Deixar de usar óculos de grau é possível?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Deixar de usar óculos de grau é possível?

2018-11-26 01:30:00
NULL
NULL
 

1. As férias se aproximam e muita gente já está se programando para realizar o sonho de deixar de usar óculos de grau ou lentes de contato. Um desejo viável devido ao avanço da tecnologia aplicada à medicina, com lasers ultramodernos.

 

2. "Hoje, podemos oferecer aos pacientes uma correção definitiva em quase todas as patologias relacionadas à visão. Temos alguns exemplos como a miopia, a refração, o astigmatismo e podemos resolver tudo isso com laser", explica o oftalmologista Jorge Eldo, cap da View Clinic - Clínica da Visão que comemorou 15 anos de fundação.

 

3. Na cirurgia refrativa, o oftalmologista trabalha na córnea com o laser, tirando as imperfeições da córnea que é o que causa "os graus todos que a pessoa tem nos olhos". Na cirurgia da catarata, Jorge Eldo diz que o médico deixava o paciente perder a visão para só então realizar o procedimento.

[FOTO1]

4. "Hoje, operamos o paciente com uma precocidade muito grande em razão exatamente da tecnologia e das lentes que podem corrigir a miopia, a hipermetropia ou a miopia associada ao astigmatismo".

 

5. Estas cirurgias, em sua maioria, são realizadas com anestesia local e sem a necessidade de curativos. "Os pacientes saem das cirurgias sem aquele tampão nos olhos, porque as glândulas lacrimais já estão produzindo lágrimas, e usando o colírio".

 

6 -É normal os pacientes saírem da sala de cirurgia se sentindo bem, só que, na verdade precisam seguir as recomendações médicas e ter cuidados especiais, no pós-operatório. "Seguir a medicações conforme prescrita pelo médico, nos horários corretos, fazer o repouso determinado, evitar aglomeração e locais com muita gente", alerta Jorge Eldo.

 

BATE-PRONTO

[FOTO2]

O cirurgião Cid Pitombo, referência internacional em estudos da obesidade, aborda alguns dos problemas de saúde gerados pelo sobrepeso e as cirurgias bariátricas. Cid Pitombo, que introduziu a videolaparoscopia, no Brasil (cirurgia menos invasiva e mais segura), foi quem operou André Marques há cinco anos. O apresentador da Globo festejou a perda de 70kg em suas redes sociais.

 

O POVO - É verdade que além de riscos de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e vasculares, pessoas acima do peso podem sofrer de problemas motores?

 

CID PITOMBO - O excesso de peso sobrecarrega joelhos, coluna, coração, pulmão. E essa sobrecarga apresenta a conta ao longo da vida, gerando problemas diversos de saúde, podendo inclusive levar à morte. Uma analogia que pode ajudar os pacientes a entenderem é imaginar um carro com motor 1.0 novo. Ele vai conseguir acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo que cheio de passageiros. Mas com o passar do tempo este motor começa a falhar e perder o desempenho. É o mesmo com o organismo do obeso.

 

OP - O senhor é recordista em cirurgias bariátricas, reconhecido internacionalmente e um dos responsáveis por introduzir a cirurgia videolaparoscopia no Brasil. Esse tipo de cirurgia é menos invasiva e mais segura, se comparada com o procedimento com abdômen exposto?

 

CP - A técnica é menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente. É utilizada, inclusive, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Programa de Cirurgia Bariátrica, no Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, que existe desde 2010. A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, trata a qualidade de vida e a mudança de hábitos como objetivo principal do projeto, que opera 40 pessoas por mês. 

 

STEAK DE FRANGO
 

AO MOLHO DE ACETO BALSÂMICO

 

Toda a semana, os hóspedes do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e SPA, em Gramado (RS), destino maravilhoso para as férias de janeiro, aprendem a fazer receitas saudáveis e deliciosas, como essa de frango, compartilhada pela nutricionista Larissa Santana e o chef Carlos.

 

Ingredientes

 

500g de peito de frango

 

½ cebola pequena picada

 

1 colher de café de sal marinho não refinado

 

Salsa picada a gosto

 

Temperos a gosto (1 colher de café de alecrim, gengibre, açafrão, use ervas como orégano, tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha)

Modo de preparo

 

Corte o peito de frango em cubos grandes e triture no processador ou no liquidificador na opção pausar. Coloque em uma vasilha e adicione a cebola picada, o sal e os temperos a gosto. Misture tudo muito bem com as mãos. Molde com um molde ou faça bifinhos. Leve a frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite de oliva em fogo médio com a tampa fechada, depois vire. Ou asse em forno alto pré-aquecido por 10min a 15min.

 

Ingredientes

 

para o molho

 

1 colher de sopa de cebola picada

1 dente de alho

1 lasquinha de gengibre picada

100 ml de caldo de legumes caseiro

50 ml de aceto balsâmico

1 colher (chá) de gordura de coco ou óleo vegetal

1 colher (café) de amido de milho opcional

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

 

Unte uma frigideira com gordura de coco e refogue a cebola, o alho e o gengibre. Adicione o aceto balsâmico e o caldo de legumes caseiro. Após levantar fervura, deixe cozinhar mais 5min, mexendo sempre, e se necessário acrescente o amido de milho diluído em um pouco de caldo de legumes. Quando engrossar desligue o fogo. Coloque sobre o steak e sirva.

 

Galeria

[FOTO3]

NUTRICIONISTA Mirella Freire lançará o livro "É mais simples do que parece", no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 16 horas, na área de eventos do Piso L2 do shopping Riomar Fortaleza. A obra desmitifica dietas e abre as portas para a nutrição funcional.  Divulgação

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS