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Gasolina: prós e contras

2017-02-14 01:30:00

1 - GASOLINA BRASILEIRA É RUIM?

Pelo contrário, está entre as melhores do mundo, em termos de octanagem e teor de enxofre. Pena o excesso (27%) de álcool misturado.


2- A COMUM JÁ TEM ADITIVO?

Existe uma determinação do governo para que toda a gasolina comercializada no Brasil seja aditivada. Mas ANP, distribuidoras e fábricas de aditivos ainda não chegaram a um acordo em relação à aditivação padrão. Nova data prevista em julho deste ano.


3- SÓ “ADITIVADA” TEM ADITIVO?

Não: as gasolinas especiais (Premium e Podium) também contam com a aditivação. A única sem aditivação é a “Comum”.


4- TEM GASOLINA SUPER NO BRASIL?

Manuais de automóveis importados com motores de alto desempenho recomendam a gasolina Super ou Super Plus devido à elevada taxa de compressão. No Brasil, a Premium e a Podium atendem a esta especificação.

Mas, o uso da comum ou aditivada não prejudica o motor, pois a central eletrônica o ajusta automaticamente. Apenas perde alguns cavalinhos...


5-ETANOL ADITIVADO?

Os aditivos (dispersantes/detergentes) são adicionados à gasolina para evitar a formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão, devido ao elevado teor de carbono da gasolina. Entretanto, o percentual de carbono do álcool é de 1/3 em relação ao da gasolina. Por isso ser desnecessária a aditivação do etanol.


6-ESPECIAL AUMENTA DESEMPENHO?

Depende: a gasolina especial, com maior octanagem (Premium, Podium), é indicada para motores com taxa de compressão elevada, acima de 10,5 ou 11:1.

Só com ela se obtem a potência declarada pelo fabricante. Por outro lado, em motores de baixa compressão, abastecer com gasolina especial não muda em nada o desempenho.


7- OCTANAGEM: QUE BICHO É ESSE?

É a capacidade do combustível de resistir à compressão a que é submetido dentro do motor antes de ser queimado. Por isso, quanto maior a taxa de compressão do motor, maior deve ser a octanagem da gasolina. E maior a probabilidade de ocorrer uma combustão anormal (pré-ignição ou detonação ou “batida de pino”) caso o combustível seja de baixa octanagem. Este índice é medido de duas formas, RON ou MON e no Brasil é indicado por um valor médio entre eles, o IAD.


8- TEM ADITIVADA QUE AUMENTA A POTÊNCIA?

Ao contrário do que se anuncia por ai, nenhuma aditivada aumenta a potência, apenas evita sua redução no correr do tempo. A importância da aditivada é evitar a formação de depósitos que prejudicam a combustão, o que acaba reduzindo a potência do motor.


9- COMO EVITAR A GASOLINA COM CHUMBO?

Existem manuais que recomendam evitar a gasolina com chumbo. E outros recomendam o uso da gasolina com 95 octanas. Estas duas recomendações são feitas apenas para o caso do carro exportado ou que viaja para outros países. Pois no Brasil já não existe há muitos anos a adição de chumbo tetra-etila, exceto na gasolina para a aeronáutica. Quanto à octanagem, qualquer gasolina vendida no Brasil atende a recomendação das 95 octanas, até a comum ou aditivada.


10- POR QUÊ TEM FÁBRICA QUE RECOMENDA GASOLINA COMUM?

Alguns manuais sugerem o uso da comum, por um motivo simples: todas as fábricas sabem da importância dos aditivos na gasolina. Entretanto, a aditivação não é padronizada, cada distribuidora acrescenta os aditivos que bem entende.

Além disso, não existe controle nem fiscalização nos postos. Então, a única gasolina padronizada no Brasil é a “comum” e por isso ela é usada nos testes e indicada pelas fábricas. Que não podem correr o risco de ter problemas nos motores de seus usuários pelo uso de gasolina com aditivo de baixa qualidade.

Até que toda a nossa gasolina receba aditivos (previsto para julho deste ano), é importante abastecer com aditivada. Ou com a comum, desde que e o motorista adicione ao tanque, ele mesmo, um frasquinho de aditivo.

Adriano Nogueira

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