Como tratar a DTM? 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Como tratar a DTM?

2018-11-05 01:30:00
NULL
NULL
 

A disfunção temporomandibular (DTM) é um dos problemas que mais atormentam as pessoas atualmente, com dores constantes na cabeça, estalos nas articulações, dor de ouvido, sensação de cansaço muscular na mandíbula ao acordar, tensão nos ombros e dificuldade para abrir a boca. São sintomas potencializados pelo estilo de vida corrido.

 

Mas a disfunção tem controle e os tratamentos amenizam os sintomas. "O que mais compromete um controle efetivo e duradouro dos sintomas da DTM, realmente, é a falta de um correto diagnóstico e plano de tratamento. O profissional que conduz esse tratamento precisa ter uma formação específica", explica a odontóloga Luciana Norões, justificando por que muitos pacientes sofrem por tanto tempo com a disfunção.

 

E a odontóloga prefere não abordar a palavra cura, em relação à DTM, pois muitas vezes o bom resultado do tratamento depende dos hábitos do paciente e está diretamente ligado a fatores emocionais. "Preferimos falar em controle efetivo e duradouro do problema". A DTM é bem complexa, diz respeito a um grupo de doenças que afetam os músculos envolvidos na mastigação, toda a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

 

Luciana Norões deixa bem claro que o tratamento precoce, logo nos primeiros sintomas, é fundamental para o problema ser resolvido com maior facilidade, através de medidas simples. "Não tratados no início, os sintomas da DTM podem complicar e dar origem a dores crônicas, de controle mais difícil e desgastes irreversíveis nas estruturas da ATM", alerta.

 [FOTO1]

Dentre os tratamentos mais indicados estão as injeções de ácido hialurônico e toxina botulínica (Botox). "O ácido hialurônico pode ser aplicado dentro da articulação da boca para lubrificar e melhorar o seu funcionamento, ajudando no reposicionamento do disco articular e, principalmente, em casos de artrose (desgaste ósseo da articulação). O Botox, por sua vez, entra em cena para ajudar no tratamento da DTM muscular, não articular, quando o paciente está sentido dor e fadiga e pode ajudar nas dores de cabeça".

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL

 

ÁGUA DETOX

 

Termogênico

Yasmim Brunet faz muito sucesso nas redes sociais com suas receitas vegans que fazem bem à saúde. Entre elas, a água termogênica que deve ser tomada em jejum, todos os dias, e ajuda muito a acelerar o emagrecimento e uma limpeza do organismo.

 

Ingredientes

1 limão

1 pedaço de gengibre

1 pitada de canela

1 copo grande de água

 

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e acrescente gelo, se desejar.

 

COLORAÇÃO

No mundo da beleza e da saúde foi lançada recentemente a linha Pigmentos, da Alfapark. Uma coloração totalmente compatível com qualquer base alcalina ou ácida. "Podemos misturar até a agua e a outras colorações", observa personal hair Sávia Freire, do Naugusto e Sávia Salon e SPA.

 

A versatilidade do produto dá ao cabeleireiro o poder de personalização em cada cor, forma e styling e deixa a coloração capilar mais suave, ideal para ser usada por pessoas de couro cabeludo sensível. "É possível tornarmos os tons mais intensos, corrigir tons indesejados e adicionar brilho", comenta Sávia.

 

Uma boa opção para mudar o visual neste fim de ano, preservando a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

 

GALERIA

O Hospital São Camilo realizou a festa em comemoração ao Dia dos Médico, no restaurante Coco Bambu Beira Mar. Na foto: diretor administrativo Aldenis Machado, Edilene Portela, Claudia Mont’Alverne e Dr. Madison Mont’Alverne, diretor técnico do São Camilo.

 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS