Por um consumo sustentável
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Por um consumo sustentável

2018-08-27 01:30:00

Vivemos uma nova era, da busca de uma nova ordem global, com inclusão social, respeito às diferenças e um modelo de empreendedorismo e consumo mais ético e duradouro. Um momento de consciência em que cresce o consumo de produtos de beleza saudáveis, em total sintonia e respeito à natureza e aos animais.

 

Nesse cenário cresce a procura por produtos orgânicos e vegans, os chamados eco-friendly, como os da Flora Bambu, marca que esteve presente nos três dias do Festival Vida & Arte, no Centro de Eventos do Ceará. "O que nos inspira não é somente o cosmético, mas o propósito que envolve todo o conceito. Uma cadeia produtiva limpa, ética e sustentável, com toda a certificação que garante o modelo mais sustentável", explica Dayane Guimarães, sócia da Flora Bambu, uma startup, que atende clientes de todo Brasil (@florabambu) e mantém showroom, no Hotel Ibis, de Fortaleza.

 

O compromisso da Flora Bambu com a sustentabilidade é muito sério, vai do produto às embalagens, feitos com materiais que possam ser absorvidos pelos processos de reciclagem. "Procuramos sempre vender nossos produtos atrelados a uma mudança de postura. Estamos sempre promovendo eventos educativos, como rodas de conversa, oficinas e palestras, inspirando os consumidor a cada vez mais buscarem um hábito de consumo limpo", conta.

 

Para Dayane Guimarães, um dos maiores desafios é a falta de conhecimento dos benefícios que os cosméticos orgânicos trazem à saúde, ao meio ambiente e aos animais. "Adotamos a política de trabalhar o conceito, através dos eventos educativos, promovemos uma conscientizacão no consumidor e assim mudamos hábitos de vida".

 

A seleção dos cosméticos é feita com muito critério e os selos como Ecocert, IBD, Natrue e USDAIBD. Têm os selos da ONG PETA e da Leaping Bunny, que mantém uma lista de locais e marcas que seguem a filosofia eco-friendly. "Temos uma equipe de profissionais na área da saúde, formada por nutrólogos, nutricionistas, dermatologistas, pesquisadores e professores que nos ajudam no processo de seleção para furgirmos dos 'greenwashing'" (o falso marketing verde).

 

Mas o que caracteriza um produto orgânico? Bem, é o seguinte: são produtos sem produtos químicos, feitos com ativos naturais, provindos de plantas de cultivo sustentável, sem a utilização de agrotóxicos, drogas ou adubos químicos, transgênicos e hormônios. É total toxic free e cruelty-free, não realiza testes em animais, e RAW Beauty, fórmulas puras, livres de pesticidas, extraídas diretamente da natureza.

 

MAQUIAGEM ORGÂNICA FAZ A DIFERENÇA

Uma maquiagem verde, digamos assim, é composta de ingredientes naturais, livres de substâncias como chumbo, parabeno e petrolatos. Dois aplicativos nos ajudam a selecionar esses produtos e não sermos enganados pelo greenwashing (o falso marketing verde): o EWGs Healthy Living e o Think Dirty.

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL

 

BOLO TAPIOCA CREMOSO

 

Adoro quando a equipe de nutrição do Kurotel - Centro Médico de Longevida & Spa, lá de Gramado (RS), envia para nós receitinhas com ingredientes funcionais e ricos em nutrientes, fáceis de fazer. Obrigada!!!

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de massa para tapioca

3 xícaras (chá) de leite vegetal (pode usar leite de castanha, de arroz ou de soja)

3 ovos inteiros

1 colher (sobremesa) de óleo de coco

2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

1 xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara

1 xícara (chá) de leite de coco

 

Modo de preparo

Hidrate a tapioca no leite vegetal por cerca de 2 horas. Reserve. Bata as claras em neve e em seguida incorpore as gemas, o óleo de coco, a biomassa de banana verde, o açúcar e o leite de coco. Acrescente a tapioca já hidratada. Coloque a mistura em uma forma refratária untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Deixe esfriar antes de servir.

 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS