PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Conheça as vantagens da cirurgia robótica

2018-06-04 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Recém-chegado do Congresso Americano de Urologia, médico urologista Marcos Flávio Rocha (CRM 6091),coordenador Médico do Centro de Cirurgia Robótica, do Hospital Monte Klinikum, tira nossas dúvidas sobre a cirurgia robótica.


A tecnologia está disponível aos pacientes no Ceará, desde 2015,transformando o Monte Klinikum pioneiro na adoção do robô Da Vinci, das regiões Norte-Nordeste-Centro Oeste do País.“A cirurgia robótica potencializa muito os resultados, o pós-operatório é menos doloroso, dentre outros benefícios”, diz ele.


Devido ao alto custo dos robôs, os planos de saúde cobrem parcialmente os gastos com a cirurgia robótica. Na rede pública, o método está disponível 5 cidades. Os primeiros robôs Da Vinci chegaram ao Brasil, em 2008, em São Paulo. E hoje o País conta com 42 plataformas robóticas. No mundo, são 4.200. No Ceará, existe apenas uma unidade Da Vinci que já beneficiou mais de 350 pacientes.


O POVO - O senhor utiliza a cirurgia robótica aplicada à urologia?

Marcos Flávio Rocha - A plataforma robótica que utilizamos se aplica a diversas áreas, não só à urologia. Pode ser usada para as cirurgias de intestino, bariátrica, ginecológica, no tórax, cardíaca e nas doenças cabeça e pescoço. Mas, no mundo, são mais utilizada mesmo para tratar o câncer de próstata e renal.

OP – Por que a uso é maior na urologia?

MFR – Para tratar o câncer de próstata foi a que primeiro se desenvolveu, pela complexidade e dificuldade de acesso por via da cirúrgica aberta e até pela laparoscopia. Na cirurgia de próstata, além da preocupação de curar o paciente, temos de preservar as estruturas para garantir a continência urinária e a ereção. Temos de ter muito cuidado com os vasos e nervos que precisam ser preservados.

OP – Quais as vantagens do método?

MFR – Em relação à cirurgia aberta, há menos sangramentos, os pacientes ficam internados por menos tempo, usam menos analgésicos, sentem menos dor, retornam às atividades mais rapidamente. Além disso, a recuperação da continência urinária é muito mais rápida e o reestabelecimento da função erétil, nos casos em que os nervos podem ser preservados.

OP – Como é a formação do médico para operar com a plataforma Da Vinci?

MFR – Um ano de formação. Iniciamos os estudos aqui, em Fortaleza, com a parte teórica. Depois, vamos observar cirurgias em centros de São Paulo, Rio de Janeiro e EUA. Fazemos exercícios e atividades em simuladores robóticos. Uma parte da certificação nos EUA. Em centro de treinamento, em Bogotá (Colômbia), vamos participar de cirurgias experimentais. Após, estaremos preparados a fazer as cirurgias iniciais aqui mesmo, em Fortaleza, com a supervisão de um colega que vem todos os meses, dos EUA.

 

GALERIA

[FOTO2]

CONGRESSO DE CIRURGIA BARIÁTRICA, EM FORTALEZA

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini (FOTO), traz a Fortaleza, entre os dias 6 e 9 de junho, o XIX Congresso Nacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, contando com a participação de mais de 1,5 mil profissionais do Brasil e do mundo, para discutir o tratamento da obesidade.


O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, trazendo como um dos temas de destaque o histórico do tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2.


O congresso contará ainda com a presença de renomados cirurgiões internacionais, como, Alex Escalo, Luis Poggi, Carlos Vaz, Mathias Fobi, Eric Demaria, Juan Antônio Lopez Corvalá, Natan Zundel e outros.


INAUGURAÇÃO BRASIL PLASTIC

[FOTO3]

Uma clínica sonhada e idealizada pelo cirurgião plástico Érico Brasil, tendo como responsável técnica a dermatologista Patrícia Brasil. “Contamos com equipe de profissionais dedicados e experientes, cobrindo todo o espectro de cuidados estéticos nas áreas de cirurgia plástica, dermatologia, nutrição, fisioterapia, dermatomicropigmentação”, ressalta Érico Brasil.


Gabrielle Zaranza

TAGS