério do Inmetro neste processo faz levantar suspeitas de que o órgão apenas contemplou empresas que se “interessaram” em ter seus produtos submetidos ao processo de certificação. A inépcia do Inmetro coloca em dúvida a seriedade de seus propósitos e em risco a segurança veicular.


BORIS FELDMAN

BORFELD@GMAIL.COM

Gabrielle Zaranza

TAGS